10/06/2018 Por Ludmilla Rossi Turismo em Santos

O que fazer em Santos: um guia completo da cidade

Santos não é uma metrópole com milhares de habitantes, mas compensa isso com história e um estilo de vida delicioso. Existem vários cantinhos na cidade que têm um charme especial e merecem contemplação, seja de turistas ou moradores que não exploram muito além de seu bairro. Por isso, vamos te mostrar o que fazer em Santos e quem sabe fazer você descobrir e redescobrir a cidade.

Esta lista serve para todos e vai te ajudar a ter sempre uma carta na manga sobre o que fazer em Santos quando tiver dúvidas.

 O que fazer em Santos de graça

Praia

Praia de Santos por Vivian Amaral

Com mais 7 km de praia, essa é a área mais democrática da cidade. Você pode aproveitar tanto a grande faixa de areia quanto o maior jardim de orla do mundo para passear e fazer belas fotos.

Apesar de existirem os canais que cruzam a faixa de areia e desembocam no mar, também é possível realizar uma deliciosa caminhada à beira-mar. Pontes charmosas permitem que você atravesse de um lado para o outro, sem contar que, se a maré estiver baixa, dá para passar pela frente do canal sem problemas.

Pode contar que no início da manhã e no final da tarde, ainda mais se for final de semana, diversas pessoas estarão passeando pelo calçadão ou na faixa de areia admirando o nascer ou pôr do sol.

Você também dividirá a praia com a galera que pratica esportes: os corredores, os boleiros, o pessoal do vôlei e futvôlei e do tamboréu, o esporte que nasceu nas areias de Santos. Se a sua praia são as atividades físicas, aproveite esse ambiente tão propício a elas.

Ciclovia da praia

As ciclovias de Santos são adoradas pelos turistas e pelos locais. É possível andar a orla inteira pela ciclovia com total facilidade, inclusive passando por vários pontos turísticos citados neste artigo. Você pode pegar uma bike emprestada de amigos ou usar o sistema de bikes compartilhadas (Bike Santos). Se você não estiver de bicicleta, preste atenção na ciclovia. Como ela é bem integrada à praia, tem que prestar atenção ao atravessar determinados trechos mais movimentados.

FeirArt Santos

Santos tem duas localizações para famosas feirinhas hippies, como os moradores as chamam carinhosamente.

Uma acontece aos sábados na orla na área do calçadão, na altura da avenida Conselheiro Nébias. A outra é aos domingos na praça do Sesc, no canal 5. A feirinha do Sesc, como é carinhosamente chamada está acontecendo na praia por conta de reformas na praça.

Ambas começam por volta das 16h e vão até umas 20h.

Você vai encontrar diversos tipos de artesanato, quadros e pinturas, bijuterias e comidinhas – incluindo o melhor acarajé de Santos. Mesmo que não seja para consumir ou comprar algo, vale a visita para fazer uma imersão na cultura caiçara.

Emissário

Se você quiser curtir uma vista panorâmica da orla de Santos, então vá ao Emissário Submarino, quase na divisa entre Santos e São Vicente. Você também vai ouvir falar desse local como quebra-mar. O espaço contém uma espécie de mirante para você admirar toda a beleza praiana da cidade.

Tomie Othake Emissário de Santos

Além disso, é um lugar que mistura diversas tribos, pois tem uma pista de skate, brinquedos para as crianças, alguns ambulantes vendendo guloseimas e uma obra de arte gigantesca, a escultura de Tomie Ohtake. Esse é um daqueles lugares completos e que você não vai precisar nem gastar para ter uma tarde relaxante e divertida, incluindo um visual lindo (e romântico) para ver o sol ir embora.

Rebouças

O Complexo Esportivo e Recreativo do Rebouças fica no canal 6. Se você só tiver de visita pela cidade e não curte muito a praia, esse clube é uma opção – principalmente com a criançada. Se tiver se mudado para Santos, fica a dica: a Secretaria de Esportes está instalada no local e oferece aulas e atividades gratuitas.

Sesc Santos

O Sesc está espalhado em diversas cidades do estado de São Paulo e Santos também tem o seu, recheado de atividades e com uma arquitetura linda.

