Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Turismo ecológico: observação de pássaros em Itanhaém

Foi de um som típico da região, do mar batendo nas pedras, que nasceu o nome Itanhaém.

No tupi, a palavra significa ‘pedra que canta’ e, na época em questão, descrevia o som encontrado por seus visitantes. Agora, a trilha sonora é divida entre outras melodias: desde o agito da cidade ao cantarolar dos pássaros, o último é o novo xodó dos turistas que escolhem à cidade.

A observação de pássaros em Itanhaém ganhou relevância entre os praticantes da atividade porque a cidade abriga centenas de espécies diferentes. Para sermos mais exatas: são mais de 350 já registrados, número que fez o município ser declarado como uma Área Prioritária para a Conservação das Aves, conhecida como IBA, pela BirdLife International.

observação de passarios em itanhaem (1)

Entre as aves que vivem por lá estão, inclusive, espécies ameaçadas de extinção, como o papagaio-de-cara-roxa e o sabiá-pimenta, por exemplo.

A lista continua com: sabiá-laranjeira, ave que é considerada símbolo do estado de São Paulo; tucano-de-bico-preto; tié-sangue; periquito-rico; bem-te-vi e pica-pau-do-campo.

“Já trouxe fotógrafos de fora para Itanhaém. Participo de grupos de identificação de aves e as pessoas começam a perceber a quantidade de espécies diferentes que podem ser encontradas aqui e ficam interessadas. É muito bacana”, conta Carlos Eduardo Quaresma, fotógrafo e praticante de observação de pássaros em Itanhaém.

Viajar para observar pássaros

Você pode nem fazer ideia, mas essa prática existe desde os anos 1960 e hoje são mais de 35 mil praticantes no Brasil. E não é para menos – afinal, nós vivemos no 2° país com maior diversidade de aves, atrás apenas da Colômbia.

Além do fato de se conectar com a natureza e curtir diferentes facetas da cidade, você ainda estará fazendo bem para a sua saúde. Pois é, uma pesquisa da Universidade de Exeter (Inglaterra) apontou que observar a natureza pode evitar doenças como depressão, crise de ansiedade e estresse.

observação de passarios em itanhaem (3)

Antes de ir para Itanhaém ou outra cidade, você pode começar a praticar aí na sua casa, na orla da praia, no Jardim Botânico… A dica é vestir roupas de cores discretas, para não destoar do ambiente. Se você quiser ser mais profissional, vale a pena investir em um binóculo.

+ veja algumas dicas de como escolher um binóculo aqui 😉

A maioria dos pássaros têm atividade intensa entre às 6 e às 10 horas e as espécies noturnas, como corujas, são facilmente encontradas entre às 19 e 22 horas.

observação de passarios em itanhaem (2)

Se for pegar a estrada e praticar observação de pássaros em Itanhaém não deixe de fazer fotos e curtir outras atrações da cidade, como o Morro do Pernambuco e a Cama de Anchieta, por exemplo.

* Imagens: Carlos Eduardo Quaresma/Divulgação