Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Uma história de amor e paisagismo em Santos

  • 853
    Shares

Em uma das esquinas da Francisco Glicério, um cantinho verde te convida a desacelerar, respirar fundo e ter um momento de paz e ar um pouco mais puro que o rotineiro.

Essa é a sensação ao passar pela La Villa Florida, loja de jardinagem e paisagismo em Santos.

E também foi assim que começou, há 10 anos, a história do endereço, que é quase um quintal ou um pedacinho do botânico no Gonzaga: com um convite para dias mais tranquilos, frescos e cheios de contato com a natureza.

O espaço, que tem visitas constantes e de públicos variados, foi a forma de Cristina Cordeiro fugir da correria da capital paulista e da profissão que exercia por lá, em um escritório de comércio exterior.

“Sempre fui apaixonada por plantas e decidi fazer um curso de paisagismo, inicialmente como um hobby. Mas, logo depois tive a ideia de transformar isso em um negócio e estamos aqui até hoje”, explica, enquanto tirar as folhas amareladas de uma planta e pede para que outra seja reposicionada em um local com mais iluminação natural.

jardinagem e paisagismo em Santos (2)

Atualmente, quem precisa de serviços de jardinagem e paisagismo em Santos chega até a La Villa Florida em busca de por itens para cuidar das plantas, mudas para hortas, árvores frutíferas ou outras espécies encontra o que busca no local.

Anota aí o endereço: Rua Dr. Manoel Vitórino, 1, Gonzaga.

Como cuidar de plantas meia sombra

Cristina foi responsável pelo canteiro interno que temos aqui no nosso QG.

O Juicy Santos conversou com ela depois de a repórter que vos escreve deixar 2 cactos e 1 suculenta morrerem, enquanto as plantas levadas pela paisagista vivem verdes, felizes e plenas – quase como se gritassem a minha falta de habilidade para o mundo sempre que possível.

Leia também
Espécies de plantas para ter dentro de casa
4 achados em São Paulo para quem ama decorar com plantas
Dicas para ter horta em espaços pequenos

Em uma conversa de pouco menos de 20 minutos, descobri que eu estava fazendo tudo errado. A boa notícia é que cuidar das plantas meia sombra de forma correta é tão simples quanto. Dividi meus aprendizados em alguns tópicos pra compartilhar aqui com vocês.

#1 o que são plantas meia sombra

jardinagem e paisagismo em Santos (4)

Essas são as espécies ideais para ficar em ambientes fechados, como a sua da sua casa ou a minha mesa, por exemplo. Elas precisam de poucas horas de sol por dia e vivem bem com luz natural indireta, ou seja, perto da janela.

Entre as opções, estão cactos, suculentas, árvore da felicidade, zamioculca e rhapis.

#2 Saiba o ciclo das suas plantas

jardinagem e paisagismo em Santos (1)

É importante saber quando dar água para a sua planta. Muitas delas não precisam de água todos os dias e o excesso faz mal para seu desenvolvimento. Então pergunte quando estiver comprando e lembre-se no dia a dia.

O cacto, por exemplo, precisa de água a cada 10 dias. E só um pouquinho.

#3 Luz natural

jardinagem e paisagismo em Santos (5)

Não adianta pegar o vaso e colocar no quintal ou varanda, por exemplo, para pegar sol por algumas horas. Busque um ambiente que receba luz natural, mesmo que de maneira indireta, e deixe a planta se adaptar a ele.

#4 Dica extra: temperos

jardinagem e paisagismo em Santos (3)

Segundo Cristina, muita gente busca por mudas de temperos.

Se você quer ter uma horta em casa e garantir uma alimentação mais fresquinha, é bem simples: todos os temperos precisam de sol e água todos os dias. Busque um ambiente aberto da sua casa e não esqueça de molhar a terra todas as manhãs.

#5 dica extra 2: acessórios

jardinagem e paisagismo em Santos (7)

Para quem não sabe onde colocar as plantinhas em casa, no escritório ou no estabelecimento comercial, a La Villa Florida tem vários acessórios charmosos que vão combinar com a sua decoração e ajudar a colocar os vasinhos sem ocupar muitos espaços.

Outra possibilidade disponível por lá são os terrários, ainda mais simples de cuidar e que andam em alta no Pinterest e blogs de decoração internet afora.

Vai lá

Se você quer começar um jardim, colocar uma planta na sua sala ou dar uma nova vida ao escritório, indicamos a La Villa Florida para conseguir dicas de ouro e todos os itens necessários.

Para ver mais dicas e fotos lindas, siga o Instagram da La Villa Florida Paisagismo.

A loja fica na Rua Manoel Vitorino, 1, Gonzaga (esquina com a av. Francisco Glicério), tel: (13) 3326-4044.

Você pode ver os trabalhos de paisagismo feitos pela Cristina lá no site 😉