Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Verão em Santos: tudo o que você precisa saber para curtir nossa praia

  • 2
    Shares

Curtir o verão em Santos é uma das suas metas para 2020?

Não tem como não ser, né? Afinal, a promessa é que quando o clima esquentar a gente vai ter um sol para cada um por aqui. Ou seja, só vai ter uma forma de aguentar tamanho calor: banhos de mar e caipirinha. E, se tem uma coisa que dá para fazer em Santos, é mergulhar e beber bons drinks. 

juicysantos.com.br - Verão em SantosImagem: Reprodução/@fabii_dantas

Se essa é a sua primeira vez passando as férias de verão em Santos, essa matéria é pra você. Se você já conhece a cidade ou então vive por aqui, também vale a pena dar uma olhada nas nossas dicas e aproveitar os dias quentes ainda mais.

O verão em Santos como nunca antes

Do Canal 1 até a Ponta da Praia, a orla de Santos contabiliza 7 km de extensão.

Para começar: o famoso jardim está no Guiness Book (o livro dos recordes) e isso é apenas um dos detalhes  (e belezas) que te aguardam nesse verão em Santos. Em cada trecho, existe uma peculiaridade e diferenciais que agradam a diferentes públicos.

Antes de mais nada, vamos listar as praias da cidade:

  • José Menino;
  • Gonzaga;
  • Boqueirão;
  • Embaré;
  • Aparecida;
  • Ponta da Praia.

Em comum, todas elas têm a água bem gelada e a areia escura. Aqui vale esclarecer: a areia da praia em Santos não é suja. Essa coloração se dá devido à textura dos grãos – que são muito finos e, por isso, retém muita umidade. Prova disso é que a parte mais distante do mar e, consecutivamente seca, é bem branquinha.

Outra característica em comum em todas as praias de Santos é que elas têm uma infraestrutura bem legal. Você encontra chuveiros com água doce para se limpar antes de ir embora e, caso vá consumir na praia, não precisa levar guarda-sol e cadeiras.

juicysantos.com.br - Verão em Santos

Apesar dessas semelhanças, algumas diferenças fazem algumas praias serem famosas entre turistas e outras queridinhas de quem mora em Santos.

Rapidamente, a gente pode dizer que o José Menino é a praia da galera do surf, o Gonzaga continua a queridinha dos turistas e a Aparecida, Embaré e Ponta da Praia são o point dos moradores. Todas costumam ter a água própria para mergulho e salva-vidas, então pode escolher a partir do seu critério.

O que tem para fazer nas praias de Santos

Diferentemente de outras cidades turísticas, você não vai encontrar atividades como banana boat e toboágua, por exemplo, em Santos. Por outro lado, durante a temporada, a faixa da areia recebe as tendas com atividades gratuitas. Elas fazem um baita sucesso entre moradores e turistas.

As da Prefeitura oferecem shows ao anoitecer e aulas de dança e outras atividades durante à tarde. A programação começa no dia 1º de janeiro, logo aós a queima de fogos, e se estende até o Carnaval. Já as tendas montadas por empresas apresentam uma agenda variada. Em algumas, costuma rolar até massagem.

Como a programação muda todo ano, nós damos uma dica: olhe em volta e encontre a tenda mais próxima.

www.juicysantos.com.br - santos

Além das tendas, outra atração que a galera ama é o passeio de escuna em Santos. Sai da Ponte Edgard Perdigão (na Ponta da Praia) e dura, em média, 1h30. Nesse tempo, a embarcação viaja pela Fortaleza da Barra, Praia do Sangava e passa pela Ilha das Palmas (sem parar lá, pois trata-se de um clube particular). Há, ainda, uma parada para mergulho em mar aberto. O rolê é pago e a gente nem vai se arriscar em dizer o valor, pois a tabela muda todo ano.

Também dá para praticar esportes na praia em Santos. Mas tem horário, viu?

  • Frescobol: liberado por toda a orla a partir das 16 horas;
  • Futebol: liberado por toda a orla a partir das 17 horas;

Por fim, se você quiser aprender algum esporte aquático, tem aula de stand-up e canoagem na Ponta da Praia. É de graça e os turistas são bem-vindos, tá?

O que fazer na praia de Santos com as crianças

Para quem vai à praia com crianças, existem playgrounds perto de todos os canais. Os equipamentos garantem diversão com gangorras, balanços e escorregadores. Além disso, há a possibilidade de utilizar as bicicletas do Bike Santos Kids!

www.juicysantos.com.br - parquinho da orla de santos

O Aquário Municipal e o Museu de Pesca ficam em frente à praia e as crianças amam.

