10/07/2017 Por Victória Silva Outros destinos

Guararema: um lugar incrível a 138km de Santos

Essa é mais uma opção incrível de passeio bate e volta.

Guararema fica a cerca de 2 horas de Santos e pode ser o destino para a próxima vez que você quiser pegar o carro e dirigir até um local totalmente diferente.

A cidade é cheia de encantos, passeios gratuitos, atividades culturais e muita tranquilidade, em meio à natureza da Mata Atlântica.

Ao chegar ao local, você irá fazer uma verdadeira viagem no tempo. Afinal de contas, a cidade preserva a arquitetura antiga e construções históricas.

O Juicy Santos te dá 10 motivos para conhecer Guararema.

Leia, compartilhe esse post e combine o passeio com a galera :)

GuararemaImagem: Divulgação

Rio Paraíba do Sul

Quem gosta de ficar em contato com a natureza vai amar essa atração. O Rio Paraíba do Sul é um importante e extenso rio da região, que corta toda a cidade e, por isso, se torna um ótimo local para observar a variedade da flora e fauna locais, ler um livro, fazer um piquenique…

Ilha Grande

Esta é uma ilha localizada no Rio Paraíba do Sul, no centro da cidade. Reurbanizado, o espaço foi planejado para oferecer atividades e momentos de relaxamento a visitantes de todas as idades.

A ilha conta com trilhas, jardins, playground e área para prática de exercícios físicos.

Parque Municipal da Pedra Montada

Lá, você pode fazer um passeio de integração com o meio ambiente, com direito a contato direto com rochas antigas e outras formações geológicas anteriores à ocupação humana.

Recanto do Américo ou Pau D’Alho

Considerado um cartão-postal de Guararema, margeado pelo Rio Paraíba do Sul, trata-se de outra área reurbanizada estruturada para receber visitantes. Conta com decks, quiosques, lanchonete, banheiros, segurança 24 horas e pontes interligando a praça às ilhas.

A paisagem natural é típica da Mata Atlântica. Ali, encontra-se justamente a centenária árvore Pau d’Alho, com mais de 30 metros de altura.

Centro Artesanal Dona Nenê

Os amantes de artesanatos vão pirar.

Estamos falando de uma feirinha em que o visitante pode apreciar a venda dos artesanatos produzidos em Guararema, que representam as tradições e pontos turísticos da cidade. São produtos típicos, feitos com materiais da região, como madeira, bambu, cerâmica, entre outros.

Orquídeas

Além de toda a natureza que nós já falamos, tem mais um pouco: as mãos do homem colaboraram plantando e cuidando de orquídeas pela cidade, o que ajudou a ampliar a fama do município em todo o país, alcançando inclusive projeção internacional entre entusiastas e especialistas dessa espécie.

Um bom passeio para apreciar as flores é visitar a Orquidácea, um dos maiores orquidários do Brasil.

Igrejas

Entre as igrejas de Guararema, estão Igreja Nossa Senhora da Escada, que possui arquitetura tipicamente barroca, além de ser a única no Brasil a ter um altar para o famoso São Longuinho, conhecido popularmente como o santo dos objetos perdidos; a Matriz e Nossa Senhora D`Ajuda, esta última localizada ao lado do Guararema Parque Hotel.

Estação de Trem de Guararema

Que tal passear de trem?

Completamente restaurada, a estação de trem da cidade mantém preservada uma parte significativa da história de Guararema e do sistema ferroviário brasileiro, tão importante para o desenvolvimento do país.

Passeio de Maria-Fumaça

A cidade oferece um delicioso passeio cultural na Maria-Fumaça 353, a lendária locomotiva conhecida como Velha Senhora, que leva seus passageiros de Guararema à Vila Estação Luís Carlos, com uma paisagem inesquecível na ida e na volta.

Vila Estação Luís Carlos

Com uma bela arquitetura que remete ao final do século XIX e início do século XX, a vila existe há mais de 100 anos. Restaurada, preserva o charme bucólico de sua origem e a sensação ao visitar o local é de voltar no tempo. Planejada para receber visitantes, conta com comércios e restaurantes. Um passeio inesquecível!

Você conhece Guararema? Deixa dicas de lá pra gente nos comentários!