07/06/2018 Por Victória Silva Turismo em Santos

5 dias em Santos: roteiro para aproveitar muito

Quer dicas para seus próximos 5 dias em Santos? Vai passar o feriado prolongado ou uma mini-férias por aqui?

Então fique sabendo que a cidade não tem apenas praia e os seus 5 dias em Santos podem ser bem variados e NADA entediantes. Por que, vamos combinar, 5 dias seguidos indo para a mesma praia e comendo o mesmo pastel ninguém merece, né?

Se você ia viver essa monotonia, o Juicy Santos é a solução do problema. Somos apaixonadas por Santos e conhecemos a cidade em cada detalhe, ou seja, cola aqui com a gente que é sucesso.

5 dias em Santos: o que fazer

Nesse roteiro de 5 dias em Santos você vai encontrar ideias do que fazer na cidade no período que vai ficar por aqui. A ideia é mostrar os lugares que os santistas mais gostam e os passeios que os turistas são apaixonados. Ai você fica livre para balancear e chegar no seu próprio roteiro na cidade.

1º dia em Santos

Eu só quero praia

Praias de Santos, um dos pontos mais frequentados por quem passa 5 dias em Santos

É claro que se você escolheu Santos, quer ir à praia. Por isso, nossa dica para o primeiro dia é curtir a praia do amanhecer até o pôr-do-sol. Se quiser aplaudir, fique a vontade. É lindo mesmo!

Como esse é o seu primeiro dia na cidade, nós indicamos que fique na região do Gonzaga ou Boqueirão. Essas são as regiões mais movimentadas da cidade e você consegue encontrar o que precisar pertinho da praia, como é o seu primeiro dia pode ser que perceba que esqueceu o protetor solar, biquíni, canga ou algum outro item necessário e ninguém merece perder tempo de praia por isso, né?

Se você não tiver cadeira e guarda-sol, não se preocupe. As barracas da praia têm esses itens disponíveis gratuitamente para os clientes, mas há um valor mínimo de consumo. Antes de sentar veja qual é o valor e dê uma olhada no cardápio para ter certeza se vale a pena.

Além dos itens vendidos na faixa de areia, na hora da fome você vai poder pedir um delivery (sim, tem gente que entrega na praia), ir a um restaurante em frente ao mar ou comer em um fast food, as duas praias que nós indicamos têm vários bem pertinho.

Se você quer aproveitar seus 5 dias em Santos para fazer um programa único, que tal ver um filme independente com os pés (quase) na areia? A nossa dica é conhecer o Cine Arte Posto 4, perfeito para emendar com o programa na praia. Note em que poucos lugares do mundo você irá no cinema de biquíni ou sunga.

AnimadX para o segundo dia dos 5 dias em Santos?

2º dia em Santos

Mais bronzeado, por favor

Igreja do Embaré em Santos

Claro que no seu segundo dia você ainda não cansou de praia. Então pode vestir a sua roupa de praia, mas dessa vez o destino é outro: a região da Aparecida (Canal 4).

Escolhemos essa parte da praia por que será possível caminhar pela orla da cidade, que está no Guinness Book (livro dos recordes) como a maior do mundo e começar a conhecer coisas que não são o mar. Para começar, visite a Pinacoteca Benedicto Calixto, o casarão branco fica em frente à praia e é cheio de artes e exposições – além de um bistrô delicioso. A visitação é gratuita e é um dos lugares mais obrigatórios dos seus 5 dias em Santos.

Pare também na igreja do Embaré, que tem uma arquitetura que encanta mesmo quem não é lá muito religioso. Alguns mais exagerados dizem que ela é uma miniatura da catedral de Notre Dame, em Paris.

Depois, pare na biblioteca – que fica na orla – e pegue um livro para ler. Sim, tem uma biblioteca na orla da praia em Santos e o melhor é que uma parte do acervo é totalmente dedicada a autores da cidade.

3º dia em Santos

Conheça os pontos turísticos de Santos

Museu de Pesca - detalhe da fachada. Santos, SP

Ainda com a brisa do mar batendo no rosto, o terceiro dia será na Ponta da Praia.

Você pode começar tomando uma água de coco no Zé do Coco ou ir direto para o Aquário de Santos. Esse é o ponto turístico mais visitado da cidade, com cerca de 600 mil vistas por ano. A razão? São mais de 150 espécies e 4 mil bichinhos, todos em aquários feitos por um artista plástico para imitar o habitat natural de cada peixe.

Preços do Aquário de Santos
O passeio é bem legal e custa R$ 8.
É grátis para rianças até 8 anos e idosos com mais de 65.
Estudantes e professores têm direito à meia-entrada.

Em seguida, suas paradas são: Museu de Pesca, Museu do Mar e Marítimo.

Todas os itens desse dia ficam no mesmo bairro e bem próximos um do outro, então dá para ir de bicicleta, ônibus, Uber ou até andando.