É um clube com atividades e programação bem diversificada. Quem é sócio tem vários benefícios e consegue aproveitar mais estruturas, como a piscina, aulas de ginástica, artes marciais e por aí vai.

Mas, não se preocupe, sempre tem uma apresentação cultural ou oficina interativa rolando no Sesc e você pode aproveitar mesmo sem ser sócio. Fique atentX na programação cultural do Sesc que sempre faz parte da nossa agenda da semana em Santos.

Igrejas

Os mais religiosos ou ligados a história e arquitetura também têm opções gratuitas na cidade. Santos possui dezenas de igrejas e capelas espalhadas em diversos pontos.

Além de entrar em contato com as tradições religiosas, dá para apreciar lindas obras sacras e o visual de igrejas centenárias, construídas na época em que o Brasil ainda era uma colônia de Portugal. Cada uma conta uma parte diferente da história da cidade e do país.

Gibiteca

Quer curtir uma divertida leitura com uma variedade incrível de HQs?!A Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes, que fica na orla da praia, na altura da avenida Conselheiro Nébias, consegue entreter diferentes idades, já que tem gibis infantis, juvenis e adultos. Também são disponibilizados exemplares de jornal para ficar por dentro das notícias.

Volta e meia tem algum evento rolando por lá. Vale a pena conferir a programação.

Pinacoteca

A Pinacoteca Benedicto Calixto não passa despercebida. A casa é uma das poucas construções da orla de Santos que são baixas – sem contar que possui uma importância histórica e cultural para a região. Por lá, sempre acontecem exposições, apresentações de corais natalinos e mostras artísticas. Se essa não for sua praia, mesmo assim dá para aproveitar o local.

A visitação do jardim é livre, gera boas fotos e é um ótimo lugar para bater um papo com os amigos numa tarde ensolarada. Se bater a fominha, a área externa conta com um bistrô super charmoso. Eles funcionam durante todo o dia, servindo do café da manhã ao jantar. O espaço só não está aberto nas segundas-feiras.

Monte Serrat

Apesar de ser basicamente um lugar religioso, o Monte Serrat vai além. Sua escadaria com mais de 400 degraus faz com que o lugar tenha um valor simbólico muito grande. Devotos a usam para pagar promessas e penitências. Fora que quando você chega lá em cima, tem uma vista panorâmica de toda a cidade.

Se não estiver a fim de subir tantos lances de escada, tem um bondinho que faz a subida até o topo do Monte, mas aí o rolê já não vai sair de graça.

Praça Palmares

Essa vai para os skatistas e praticantes de esportes mais radicais com bicicletas: a Praça Palmares é o lugar feito exclusivamente pra vocês.

Ela fica na avenida Afonso Pena com o canal 4 e tem algumas rampas para se arriscar nas manobras. É uma praça que você só vai ver vazia em dia de chuva ou nas madrugadas. Fora isso, sempre tem alguém sobre rodas no local. Era inclusive um dos lugares favoritos do Chorão – nosso eterno embaixador 013 – para praticar o esporte que ele mais amava.

O que fazer em Santos com crianças

Sabemos que uma coisa é a programação com crianças e é outra sem elas. Toda a programação acaba sendo para agradá-las quando estão presentes. Então, aqui vai uma lista com os lugares santistas para levar a criançada e curtir junto com elas.

Orquidário

Animais sempre fascinam a criançada, ainda mais se estão soltos e bem pertinho delas. E a visita no Orquidário de Santos é assim.

Você vai poder circular com os pequenos em uma área de 24 mil metros quadrados de áreas verdes e com pavões, cotias e jabutis andando pra lá e pra cá. Não se preocupe que eles são extremamente dóceis e acostumados com a presença humana. Um viveiro de aves ainda expõe diversas espécies. O local ainda tem um banheiro com trocador, caso precise usar com bebês. Para arrematar a diversão da criançada, há um parque com brinquedos lúdicos. É sempre uma opção assertiva se você tiver dúvidas sobre o que fazer por aqui.

