Minha casa, minha horta – como montar uma horta em espaços pequenos

  • 11
    Shares

Já pensou em cultivar e consumir sua própria horta dentro de seu apartamento? Impossível? Que nada!

horta-caseira1

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, pequenos espaços, desde que atendendo a critérios básicos de cuidados, como iluminação e ventilação, podem garantir o cultivo das mais variadas espécies vegetais.

Ter uma horta caseira é mais fácil, saudável e divertido do que a maioria das pessoas imagina.

Que tal preparar uma salada usando alfaces, tomates ou cenouras extraídos direto do pé? Ou ter à mão para temperar sua comida ervas como alecrim, manjericão e hortelã plantados na sua casa e livres de agrotóxicos? Mas não é só isso. Fazer uma horta em casa aumenta seu contato com a natureza e pode ser encarado até mesmo como uma terapia. Também é bom para crianças, que aprendem a cuidar e valorizar as plantas.

De acordo com o engenheiro agrônomo e paisagista Luís Cláudio Negrini, é preciso ficar atento e tomar alguns cuidados na hora de montar a sua horta. Elas podem ser feitas em todos os tipos de casa e apartamentos, só precisam ser adaptadas ao espaço e aos recursos disponíveis.

Basicamente, antes de iniciarmos nossa horta, precisamos ficar atentos aos seguintes fatores:

  • Clima. Ele é determinante na adaptação de certas culturas e deve ser levado em consideração na seleção de variedades. As variações de temperatura, provocadas pelas estações do ano também devem ser verificadas, pois servem como base para um calendário de épocas de plantio;
  • Solo. Pois é considerado um organismo vivo, que interage com a vegetação em todas as fases de seu ciclo de vida;
  • Local. Primeiramente, o lugar da instalação da horta tem de ser de fácil acesso, maior insolação possível, água disponível em quantidade e próxima ao local. Não devem ser usados terrenos encharcados. Os canteiros devem ser feitos pensados em aproveitar melhor o sol. No local da horta não é aconselhável a entrada de animais domésticos;
  • Espécies. Escolha com cuidado o tipo de vegetal que você irá plantar. Cada espécie precisa de um tipo de tratamento e possui um ciclo de crescimento próprio. Informe-se na hora de comprar as mudas e sementes e verifique se aquele tipo irá se adequar à sua horta”, explica Negrini, que atua como responsável técnico da EasyGreen, empresa especializada em cultivo de hortas e plantas em áreas residenciais e apartamentos.

horta-caseira

Se você se animou e deseja montar uma horta em espaços pequenos, como apartamentos, comece aos poucos e prefira os vasos. Eles podem ser de qualquer tamanho, apenas assegure-se de plantar espécies que irão se adaptar ali.

Para saber mais sobre o cultivo de hortas caseiras, visite o instagram @easygreen.com.br ou a fan page EasyGreen. Lá você vai encontrar uma série de ideias e dicas para se inspirar e dar um passo em direção a uma vida mais saudável e próxima da natureza! Na proxíma coluna, mais dicas sobre escolha de vasos, espécies e solo mais adequados. Até lá!

Por Julia Peres Alonso – [email protected]