Flávia Saad
Texto porFlávia Saad
38 anos - Santos (SP)

Decoração de festa incrível: faça você mesma com essas 7 dicas

“Qualquer motivo é um ótimo motivo pra comemorar. E não precisa gastar muito pra isso, não”. 

Quem garante é Roberta Folego, da Joy Mimos.

Em uma tarde super agradável de outono, ela recebeu o Juicy Santos em seu ateliê, no bairro da Pompeia, pra dar algumas dicas pra quem vai fazer festa em casa e precisa pensar em uma decoração bacana, que caiba no bolso e impressione os convidados.

www.juicysantos.com.br - decoração de festa em santos

Embora a Joy Mimos seja especializada em locação, Roberta conquistou várias clientes na Baixada Santista – e até de outras cidades e países de forma remota – justamente oferecendo esse olhar apurado para os detalhes e compartilhando seu conhecimento o tempo todo, com uma simpatia que nos conquistou desde o primeiro dia.

Assim, pedimos que Roberta respondesse pra gente as principais dúvidas dos leitores do Juicy Santos em relação a decoração de festas e transformamos as orientações em uma lista de 7 dicas pra dar aquele UAU! à sua mesa, seja de festa de aniversário, batizado, chá bar, chá de bebê ou até uma recepção para amigos em casa.

Com R$ 200, em média, dá pra montar um cenário caprichado pra uma festa inesquecível.

www.juicysantos.com.br - decoração de festas em santos

Decoração de festa descomplicada

1. Escolha o tema

Em aniversários infantis, os temas parecem ser bem definidos, com personagens da moda tornando-se os protagonistas das mesas. Segundo Roberta, porém, um assunto que ofereça coesão para o evento beneficia qualquer tipo de festa.

“É muito legal ver referências (no Pinterest e na internet), mas as decorações podem acabar se tornando meio iguais. Às vezes, a definição do tema esta no nosso dia a dia: gostos pessoais, fruta que mais gosta, desejo de gravidez… Dessa forma, fica bem mais autêntico o tema”, explica.

www.juicysantos.com.br - decoração de festa em santos

Para comemorações de adultos, por exemplo, pode-se escolher um gosto pessoal. O importante  é que exista um significado para as pessoas envolvidas na celebração.

Damos alguns exemplos a seguir:

  • um chá-bar com tema de um destino favorito do casal e inspirado em viagens;
  • um batizado inspirado em uma oração favorita da família;
  • um casamento minimalista;
  • um aniversário de 40 anos inspirado nos anos 80;
  • bodas que remetam a lembranças do casal

E assim por diante…

Uma vez definido o tema, fica bem mais fácil pensar na decoração de festa, tanto da mesa principal quanto do ambiente como um todo.

2. Estabeleça as bases da decoração

O que vai servir de base? A mesa tem papel óbvio, mas você já pensou em trazer outros elementos, como cômodas, aparadores, escrivaninhas, mesa de centro e estantes para o destaque?

Roberta adora reposicionar móveis com esse propósito e diz que todo mundo pode fazer o mesmo, ainda que a festa seja em casa.

“Não tenha medo de mexer na decoração, porque essa ‘ousadia’ deixa a festa linda e sem gastar nada”, conta.

Pallets, caixotes, caixas, pufes e outros objetos menores também podem participar e fazer bonito na decoração de festa.

www.juicysantos.com.br - decoração de festa linda

Os clientes da Joy Mimos têm outro xodó para aluguel, que é a bicicleta da imagem acima. Ela também pode fazer as vezes de objeto de foco em uma decoração.

Portanto, outra dica de ouro é planejar onde esses móveis vão ficar e fazer diferentes testes pra saber qual fica melhor.

3. Combine cores (pensando fora da caixa!)

As decorações de festa com peças da Joy Mimos sempre trazem um estilo bem particular, com uma cor de destaque como ponto focal.

Fuja do óbvio casando um tom quente com outros mais claros e vice-versa.