Orquidário de Santos - Dica do que fazer em Santos

Horto

Ainda na vibe das áreas verdes, o Jardim Botânico Chico de Paula, conhecido como Horto Municipal, tem mais de 90 mil metros quadrados com mais de 300 espécies de plantas. Ali ainda é um espaço de convivência para o pessoal da Zona Noroeste de Santos, que estão longe da praia e não possuem muitas opções de lazer na região em que moram.

O lugar é legal para a criançada gastar bastante energia, correndo livremente, fazendo um piquenique e até para ajudar a criar uma consciência ambiental nos pequenos.

Aquário Municipal de Santos

Na lista de o que fazer em Santos, se tem um item OBRIGATÓRIO é o Aquário. Um dos pontos turísticos mais conhecidos e o mais visitado de Santos é o Aquário Municipal. Nos finais de semana, é capaz de ter alguma fila para entrar, mas nada demorado.

Aquário de Santos

Pode ter certeza que as crianças vão amar ver dezenas de peixes e outras espécies de animais marinhos. Os ambientes ainda servem para conscientizar pais e filhos quanto à preservação do meio ambiente. Você fica facilmente uma hora nesse passeio e sem perceber o tempo passando e é divertido para crianças e adultos.

Praias de Santos

Não tem como não falar novamente da praia, ainda mais quando se trata de criança.

Ao lado dos canais existem brinquedos para elas brincarem, fora que a praia por si só já é uma festa, elas podem se deliciar na areia e brincar na beira d’água. Só preste atenção! É muito fácil perder de vista uma criança na praia. Sem contar que com o mar não se brinca, então fique de olho e acompanhe os pequenos nos banhos de mar.

Não esqueça do protetor solar e não abuse do sol. No verão em Santos ele costuma castigar os pais desavisados. 😉

Fonte do Sapo

A orla tem outro espaço divertido. É a Fonte do Sapo, na altura da Rua Alexandre Martins, no canal 5. Ali a criançada gasta toda a energia pedalando, com patins, patinetes e outros brinquedos sobre rodas.

É um ambiente extremamente familiar e a criança vai sair dali com vários amigos, além das guloseimas deliciosas que rodam o lugar como carrinhos de churros, pipoca, sorvete e milho. Um típico dia na praia.

O que fazer em Santos com pouca grana

Nem sempre a grana tá sobrando e alguns rolês mais em conta são o que tem pra hoje. Se liga nas dicas para comer, curtir e passear sem gastar muito.

Massas Milão

A Casa de Massas Milão é um lugar com mais de 50 anos em que você consegue resolver do seu café da manhã até o jantar. Ela fica na rua Carvalho de Mendonça, próxima à avenida Ana Costa.

Eles funcionam como padaria, servem almoço, preparam encomendas para festas, entre outros serviços. A média de preços dos salgados é de R$ 4,50 e uma marmita generosa de massa fica por R$ 12,90.

O ambiente não é muito grande, então o ideal é ir em pequenos grupos ou então pedir os produtos para entrega.

Kareka’s

Se você não se faz questão de um ambiente mega elaborado e nem com diversidade no cardápio e só tá querendo beber um pouco e jogar conversa fora, então o Karekas, na esquina da Senador Feijó com a Carvalho de Mendonça, pode ser a pedida.

A galera que frequenta o local é predominantemente jovem, por isso ali tem uma vibe universitária e bem despojada.

Eles só abrem a noite (menos às segundas) e a comida vai fazer com que se sinta num churrasco entre amigos. São servidos espetinhos de carne, frango, linguiça, pão de alho, entre outros, e o litrão tem a média de preço de R$ 10.

Outro bar com esse mesmo estilo, mas com um cardápio mais completo é o Viracopos, na avenida Conselheiro Nébias, do lado da Faculdade de Direito da UniSantos. Por lá já rola algumas porções, sanduíches e drinks mais elaborados.

Cine Arte Posto 4 – o cinema na areia quase de graça

Esse é um dos lugares curiosos de Santos, um um dos melhores custos benefícios da cidade. É possível apreciar uma curadoria de filmes independentes em plena praia, numa sala de cinema intimista que já completa várias décadas. É um dos lugares de Santos pelos quais somos encantadas, por oferecer cultura cosmopolita a um preço bastante democrático.