Para não dizer que não teve mar, faça um passeio de escuna em Santos. Os barcos também saem da Ponta da Praia e o trejeto tem duração de 1h30. Nesse tempo você vai conhecer o porto de Santos, ilhas que ficam próximas à costa e muitas histórias. Além de mergulhar em mar aberto.

4º dia em Santos

Bicicleta, sorvete e natureza

Tartarugas do Emissário Submarino de Santos, opção para roteiro de 5 dias em Santos

Para o quarto dia, pegue sua bicicleta ou um Bike Santos e pedale até um dos lugares preferidos dos santistas: o Emissário Submarino, também conhecido como Quebra Mar ou QM.

A nossa dica é que você faça uma parada estratégica na Sorveteria Royal, que fica ali pertinho e compre o melhor sorvete de Santos. Leve o sorvete para o destino final e aprecie o sabor enquanto observa as tartarugas em Santos.

Neste local, não deixe de ouvir o som do mar embaixo do monumento da Tomie Ohtake. É incrível e inexplicável!

Também é possível andar de patins ou skate nas pistas municipais voltadas para cada um dos esportes. Surfar ou simplesmente manter o costume de tomar um sol e dar um mergulho.

5º dia em Santos

Centro Histórico

Bolsa do Café e Museu do café - Centro Histórico de Santos

Chegou o momento de sair da praia e conhecer outra região durante sua temporada de 5 dias em Santos: o Centro Histórico de Santos.

O bairro é grande e tem muitas atrações legais. Por isso, a nossa dica de ouro é começar o dia fazendo um passeio de bonde. Esse era o meio de transporte tradicional da cidade o passeio te faz sentir como se estivesse de volta ao tempo em que o bairro era a região mais rica da cidade e não a praia.

O bonde vai passar pelos locais principais do Centro como, por exemplo: Conjunto do Carmo, Outeiro de Santa Catarina, Casa da Frontaria Azulejada e a Estação Valongo.

Depois, você pode ir andando aos locais principais. Não deixe de visitar o Museu do Café (que fica dentro do prédio da Bolsa do Café) e tomar um sorvete de café por lá. Aliás, se for apaixonado pela bebida a cafeteria mais antiga da cidade fica pertinho do Museu, e vale a visita no Rei do Café.

Nós falamos do Rei do Café no vídeo abaixo, que tem outras dicas para você saber onde se refrescar ou tomar um café na “cidade”

Também visite o Museu Pelé e conheça a arquitetura de prédios como os teatros Coliseu e Guarany, a Cadeia Velha e o Palácio José Bonifácio.

Depois, volte para a praia próxima do Hotel em Santos em que você está hospedado e peça uma caipirinha.

Um brinde aos dias que passou na cidade e um último mergulho antes de voltar para casa!

5 dias em Santos é suficiente?

Somos suspeitas para responder a essa pergunta, mas a resposta é SIM. Claro que não dá para explorar a cidade toda em cinco dias, principalmente se você estiver em família. Se você for passar 5 dias sozinho em Santos certamente ganhará mais mobilidade para incluir outros programas nesse passeio. Mas vindo em família, a logística é um pouquinho mais complicada.

Porém durante 5 dias em Santos dá pra conhecer bastante coisa e curtir bons momentos em família. Geograficamente Santos é uma cidade que permite muitos passeios a pé. Em horários alternativos o trânsito é bem tranquilo e é possível usar bike e aplicativos de mobilidade para não gastar muito tempo procurando vagas para estacionar. Mesmo em horários de pico o trânsito não se compara aos de capitais.

Para se ter uma ideia a caminhada por toda a orla leva aproximadamente 7km e você consegue fazer a pé em 1h e meia, contando com uns minutinhos para tomar uma água de coco.

Qual o melhor hotel para se hospedar durante 5 dias em Santos?

Nós fizemos um guia completo para escolher hotel em Santos. Se você vai trazer seu bichinho de estimação confira a lista dos hotéis em Santos que aceitam animais.

E por fim, se você preferir se hospedar perto da praia, confira esse link.

Restaurantes para conhecer durante os 5 dias em Santos

Alguns restaurantes em Santos são verdadeiros clássicos. Seguindo a logística do roteiro, indicamos:

Opções para o primeiro dia  (Gonzaga/Boqueirão)

  • Babbo Américo
  • Chopp do Gonzaga
  • Beduíno (um árabe que tem em 3 lugares no Gonzaga)
  • Praça de Alimentação dos shoppings Miramar, Balneário ou Pátio Iporanga
  • Sevilha

Segundo dia (Embaré)

  • Bistrô Calixto
  • Bar do Toninho (Unidade Embaré)

Terceiro dia (Ponta da Praia)

  • Yê Saudável
  • Hiná
  • Capitães Gastronomia

Quarto dia (Bike)

  • Como você vai se locomover de bike, vale qualquer um dessa lista

Quinto dia (Centro Histórico de Santos)

Se precisar de dicar adicionais para os seus 5 dias em Santos, visite essa página ou chame a gente lá no Facebook.

Vai ser um prazer te ajudar 🙂

Share Button