Texto porVictória Silva
Jornalista, 25 anos - Santos

Go Future ensina empreendedorismo para indígenas de Peruíbe

  • 1
    Share

Estima-se que, quando o primeiro navio portugueses chegou ao Brasil, o país tinha cerca de 3 milhões de índios.

Com o passar dos séculos, este número caiu drasticamente.

Atualmente, de acordo com dados do IBGE, são cerca de 890 mil índios. Dos quais, vários vivem na Baixada Santista – região com o maior número de aldeias em São Paulo. Não sabia? Pois é: por aqui, há 17 aldeias no total. Dessas, 12 ficam em Peruíbe. Na cidade, aliás, a comunidade indígena tem aprendido sobre empreendedorismo e marketing digital.

Graças ao projeto Go Future

Já ouviu falar na iniciativa da Karina Martins?

Em resumo, a professora universitária é moradora de Peruíbe – onde, inclusive, comanda o Soul Peruíbe. Por isso, tinha conhecimento dos desafios que as comunidades indígenas enfrentavam por lá. Então, decidiu compartilhar seus conhecimentos com eles.

juicysantos.com.br - Go Future

O primeiro encontro aconteceu em 2018. E teve como objetivo ajudá-los a solucionar problemas das próprias aldeias. Quem conta é a própria Karina.

“A ideia era oferecer uma oficina bem dinâmica e didática para jovens e professores de escolas indígenas. Compartilhamos conceitos, ferramentas e metodologias para que eles conseguissem tirar suas ideias do papel”.

Entre as oficinas oferecidas estavam, por exemplo:

  • Canvas
  • Jornada do usuário
  • Storyline
  • Metodologias de startup
  • Design thinking

“Durante as atividades, foi possível perceber as reais necessidades das aldeias. Surgiram projetos com foco em difusão e valorização da cultura indígena, ações contra preconceito e bullying com jovens indígenas, horta sustentável baseada em produtos da cultura indígena e projeto de valorização da medicina indígena”.

Todos os negócios saíram do encontro já estruturados para que pudessem começar testar e rodar. Incrível, né?

Por conta da pandemia da COVID-19, os encontros não estão acontecendo há algum tempo. Mas Karina nos contou que está começando a planejar as novas ações.

E você pode ajudar os índios da região

Se você amou o projeto, pode colaborar com ele.

A primeira opção é realizar doações diretamente para as aldeias. Não só de Peruíbe, mas de toda a região. De acordo com Karina, o ideal é entender a necessidade de cada comunidade. Mas, nesta linha do Go Future, livros e equipamentos de estudos são ótimas opções.

juicysantos.com.br - Go Future

Você também pode comprar os produtos oferecidos pela comunidade.

Ou então aguardar a próxima edição do Go Future. Segundo a organizadora, a ideia é que o projeto vá para outras comunidades. Portanto, o apoio de outras pessoas é bem-vindo. Mais informações estão disponíveis aqui.