Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

NegrAlô: representatividade da mulher negra em pauta

Nós precisamos falar sobre representatividade das mulheres negras.

Quantas repórteres negras existem no jornal local? E na peça de teatro em cartaz no final de semana? Já parou para pensar na programação do barzinho com música ao vivo que você frequenta aos finais de semana?

A quantidade de mulheres negras é igual ou ao menos parecida com a de brancas?

Provavelmente não. É por isso que, no próximo dia 23 de novembro (quinta-feira), às 19h30, esse debate será levantado no Teatro da Esamc. Nessa data, acontece o NegrAlô – Eu me vejo, eu me reconheço!

Joyce-RibeiroImagem: Divulgação

O evento, que é parte do TCC de um grupo de alunas, discutirá a importância da representatividade da mulher negra na comunicação brasileira com a presença de profissionais conhecidas do grande público. Estão confirmadas as feras:

Joyce Ribeiro
Mel Duarte
Gaby Góis
Preta Rara

Caso você não saiba quem é alguma das convidadas (se é que isso é possível). o Juicy Santos te explica em detalhes:

Joyce Ribeiro é jornalista e uma das únicas mulheres negras âncoras no telejornalismo brasileiro; Mel Duarte é poetisa e integrante do coletivo “Poetas Ambulantes” e do “Slam das Minas”; Gaby Góis é apresentadora, jornalista e repórter da VTV e Preta Rara é rapper e criadora do Eu Empregada Doméstica, entre outros projetos.

NegrAlô

Voltado a estudantes e profissionais da comunicação – mas com entrada liberada para todos que tenham interesse no assunto -, o encontro será conduzido com muito bate-papo, música, cultura e arte.

O NegrAlô foi idealizado por quatro estudantes de Publicidade e Propaganda e Relações Públicas da universidade após realizarem um estudo de caso e identificarem a escassez da mulher negra no setor da comunicação.

As garotas estão de parabéns pelo evento.

Vai lá

Ficou interessado no tema? Então compareça ao evento e faça o dialogo ser ainda mais enriquecedor.

A entrada é gratuita e não há necessidade de fazer inscrição. Basta ir ao teatro da Escamc, na quinta-feira (23 de novembro), às 19h30.

A Esamc Santos está localizada na Rua Egídio Martins, 181, Ponta da Praia.