Fazenda Cabuçu: o verde além dos jardins da praia

Nós, santistas – e bairristas, adoramos bater a mão no peito e dizer que temos o maior jardim de orla de praia do mundo, que, inclusive, já constou do Guiness Book.

Não é a toa tanto orgulho: são mais de cinco quilômetros, que abrigam cerca de 100 espécies de árvores, arbustos e plantas, em 815 canteiros e guardam, nos diversos monumentos, parte rica da história da cidade. Caminhadas e pedaladas margeando este cinturão verde fazem parte da rotina de quase todos nós.

Mas nem só de ‘jardins da orla’ vive o verde em Santos. Não está na ilha, mas na área continental, a curiosa vocação para o ecoturismo desta cidade assumidamente litorânea e conhecida mundialmente pelo esporte, aliás, por muitas modalidades de esporte.

www.juicysantos.com.br - área continental de santos

Há poucas semanas, pude acompanhar, com verdadeiro encantamento, um roteiro pela Fazenda Cabuçu, que revelou, a mim e às outras 30 pessoas presentes, um pedaço de Santos que nos faz gostar ainda mais de viver aqui.

A aventura começa na rodovia Rio-Santos, onde fica a fazenda, que outrora foi um bananal e ainda em tempos mais remotos serviu de abrigo para os jesuítas da Companhia de Jesus. Uma mistura riquíssima de natureza e cultura bem no nosso quintal.

Após o alongamento, seguimos rumo aos três quilômetros de trilha que nos aguardavam até a chegada à Cachoeira do Rio Cabuçu – ou do Escorrega (foto), uma queda de 10 metros de altura, em forma de tobogã, que forma uma piscina natural de águas límpidas.

No percurso em meio à mata atlântica,  avistamos um sem-número de espécies nativas e outras plantadas pelo homem – famílias de palmito juçara em perfeita harmonia com bananeiras, bromélias, orquídeas, cedros, ananás e tantas mais.

Um dos grandes prazeres do percurso está em poder parar em meio àquela moldura verde e respirar o mais puro e fresco ar da mata atlântica. Um carinho nos pulmões, no cérebro e na alma. Fomos brindados com uma verdadeira aula de botânica in loco, com direito a estudar as fezes de uma onça que havia cruzado nosso percurso poucos dias antes, de acordo com o guia.

cachoeira-santos-area-continental

Leia também: 
Jardim Piratininga
Ilha Diana – a ilha que os santistas não conhecem

O roteiro termina com um gostoso café da tarde rural na casa da família que cuida da fazenda. A Cabuçu é só um dos roteiros de ecoturismo operados pelas agências locais, é só um dos paraísos que preservam o verde além dos jardins. Em Santos.

By: Diego Brígido