As sessões geralmente acontecem às 16h, 18h e 21h, sempre com um filmaço em cartaz. O espaço também abriga mostras independentes e eventos sazonais. São 48 lugares, com preço super acessível: o valor da entrada inteira é de R$ 3.

Tem que ficar ligado no site da Prefeitura para saber mais sobre a programação. Os filmes costumam ser cults e de produtores independentes, uma pedida certeira para quem ama a sétima arte.

E outro fato legal: talvez seja um dos raros cinemas do mundo que ficam praticamente na areia.

Volta ao passado de bonde

Ainda na pegada cultural, o Bonde de Santos é uma ótima opção para levar a família para um passeio histórico no Centro da Cidade.

Ele sai ali da Praça Mauá e percorre cerca de 5 km. A história dos prédios e curiosidades sobre a história da cidade vão sendo contadas no decorrer do trajeto, que passa por 40 importantes pontos e dura por volta de 40 minutos.

Os ingressos custam R$ 7 e crianças até 5 anos não pagam. Idosos (60+), estudantes e professores pagam meia.

Também tem passeio turístico sobre rodas. A linha Conheça Santos sai da Praça das Bandeiras, no Gonzaga, e funciona nos sábados, domingos e feriados, levando os passageiros por pontos conhecidos da cidade.

Leva cerca de 1h40 todo o percurso e o preço é de R$10.

O que fazer na Santos histórica

Em uma cidade histórica como Santos não poderiam faltar museus. A história da região e do Brasil são contadas nos mais de 15 museus construídos.

Aqui estão os principais que você precisa conhecer:

Museu de Arte Sacra

A história da igreja católica no Brasil começa praticamente junto com a de Santos. Por isso, nada mais justo do que a cidade abrigar um museu dedicado à Arte Sacra. O local tem um acervo com mais de 600 peças, datadas entre os séculos XVI e XXI. São esculturas, pinturas, objetos litúrgicos e rudimentares.

Para ter detalhes de preço e programação, clique aqui.

Museu do Café

O grão também foi super importante para o país e o Porto de Santos foi um dos maiores exportador do produto para o mundo. Por conta disso, houve a necessidade da criação da Bolsa Oficial do Café ainda em 1922. Em 1970, houve a desativação das atividades e o local virou uma referência histórica do período. Hoje, é possível conhecer o Salão do Pregão, onde eram realizadas as cotações dos preços dos cafés, além de máquinas e técnicas que eram usadas, os mais variados tipos do grão.

Ainda tem uma cafeteria instalada no prédio para que você possa degustar o verdadeiro sabor do café.

Memorial das Conquistas

O time que conseguiu despertar paixão nos moradores da cidade e que conquistou o Brasil tem um lugarzinho especial para todas as suas conquistas, réplicas de troféus e fatos históricos. O Memorial das Conquistas do Santos é o ambiente perfeito para os apaixonados por futebol.

Museu Pelé

Se só o Santos for muito pouco pra você, então vamos falar do Rei do Futebol: Pelé.

A cidade abriga um museu dedicado ao craque, onde conta sua história, marcos e expõe objetivos pessoais do atleta.

O prédio onde estão todas essas coisas também já é um espetáculo. É um imóvel tombado, datado do século XIX, e classificado como o de maior expressão da cidade, graças às riquezas do período cafeeiro.

Museu de Pesca

Um museu que vai encantar a criançada e cheio de motivos para você conhecer é o Museu de Pesca. Elas vão poder ver de pertinho vários exemplares de espécies de peixes, crustáceos, aves e mamíferos marinhos taxidermizados. Mas a atração principal mesmo é o esqueleto de uma baleia de 23 metros e 7 toneladas. O exemplar fica içado no meio do museu e é de encher os olhos.

Restaurantes tradicionais de Santos

Sabe o ditado de que panela velha é que faz comida boa?! Então, é verdade. Santos tem alguns restaurantes bem tradicionais e resistiram ao tempo graças aos seus bons produtos, atendimento tradicional e modernização na medida certa.