Brincar com cores e tons faz todo sentido e deixa a sua decoração cheia de personalidade.

Uma festa de menina em tons de rosa claro, por exemplo, ganha uma nova cara trazendo o vermelho, o laranja ou o turquesa.

4. Abuse de plantas e flores naturais

Não é necessário gastar muito pra colocar plantas e flores – sempre naturais, destaca Roberta – na decoração de festa.

www.juicysantos.com.br - decoração de festa em santos

Aquele mercado perto da sua casa, a floricultura ou até mesmo a feira da sua rua estão cheios de boas opções. E, quando se fala de flores e folhas naturais, uma quantidade pequena faz uma baita diferença. Então invista nesse detalhe, porque elas trazem vida para a mesa.

Você pode colocá-las em um cachepô, vaso ou, como vamos falar mais adiante, em alguma outra peça, como uma chaleira, leiteira, suqueira, pote ou regador, por exemplo.

5. Sua festa, sua cara

Use objetos que você já tenha em casa para dar mais identidade ao evento. Às vezes, as maiores inspirações estão dentro da sua própria casa.

www.juicysantos.com.br - decoração de festa em santos

Aqui estão alguns itens super pessoais que arrasam na decoração de festa:

  • porta-retrato colorido com uma foto da família em preto e branco (ou vice-versa);
  • moldura com uma oração (para batizado) ou letra de música favorita do aniversariante;
  • objetos trazidos pelo casal de uma viagem;
  • os brinquedos favoritos da criança;
  • um abajur ou castiçais antigos que são herança de família;

Colocar itens pessoais não só amplia suas possibilidades, como também faz com que a festa fique ainda mais bonita!

Além disso, vale mencionar que dá pra ressignificar peças, utilizando vasos como suporte para pirulitos, bowls como suporte de bandejas, sopeira como vaso de plantas e o que mais a sua imaginação criar.

6. Atenção às proporções

Essa é uma dica importantíssima, então anote aí!

Use o bom senso na hora de espalhar os objetos na decoração de festa, tanto na disposição horizontal quanto na vertical.

www.juicysantos.com.br - decoração de festas em santos

No primeiro caso, estamos falando do número de objetos, bandejas e pratos que vão enfeitar e ter papel funcional. Não exagere pra mais nem pra menos. Na dúvida, pergunte pra Roberta na hora do aluguel e ela vai te ajudar.

Já no segundo, o ideal é mesclar diferentes alturas utilizando caixotes, uma caixa de sapato encapada ou livros para apoio e peças de diferentes tamanhos, como pratos com pedestais.

“Preste atenção à boleira e à altura do bolo, porque ele pode cobrir o aniversariante e fazer com que as pessoas precisem desviar do bolo na hora das fotos. Pra não acontecer isso, escolha um prato mais baixo ou coloque o bolo numa posição não centralizada, que é uma tendência bem bacana e recente”, recomenda Roberta.

7. Complemente com doces

Os doces personalizados, como pirulitos, bolachas, trufas e afins, continuam em alta e prontos pra ajudar a criar um estilo para a mesa.

Mesmo os tradicionais, como camafeus, brigadeiros, pipoca doce e macarrons, trazem um aspecto bem realista e descontraído pra decoração de festa.

Dica bônus

Em qualquer situação, Roberta diz que o grande segredo da decoração de festa é testar – SEMPRE! Não tenha medo de mexer no ambiente, na base, nos objetos e procure os itens para alugar apenas depois de definido o seu foco.

www.juicysantos.com.br - aluguel de peças para decoração de festa em santos

Aluguel de peças para festas em Santos

A Joy Mimos é uma empresa especializada em locação em Santos para decoração de festa, com um acervo de mais de 1.000 peças garimpadas no Brasil e no exterior pra você montar a sua mesa do jeitinho que imaginou.

  • www.juicysantos.com.br - decoração de festa em santos
    Mesa incrível para festa de 50 anos

Pra conhecer mais, siga a Joy Mimos no Instagram.

Mais informações: (13) 99177-4288.