05/10/2018 Por Victória Silva Outros destinos, Para visitar

Festival de alcachofra em São Roque

São Roque é um destino conhecido por suas vinícolas e o roteiro do vinho. Mas hoje, em especial, nós vamos te indicar o destino por outra razão. Até o dia 20 de novembro, rola festival de alcachofra em São Roque.

Em outras palavras: sua viagem vai virar um passeio gastronômico delicioso.

A 139 km de Santos, seu rolê para São Roque leva pouco mais de 2 horas na estrada. Ao chegar na cidade, receitas com alcachofra te dão as boas-vindas. Além disso, claro, das lindas paisagens da cidade, que vão te encantar.

Festival de alcachofra em São Roque

O festival acontece na Vila Don Patto, um complexo gastronômico que fica no km 2,5 da Estrada do Vinho. A motivação do evento é a chegada da primavera e, consecutivamente, a safra da alcachofra. Então, o cardápio dos restaurantes (portugueses e italianos) têm receitas de entradas, pratos principais e até sobremesas feitas com essa flor comestível super fresquinha.

juicysantos.com.br - Festival de alcachofra em São RoqueImagem: Divulgação

Uma curiosidade: a alcachofra é colhida antes que floresça, para que possa ser consumida.

Para ilustrar o que você poderá experimentar, tem:

  • Entrada: fundo de alcachofra ao alho;
  • Entrada: alcachofra in natura com vinagrete, molho rosé ou tártaro ou também in natura, mas salteada na manteiga;
  • Prato principal: alcachofra com talharim, camarões ou bacalhau;
  • Prato principal: alcachofra recheada com ricota e espinafre;
  • Sobremesa: fundo de alcachofra flambado com brandy na calda de mel e especiarias, servida com sorvete de creme

O que fazer em São Roque

Além do festival de alcachofra em São Roque, conhecer esse município no interior de SP também vai ser incrível.

Em resumo, São Roque foi fundada em 1657 e recebeu esse nome devido a devoção do seu fundador ao santo. Se você não se lembra das aulas de história, a cidade foi parada de bandeirantes que desciam o Rio Tietê e recebeu muitos imigrantes italianos e portugueses – que começaram a plantação de vinhedos no local. Desde então, a vitivinicultura é uma das principais atividades econômicas da cidade.

Por isso, São Roque têm um rico patrimônio histórico, cultural e ecológico e a sua viagem será cheia de atrações neste sentido.

E nós recomendamos mais 20 destinos perto de Santos pro fim de semana prolongado!

A boa notícia é: a cidade possui uma excelente estrutura hoteleira.

Então dá para fazer um bate e volta ou ficar por lá e aproveitar por mais de um dia. Neste período, você deve visitar locais como, por exemplo:

  • Catarina Fashion Outlet
  • Centro Educacional e Cultural Brasital
  • Estação Ferroviária de São Roque
  • Igreja Matriz de São Roque
  • Morro do Cruzeiro
  • Recanto da Cascata
  • Roteiro do Vinho
  • Sítio Santo Antônio
  • Ski Mountain Park

juicysantos.com.br - Festival de alcachofra em São RoqueImagem: Reprodução

Sobre a alcachofra

Nunca comeu alcachofra? Então nós vamos te dar um panorama. A safra dessa flor acontece entre setembro e novembro em São Roque e, também, em cidades paulistas como Piedade e Ibiúna.

A alcachofra vem da região sul do mar Mediterrâneo, mais especificamente de Magrebe, na África. Mas existem indícios da planta em estado natural na Tunísia. A leguminosa chegou no Brasil junto com os imigrantes italianos. Em São Roque, o cultivo acontece há cerca de 150 anos.

E o sabor, Juicy? Bom, as partes comestíveis (escamas ou pétalas) apresentam uma base carnosa. Você “chupa” o conteúdo como uma pata de caranguejo, por exemplo.

Também é válido dizer que a hortaliça possui boas quantidades de vitamina A e C e de sais minerais, como o ferro, o cálcio e o fósforo. Além disso, apresenta elementos eficientes que regulam o fígado, além de ser indicada nas dietas, em virtude de seu baixo teor calórico.

E aí, partiu São Roque?

Share Button