Café Carioca

Pastel do Café CariocaO Café Carioca começou suas atividades nos anos de 1930 e, desde então, se mantém firme e no mesmo endereço, na Praça Mauá.

Como está muito próximo das sedes dos poderes executivo e legislativo, sempre acompanhou de perto a política, mas só como espectador, já que a clientela variava entre cidadãos comuns e políticos influentes da região. O carro-chefe da casa é o pastel, e isso desde os tempo da inauguração. Vale a pena ir experimentar.

Restaurante Almeida

Outro lugar da década de 30 é o Restaurante Almeida. Ele está localizado na avenida Ana Costa, no número 1. Simbólico, né?! Também foi reduto de políticos e famosos, como Alcione e Jamelão. Mas o espetáculo mesmo fica por conta da meca santista, do linguado à Copacabana e o filé mignon à Daniel.

Estrela de Ouro

Pertencente ao clube de mesmo nome, o restaurante serve pratos tradicionais da culinária japonesa. A vista do ambiente é voltada para o canal do estuário de Santos, o que proporciona um charme a mais para o local. Você poderá saborear desde pratos mais elaborados, como yakisobas e a meca santista, servida com camarão, arroz de pupunha e farofa de banana com bacon, como também os buffets com uma variedade maior de escolha.

Ao Chopp do Gonzaga

Quem não dispensa um churrascão deve ir “Ao Chopp do Gonzaga”. O lugar existe desde 1962 e os santistas definem o lugar como uma das carnes mais saborosas do país. De qualquer forma, mesmo para os vegetarianos nossa dica é para experimentar na entrada o famoso molho de cebola. E como o próprio nome do local já diz, não saia sem pedir um geladíssimo chopp.

Sevilha

Chegou a hora do doce! No Sevilha vai ter a melhor sobremesa possível: uma incrível torta de banana. Segundo a lenda, a apresentadora Hebe mandava um carro de São Paulo buscar uma torta inteira para ela saborear. O recheio é generoso, o que faz a experiência ser ainda melhor, especialmente se acompanhada de uma vitamina de frutas feita na hora pelo Djalma.

Torta de Banana do Sevilha

Passeios no mar

Cansou de andar em terra? Dá para conhecer a cidade por outra perspectiva: pelo mar! Santos tem passeios de escuna, que te levam para alto mar, dando a possibilidade de apreciar a vista e sair da mesmice. Os passeios duram em torno de 1h30 e custam cerca de R$ 30. Você vai passar pela Fortaleza da Barra, fazer uma parada na praia de Sangava e na Ilha de Palmas, ambas no Guarujá.

A jornada termina com uma passagem pelo maior porto da América Latina. Vai dar pra ver de pertinho os enormes navios e os terminais em operação.

Aquarela santista

Vamos aplaudir o sol? Calma, ninguém faz isso aqui em Santos, mas não seria nada indigno, já que temos um pôr do sol lindíssimo. Por volta das 17h30 já dá pra ir apreciando o espetáculo. O sol vai se encaminhando para atrás da Serra do Mar, caminho de muitos para a capital do estado.

Nessa hora, as cores alaranjadas vão tomando conta do céu, colorindo as nuvens e criando variações de cores. Preparem os celulares para tirarem várias fotos. Você vai ficar facilmente algumas horas nesse rolê.

Quer comer em Santos? Não dá pra sair da cidade sem experimentar a lista a seguir

  1. Torta de Banana do Sevilha
  2. Pastel do Akira
  3. Pão de Cará
  4. Pastel do Café Carioca
  5. Pastel doce do Toninho
  6. Coxinha da Florinda
  7. Bolinho de bacalhau do Bar Goiás

Veja mais dicas sobre o que fazer em Santos e onde comer em Santos.

Já sabe o que fazer em Santos, mas ainda não tem hospedagem?

Confira essa lista de dicas para se hospedar em Santos:

  1. Hostels em Santos
  2. Hotéis baratos em Santos
  3. Hotel em Santos perto da praia
  4. Hotel em Santos para quem vem pela primeira vez
  5. Redes de hotéis que estão em Santos
Share Button