Texto porLudmilla Rossi
40 anos - Santos

StartupON acontece em Santos pela primeira vez

  • 1
    Share

Pela primeira vez Santos recebe o StartupON, evento liderado pela ABStartups e viabilizado pelo Sebrae SP. O evento acontecerá no dia 25 de junho de 2022, sábado, durante todo o dia no Juicyhub.

A missão do StartupON Santos e região é de fortalecer as comunidades locais, assim como acontece em outras regiões do Brasil, trabalhando com temas relevantes e de impacto para ajudar as comunidades e suas startups a enfrentarem seus desafios.

A ideia é falar sobre empreendedorismo, investimento e inovação, com muito networking e aprendizado. Trata-se de um evento gratuito, focado em empreendedores ligados à temática de startups, pessoas curiosas relacionadas ao tema e à qualquer pessoa que queira se conectar com o ecossistema de inovação da região.

Inscreva-se aqui para o StartupON Santos

StartupON Santos: o que vai rolar

  • Oportunidades de networking
  • Mentorias para startups, independente do estágio
  • Conteúdo
  • Painéis
  • Oportunidade de se conectar com a comunidade local de inovação
  • Happy hour

Mas o que é uma startup?

O termo startup ainda confunde muita gente: algumas pessoas acham que startup é sinônimo de empresas de tecnologia.

Outras acham que toda empresa que está começando é uma startup. A verdade é que esse termo, nascido no final do século 20, é sinônimo de “empresa emergente”. A definição de startup no Brasil é algo próximo de “empresa que soluciona um desafio ou cria um novo mercado através de uma solução repetível e escalável, trabalhando em condições de incerteza”.

Mas o que cada uma dessas coisas significa?

Repetível: é possível entregar a mesma solução, sem grandes customizações para múltiplos clientes.

Escalável: em possível crescer o negócio sem que isso tenha grandes impactos na estrutura de custos. Em resumo, a receita cresce mais rápido do que as despesas.

Incerteza: A incerteza aqui quer dizer que muitas vezes uma startup nasce a partir de uma ideia ou buscando comprovar uma tese que ninguém sabe se dará certo.

Startups em Santos e região

Santos e região já foi berço de muitas startups, entre elas o Vagalume, que nasceu como um grande banco de letras de música. A Grão de Gente, uma das empresas de maior sucesso na região nasceu como uma startup de tecnologia em ecommerce. O Zen App e a Box Delivery são outros exemplos de iniciativas que nasceram aqui, além de muitas outras startups que estão gerando tração e buscando seu lugar ao sol.

Inclusive em 2018 fizemos um post falando das startups de Santos que ganharam o mundo.

Para tornar esse solo cada vez mais fértil, Santos está começando a fomentar seu ecossistema de inovação. Orgulhosamente nós fazemos parte disso e vamos, cada vez mais, abrigar os eventos que fomentem a inovação de Santos para o mundo.

Sobre a ABStartups

A Associação Brasileira de Startups foi fundada para promover e representar as startups brasileiras, trabalhando para tornar o Brasil uma das cinco maiores potências em inovação e empreendedorismo.

Dia Mundial da Criatividade 2022, registro por Yara TomeiImagem: Dia Mundial da Criatividade 2002 em Santos que ocorreu no Juicyhub. Foto de Yara Tomei

Sobre o Juicyhub

O Juicyhub é o primeiro hub de inovação de Santos e região, formado por uma comunidade pujante para quem quer se conectar à pessoas que sonham com cidades mais criativas e democráticas. Inaugurado em dezembro de 2021, em meio à uma das maiores crises sanitárias do mundo, o Juicyhub existe para ser um parceiro essencial para o desenvolvimento socioeconômico, concentrando empreendedores, inovadores, criativos e profissionais relacionados à nova economia.

Objetivos do Juicyhub

  1. Ampliar e concentrar a densidade de talentos em cada território ocupado pelo Juicyhub, reduzindo o gap de habilidades para a nova economia
  2. Construir diariamente as redes e o ecossistema de inovação fora das metrópoles
  3. Oferecer, além do ambiente criativo, uma rede de apoio próspera para empreendedores, inovadores e pessoas em transição de carreira, eliminando a solidão profissional

Por isso, anota aí: dia 25/6, sábado, vem para o StartupON por aqui, em uma iniciativa da ABStartups, Sebrae SP, com apoio do Juicyhub e das comunidades locais da nossa região.