Flávia Saad
Texto porFlávia Saad
37 anos - Santos (SP)

Plantas em casa: um guia pra deixar a vida mais verde

  • 40
    Shares

As plantas em casa, ao que parece, são os novos pets. Já tem gente que até se denomina mãe de planta ou pai de planta.

Pra mim, não tem problema algum. Porque sou adepta do “quanto mais planta, melhor”. Apesar de ter vivido 95% da minha vida em apartamento, sempre tivemos muito verde dentro de casa. E hoje, depois de realizado o sonho da varanda própria, continuo nesse caminho sem volta de encher o lar de alegria verde.

www.juicysantos.com.br - plantas em casa

Sempre que recebo visitas, vem também a surpresa em relação ao tanto de vasos espalhados por todos os cômodos. Tem frutíferas, ervas na horta e presentes recebidos ao longo dos anos. Até no escritório tenho minhas suculentas pra deixar tudo mais leve. Confesso, o objetivo é ser como esta novaiorquina que tem mais planta do que espaço em casa. Um dia eu chego lá…

Por isso, resolvi compartilhar aqui algumas dicas que colhi (ahaha) ao longo dos anos em relação a escolher, plantar, cuidar e até desapegar de plantas em casa. Vem comigo!

Nunca tive plantas em casa. Por onde começar?

Tem bastante gente querendo cultivar pelo menos uma suculenta pra chamar de sua e começar a trazer mais verde para o dia a dia. Mas, às vezes, se esquece que, como tudo na vida, ter planta significa planejar e manter algo que exige atenção (ainda que em níveis variados).

Uma coisa é certa: quanto mais plantas, maior a atenção dispensada. Isso porque é necessário atentar para a rega diferente de cada uma, como elas se comportam juntas, prestar atenção ao clima (em lugares quentes, como Santos, é bem importante!), etc.

Há, ainda, a preocupação com quais plantas são adequadas se você tem pets ou crianças em casa.

A boa notícia é que dá pra começar um pequeno jardim em uma mesa ou ter aquele monte de plantas no quintal. Você escolhe.

Aqui vou dar algumas dicas básicas de jardinagem, truques e até indicações de como decorar com plantas.

www.juicysantos.com.br - Plantas em casa: um guia pra deixar a vida mais verde

Coloque plantas em casa com baixa manutenção

Até aqui, tudo bem. Mas você deve estar pensando: “eu deixo morrer todas as plantas que entram na minha casa!”.

Primeiramente, seja honesto: plantas em casa têm a ver com seu estilo de vida?

A principal opção de plantas em casa que não exigem tanta manutenção são as suculentas. Recentemente, elas voltaram a estar em evidência justamente por causa dessa característica. Afinal de contas, a maioria de nós tem pouco tempo e muita pressa, mas ainda assim quer colorir a vida e o lar.

Eu gosto de ter um vaso maior com várias suculentas em harmonia. Ou então pequenos vasos individuais. Se for a sua primeira, comece devagar e vá ampliando a coleção com o tempo.

Lembre-se sempre que a rega varia de acordo com a espécie, o local em que a planta fica e a época do ano. No verão, bate muito sol na minha varanda; então, passo a regar 2 vezes ao dia algumas das minhas plantas.

E como saber quando regar cada uma? Eu, particularmente, me baseio na água na terra. Se, à primeira vista, estiver com aparência seca, rego mais. Caso contrário, pouca água. Já afoguei muita planta com excesso de água. Consequentemente, muita água apodrece a raiz.

Você também pode colocar o dedo pra ver a quantidade de umidade em cada vaso.

Nunca (NUNCA!) regue as folhas, ok? Cometi esse erro muitas vezes e hoje aprendi!

www.juicysantos.com.br - Plantas em casa: um guia pra deixar a vida mais verde

Lista de plantas fáceis de cuidar

  • palmeira-ráfia (água uma vez por semana. Quer mais fácil que isso?)
  • espada de São Jorge
  • clorofitos
  • cróton
  • cacto
  • fitônia
  • árvore da felicidade
  • samambaia
  • babosa
  • bromélia (foto acima)
  • orquídea
  • pata de elefante
  • ciclanto
  • imbé
  • jiboia (ou hera-do-diabo)
  • zamioculca
  • suculenta

Como saber se a planta está doente

Os sintomas muitas vezes são parecidos, mas os motivos variam. Folhas amareladas ou em queda constante estão entre os sinais mais frequentes.

Para fazer o diagnóstico, observe os problemas e avalie qual pode ser a razão.

Esses são as principais causas de morte de plantas dentro de casa:

  • água em excesso
  • pouca água
  • deficiência de nutrientes
  • pouca luz
  • envelhecimento

Horta em casa

Aqui no Juicy Santos, já falamos um pouco sobre horta em casa. E esse é um ótimo lugar pra começar, com vasos e em um local com bastante sol.

www.juicysantos.com.br - Plantas em casa: um guia pra deixar a vida mais verde

Vá de alecrim, manjericão, salsinha e hortelã. Porém tente colocar uma em cada vaso ou então agrupar por cuidados similares. A hortelã, por exemplo, costuma “canibalizar” o resto das ervas. Pelo menos comigo foi assim.

Plantas na decoração

Sim, as plantas já dão um up em qualquer ambiente sozinhas.

Especialmente, escolher o vaso certo e combinar com itens que complementem sua beleza também ajuda.

A parte boa: adicionar um pouco de verde à decoração da sua casa acaba sendo uma maneira relativamente barata de dar aquele “toque final”.

Preste atenção às proporções – SEMPRE. Evite vasos pequenos ao lado de sofás (com o risco de as pessoas chutarem, ainda por cima!) ou vasos grandes em cima de mesas.

Hoje em dia, temos visto muitas plantas em “hangers”, ou seja, penduradas. O meu comprei da Nós Macramê. E há, ainda, os jardins verticais. Essa foi a solução que encontrei para a minha horta, que está na foto acima.

Aqui estão outras referências de decoração com plantas pra você levar pra dentro da sua sala, varanda ou qualquer outro ambiente da casa.

  • www.juicysantos.com.br - guia para quem quer ter plantas em casa
    Foto: Joy Bird

O mais legal de ter plantas em casa é a possibilidade de brincar com proporções, cores, tons e outros detalhes.

E onde comprar plantas?

Já comprei plantas em supermercados, na feira, no meio da rua, em loja especializada… Também ganho de presente de vez em quando. Aliás, ótima opção de mimo para aquele amigo que mudou de apartamento e você vai visitar pela primeira vez.

Rolou matéria aqui no Juicy Santos sobre lugares incríveis pra comprar plantas para decoração em Sampa.

Outra dica bacana pra deixar a natureza entrar em casa é pedir flores. Em Santos, eu amo e assino o serviço de entrega da Feita de Flor.

*com informações de Brit and Co, Apartment Therapy, Casa e Jardim, The Sill e Joy Bird