Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Ar de Europa em São Paulo: 5 cidades pra sua próxima viagem

Viajar para a Europa está na lista de desejos de muita gente. Mas nem sempre a viagem dos sonhos cabe no orçamento e isso não precisa ser sinônimo de férias em casa. Afinal, se você não vai à Europa, ela vem até você… Ou quase isso. Ao menos, essa é a ideia desta seleção de cidades com ar de Europa em São Paulo.

Arquitetura totalmente diferente, atrações bucólicas, paisagens de cair o queixo e gastronomia são alguns dos exemplos do que você vai encontrar nestes destinos. Então, basta encontrar o que se encaixa no seu desejo e viver um preview do velho continente sem sair do estado.

E, para melhorar, dá para ser um bate-volta ou um fim de semana já que todos ficam pertinho da Baixada Santista 🙂

Cidades com ar de Europa em São Paulo

1. Campos do Jordão

www.juicysantos.com.br - Ar de Europa em São PauloImagem: Reprodução

Distância saindo de Santos: 239km ou cerca de 3 horas de estrada de carro ou ônibus direto
O que você vai encontrar: Campos do Jordão é, provavelmente, o destino mais conhecido desta lista. Afinal, na temporada de inverno, a galera da Baixada Santista vai até a cidade em peso curtir o clima gélido, os fondues e chocolates deliciosos. Mas, mesmo fora deste período, a cidade é mega charmosa. Não é pra menos que o apelido do município virou “Suíça Brasileira”. Vale dizer que essa é a cidade mais alta do Brasil, ou seja, mesmo no verão o clima é bem diferente por lá e as paisagens são sempre lindas – desde o caminho apara chegar até lá.

2. Cunha

www.juicysantos.com.br - Ar de Europa em São PauloImagem: Reprodução/Por onde andamos

Distância saindo de Santos: 291 km ou aproximadamente 3h40 de viagem
O que você vai encontrar: Um pouquinho depois de Campos do Jordão, Cunha é uma cidade que ganhou destaque nos últimos tempos. O motivo? As plantações de lavanda, que trazem para a cidade uma paisagem bem parecida com a de algumas cidades francesas da Provence. O local onde as plantações fica tem um cheiro maravilhoso e rende fotos lindas. Então, se você quer fazer um ensaio romântico, por exemplo, é uma ótima pedida. E o melhor: a entrada no lavandário de Cunha custa só R$ 10!

3. Holambra

Distância saindo de Santos: 213km, então o tempo de estrada deve ficar próximo a 3 horas
O que você vai encontrar: Outro destino florido na lista, Holambra é uma cidade com grandes influências holandesas – desde o nome até a arquitetura. Então, durante a sua viagem, você terá passeios bem diferentes e cenários que mais parecem ter saído de filmes. A época de maior movimento é no período da Expoflora, que acontece junto com a primavera.

4. Paranapiacaba


Distância saindo de Santos: 74km, ou seja, algo próximo a 1h30 de estrada
O que você vai encontrar: Vila com charme inglês, Paranapiacaba tem até um Big Ben para chamar de seu. A cidade foi fundada em 1860, por conta da expansão ferroviária no Brasil e até hoje guarda o mesmo clima bucólico. Além disso, tem tardes nebulosas e frias, que dão um charme extra para fotos e mesmo para apreciar o visual. Reserve um tempo da sua visita para conhecer os museus e conversar com as pessoas.

5. São Roque

www.juicysantos.com.br - Ar de Europa em São PauloImagem: Reprodução/Miguel Schincariol

Distância saindo de Santos: 139km, ou seja, cerca de 2 horas de estrada
O que você vai encontrar: Agora, se o seu rolê preferido envolve vinhos, esse é o primeiro destino que precisa entrar na sua lista. Afinal, o principal atrativo por lá é a Rota do Vinho de São Roque. Resumindo: são mais de 30 vinícolas, adegas e fazendas para os amantes da bebida conhecerem. Além das paisagens lindas para apreciar, você terá a possibilidade de acompanhar de perto todos os processos da produção de vinho. E, claro, com degustação no final e rótulos incríveis para trazer de lembrança.

Gostou das dicas de cidades com ar de Europa em São Paulo? Então pegue a estrada e vá viajar!

Caso sua vibe seja mais oriental, recomendamos a Torre de Miroku: a torre japonesa que fica pertinho de Santos