Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

6 startups de Santos que ganharam o Brasil e você precisa conhecer

Quando falamos em empreendedorismo, uma das melhores formas de dar o primeiro passo é conhecer o mercado local e tomar uma dose de inspiração conhecendo cases de sucesso.

Como nós sabemos que Santos e todas as cidades da Baixada Santista estão cheias de talentos e ideias incríveis – há as que saíram do papel e são sucesso e aquelas que ainda estão em uma gaveta -, decidimos falar sobre as primeiras para ajudar as outras a trilharem o mesmo caminho.

Afinal, várias startups que fazem sucesso em todo Brasil nasceram com DDD 013, sabia?

danielle-macinnes-222441-unsplash

Nós listamos 6 startups santistas que ganharam o Brasil.

Mas elas são apenas alguns dos exemplos de que dá para conquistar o país e o mundo sem subir a serra e que ideias boas precisam ganhar vida. A nossa lista tem:

1. Zen App
2. Vagalume
3. NetFood
4. Contele Gestor de Equipes
5. Mukutu
6. Busca Breja

Sim, todas elas nasceram entre as muretas santistas e muitas ainda operam por aqui! Inspire-se nas histórias e compartilhe com o seu futuro sócio ou aquele amigo que também precisa de um empurrão para fazer acontecer.

1. Zen App

zen

O Zen é um aplicativo que busca te ajudar a ter uma vida mais feliz e equilibrada.

A ideia nasceu em 2015, quando a Ju Goes (cofundadora) procurou um app de reflexões, mas não achou nenhum que suprisse suas necessidade. Ela compartilhou seu desapontamento com seu esposo, Christian, que tinha uma empresa de tecnologia e ele se interessou pela ideia.

“Compartilhei a ideia dela com meus cofundadores e, depois de meses de brainstorming e de trabalhar o conceito, iniciamos o desenvolvimento do Zen, um app de bem estar com a missão de ajudar as pessoas ter uma vida melhor”, explica.

O legal é que todo o conteúdo é produzido em português, inglês e espanhol.

O sucesso foi tanto que, em menos de 2 meses, o Zen entrou em destaque global na App Store em aplicativos para iOS e, aos poucos, passou a ter usuários de todos os cantos do mundo. No final de 2016, o Zen entrou na lista dos melhores apps do ano tanto na App Store quanto na Google Play.

Atualmente são mais de 2.5 milhões de downloads e assinantes em mais de 100 países. O Zen tem 5 cofundadores, 10 funcionários e mais de 50 colaboradores espalhados pelo mundo todo. A operação é dividida entre Santos e Santa Monica (Los Angeles).

2. Vagalume

VagalumeShooting-6386_3500

Sim, o Vagalume das letras e traduções de música é uma criação de santistas!

O site começou em 2002. A Ana Letícia e o Daniel Lafraia estavam vivendo em Atlanta, nos Estados Unidos. Lá, ele trabalhava em um provedor e ela não tinha visto de trabalho na época.

“O site foi criado em casa, sem nenhum objetivo profissional definido. Na realidade mesmo, ele surgiu para ocupar o meu tempo”, explica Ana.

Durante o primeiro ano do site, apenas os dois estavam envolvidos no projeto. Segundo contam, a virada profissional veio quando os anúncios do Mercado Livre começaram a ser veiculados. Foi aí que a equipe cresceu, chegando a ter 20 profissionais envolvidos no trabalho – atualmente, são 15 pessoas.

O legal é que o pessoal do Vagalume investe em trabalho remoto, ou seja, você não precisa estar no nicho Rio/São Paulo para conseguir uma oportunidade. Dos 15 colaboradores, metade são profissionais de outras regiões do país.

Essa galera toda se divide entre área técnica (reforma do site e manutenção e aprimoramento da Vagalume.Fm), produção de conteúdo em forma de notícias, curadoria das letras e traduções, atualizações das redes sociais e das estações da Vagalume.FM.

O site tem, em média, 25 milhões de usuários únicos por mês!

E todos eles estão gostando da novidade mais recente da empresa, que aposta na Vagalume.FM, um serviço de streaming gratuito (!) com mais de 100 estações variadas, com atualizações semanais de estações, músicas e funções.

3. NetFoods

WhatsApp Image 2018-05-02 at 11.53.38

O projeto nasceu a partir do encontro de dois amigos, Adriano Rodrigues de Abreu Faria e João Paulo Tassoni Politano, que não se viam há tempos: um havia se tornado proprietário de um restaurante e o outro trabalhava no mundo de startups. Durante a conversa, identificaram vários problemas no mercado de alimentos e bebidas e enxergaram uma oportunidade de soluciona-los.

Juntos, encararam o desafio de transformar esta realidade.

Em 2016, eram apenas os dois; atualmente, já somam 15 colaboradores trabalhando na plataforma que concentra fornecedores e restaurantes com a missão de gerar economia de tempo e dinheiro.

Todo mundo faz de tudo. Afinal de contas, ter proatividade, dinamismo e ser inovador em suas ideias e ações é a alma das startups.

“Na NetFoods, além de construir um time jovem que inicia aprendendo de tudo um pouco, temos a cultura de ser transparente com todos do que acontece dentro da empresa, os planos para o futuro e até mesmo as dificuldades que enfrentamos”, explica João Paulo.