Como chegar na praia de Santos

Você vem de São Paulo para Santos de ônibus? Então sua chegada será um pouquinho longe da praia, pois a Rodoviária de Santos fica na região central. Você pode seguir o trajeto de ônibus, de táxi ou então pedir um carro particular no aplicativo da sua preferência – por aqui, funcionam o Uber, 99 e o Cabify.

Mas a gente compreende que você vai passar no hotel ou caso onde vai se hospedar primeiro, né?

Toda a extensão da praia em Santos possui estacionamento, mas a chance de conseguir uma vaga é quase a mesma de ganhar na Mega da Virada. Então deixe o carro em casa e vai andando. Se você preferir, também é possível usar uma bicicleta (tem do Bike Santos, Grin e Cinza Urban) ou então de patinete (Grin, Cinza Urban e Uber). Quem achar que ir de carro é essencial pode contar com a sorte ou então deixar o veículo em um estacionamento.

O que comer na praia em Santos

Agora que você já sabe para qual praia ir, como chegar nela e o que fazer, vamos a uma questão importante: a hora da fome.

www.juicysantos.com.br - pôr do sol em santos

Assim como na maioria das praias, por aqui os petiscos mais comuns são pastel e porções de frutos do mar. Uma diferença é que quem consome nas barraquinhas da praia ganha “direito” ao guarda-sol e as cadeiras. Uma prática que não é comum em outras cidades turísticas.

Outra diferença é que, em Santos, existem vários quiosques que não servem os petiscos tradicionais. Aliás, eles são boas pedidas para curtir de dia e também para estender o rolê na praia e ficar pela orla durante a noite. No total, são 6 quiosques que fogem do convencional:

1. Quiosque Burgman

O primeiro diferentão (e também um dos mais famosos), é o Burgman. Atualmente são várias unidades na orla – tem nas praias do canal 2, 4 e 5. Além de outras unidades que não são quiosques. Em todos eles, fazem sucesso os chopps mega gelados e as promoções disponíveis em todos os dias da semana.

Mas o cardápio também serve opções de porções, hambúrgueres e até pratos vegetarianos. Outra coisa legal é que rola transmissão de jogos de futebol, UFC e outros esportes!

2. Quiosque do Pastel

Pastel é uma delícia e você pode comer curtindo a brisa do mar, basta ir a uma das unidades do Quiosque do Pastel. Como o nome sugere, a casa se especializa em pasteis e tem opções deliciosas. Os consumidores amam o fato de a massa ser sequinha e crocante, além da variedade de sabores disponíveis.

Tem Quiosque do Pastel no C2 e no C4.  A porção de pasteis cobertos com queijo é uma delícia 🙂

3. Cinza Beach Club

O Cinza General Store também está na praia. O quiosque tem uma pegada de bar e de balada ao mesmo tempo e fica no Canal 3. Para quem gosta de drinks, cervejas artesanais, chopp,  sanduíches e porções esse é o lugar ideal.

Para melhorar, aos finais de semana (e em feriados), rola churrasco. Tudo com música boa e atendimento de primeira.

4. Quiosque do Churrasco

Localizado no canal 6, o novo endereço tem o churrasco como especialidade.

Então, se você ama um bom churrasco e também é fã de pão de alho e boas cervejas, esse rolê é seu. Para melhorar, a vista para o mar vai te deixar de queixo caído.

Onde: canal 6, na orla da praia de Santos

5. Quiosque do Milk Shake

Por fim, na orla do Canal 2 é possível se deliciar com sorvete, milk shake e outras delícias. Isso porque um dois quiosques é especializado nesse tipo de produtos. O milk shake de Ferrero Rocher é uma delícia e o sorvete coberto com chocolate também.

juicysantos.com.br - Opções diferentes de quiosques em Santos

Uma dica: vá com a galera, assim dá para provar um pouco de tudo.

Os quiosques do CPE

Para completar a lista, uma dica bônus é o CPE. Conhecido pelos santistas como Centro de Paquera do Embaré, o tradicional pico tem vários quiosques e fica lotado à noite. Como o nome sugere, é um ótimo lugar para ligar o Tinder. Se você só quiser comer, por lá a tradição são os sandubas giga.

Também dá para encontrar pratos vegetarianos e veganos.

Acessibilidade na praia de Santos

Para finalizar esse guia do verão em Santos, vamos dizer que todas as praias da cidade têm rampas. Então mesmo quem tem mobilidade reduzida consegue se divertir. E, aliás, durante a temporada o programa Praia Acessível disponibiliza cadeiras anfíbias para que pessoas com deficiência possam mergulhar.

O programa fica cada fim de semana em um trecho da orla e também tem acompanhantes para cegos.

Viu só? Não tem como a sua meta de curtir o verão em Santos não ser alcançada! Se tiver alguma dúvida, é só falar com a gente no Facebook e se for postar seus dias na praia, use #JuicySantos pra gente saber que você aproveitou nossas dicas 🙂