Apesar de muitos donos de restaurantes ainda olharem torto para a tecnologia e preferirem fazer todo esse processo sozinho, muita gente já recorre à ferramenta. O número de usuários passou de 100 e os planos são de, cada vez  mais, trazer soluções para modificar a forma de abastecimento, automatizar a gestão e proporcionar um cenário mais otimista para o setor de alimentos e bebidas no Brasil.

4. Contele Gestor de Equipes

WhatsApp Image 2018-05-02 at 16.16.27

A Contele existe há 13 anos. A equipe acompanhou as mudanças de hábitos dos usuários de tecnologia, especialmente o desenvolvimento dos smartphones. Logo perceberam que, em âmbito corporativo, em meados de 2014, os celulares eram usados apenas para o acesso de e-mails.

“Como conhecíamos bem a necessidade de quem tem uma equipe externa, juntamos o útil ao agradável”, explica Marco Antônio, gerente de produto.

Assim nasceu a usabilidade que permite gerenciar equipes externas e, assim, aumentar a produtividade de todos os setores. Começaram com 4 colaboradores e, em 4 anos, o número saltou para 15.

Para garantir o sucesso, a equipe apostou na construção de uma presença sólida na rede e um projeto piloto e simples. Não demorou para perceberem as infinitas demandas do mercado.

Atualmente, a Contele Gestor de Equipes tem pouco mais de 500 clientes por todo o Brasil e mais de 5 mil usuários que usam diariamente o aplicativo.

5. Mukutu

29595145_10156192304893563_1049048858397305755_n

A Mukutu Game Studio nasceu incubada na Mkt Virtual.

A empresa já tinha em seu histórico sites programados em Flash, sendo que alguns deles continham jogos em seu interior. O mercado mudou e os profissionais, ainda da Mkt, migraram para o Unity 3D.

“Com essa plataforma podíamos construir jogos tanto para Android quanto para iOS. A partir daí, vimos que tínhamos um mercado muito grande pela frente: os games para dispositivos móveis”, explica Danilo Costa, um dos sócios.

Neste momento, nasceu a Mukutu Game Studio, que além de Danilo, tem Ludmilla Rossi e Mauricio Matias como sócios. Com ideia de focar nos jogos mobile, lançaram o primeiro título, Fruits’n’Tails. O jogo foi até a primeira edição do Big Festival no Brasil e os santistas fecharam contrato com uma grande publisher do mercado, que acabou sendo cancelado por conta da transformação no modelo de monetização dos games 🙁

Mesmo com o balde de água fria, o game saiu de forma independente.

Aí veio o Alpha Beat Cancer, projeto conhecido aqui no Juicy Santos. Trata-se de um game que ajuda a desmistificar o câncer infantil por meio de um jogo interativo.

Com ele, a Mukutu participou de 2 grandes festivais mundiais: Casual Connect/Indie Prize (um dos maiores eventos de games independentes do mundo), no qual venceram a escolha da audiência, votada por todos os desenvolvedores presentes, jurados e passantes e também o World Summit Awards, que seleciona e promove a inovação digital local com alto impacto na melhoria da sociedade.

Com o segundo prêmio, eles foram apresentar o game em Viena na Áustria, onde ganharam o troféu pelo prêmio nacional, uma aceleração de 2 meses em Viena e o prêmio de melhor projeto da categoria, se tornando a melhor solução na categoria saúde do ano de 2018.

6. Busca Breja

cerveja

O Busca Breja pensa em você, que ama uma cervejinha gelada e uma boa economia.

Funciona como um mecanismo de busca que indica os locais onde a cerveja tem o menor valor para o consumir e existe há 2 anos. Não conhecia ainda? Então já salva aí na sua barra de favoritos. Segundo Ricardo Vianna, um dos responsáveis pelo Busca Breja, nos explicou, a ideia nasceu da necessidade própria e de amigos por algo desse tipo.

Inicialmente, 2 pessoas se dividiam entre pesquisar valores e divulgar nas redes sociais. Atualmente, a equipe tem 10 colaboradores que trabalham de segunda a sexta-feira.

“O público foi extremamente receptivo à nossa ideia. Como lidamos com um produto que tem um apelo muito grande e ainda proporcionamos economia e comodidade para os usuários, as pessoas que acessam uma vez costumam voltar”.

Para garantir a veracidade das informações, as pesquisas de valores são feitas inloco e TODOS OS DIAS. E o melhor: no site, você encontra informação sobre o valor de mais de 90 cervejas diferentes!

Em dias de promoções, a galera tira foto e deixa disponível para os usuários. Deste modo, se você encontrar valores mais altos, pode questionar no mercado em questão.

O Busca Breja oferece esse serviço apenas em Santos e região. Mas o Juicy SAntos ficou sabendo que há possibilidade de ir para outros destinos no formato de franquia.

Empreendedorismo em Santos

Para quem se interessa por empreendedorismo e o universo das startups de Santos, o Juicy Santos já listou 5 motivos para sair do home office, deu dicas de marketing para pequenas empresas e explicou como abrir sua MEI em Santos: como formalizar o seu negócio. Também já mostramos o caminho das pedras para quem busca informações sobre como abrir uma empresa em Santos.

Viu só como o empreendedorismo é forte por aqui? Você pode conhecer outras histórias para se inspirar e descobrir oportunidades incríveis em Santos com o Juicy Santos, nossa editoria sobre o tema está cheia de conteúdos!