Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Casamento em tempos de coronavírus: o que é preciso saber

Os últimos dias têm sido turbulentos.

Vários eventos deixaram de acontecer. E os anúncios de novos cancelamentos não param de ser feitos. Afinal, está todo mundo preocupado com a disseminação do coronavírus no Brasil. Acontece que, se você tem um casamento marcado para os próximos dias ou meses, sua situação é ainda mais complicada, né?!

Fazer um casamento em tempos de coronavírus pode virar um caos. O caso da festa da irmã da musa fitness, Gabriela Pugliesi, não nos deixa mentir.

 “É difícil falar isso, mas a minha orientação é que casamentos para os próximos 30 dias sejam sim ser adiados”, comenta Jean Michael, assessor de casamentos em Santos.

juicysantos.com.br - Casamento em tempos de coronavírus

Estima-se que, só no estado de São Paulo, cerca de 900 casamentos já tenham sido adiados por conta do coronavírus. E, já que a orientação é essa, nós temos a seguir algumas dicas sobre como agir com seu casamento em tempos de coronavírus.

Casamento em tempos de coronavírus: e agora?!

De acordo com o assessor de casamentos, essa orientação surge por conta do grande número de pessoas que uma festa de casamentos costuma ter – e também da possibilidade de ter gente mais velha entre os convidados.

Ele indica que o casal explique a situação aos convidados, que talvez sejam de outras regiões ou não tenham a dimensão do que está acontecendo. O mesmo deve ser feito com os fornecedores contratados para a festa – como buffet e fotógrafo, por exemplo.

“Normalmente envio um comunicado a todos os fornecedores explicando toda a situação.  Já para os convidados, indico que mande uma arte comunicado a nova data”.

Segundo Jean Michel, a definição da nova data deve ser feita junto aos fornecedores. Ou seja, é um trabalho que demanda um pouco de paciência – já que as agendas precisam bater para que todos os fornecedores já contratados mantenham o time completo.

Além disso, tenha em mente que o cancelamento deve ser feito, no mínimo, até 15 dias antes do evento acontecer. Verifique as cláusulas dos contratos assinados.

Não tenho como cancelar a festa

Cancelar o casamento não é uma possibilidade? Calma, dá para solucionar.

Neste caso, a dica de Jean Michel é conscientizar os convidados sobre os riscos e a prevenção. Além de, claro, dar a possibilidade de todos se prevenirem.

“Nesse fim de semana, por exemplo, fiz um casamento para 250 convidados. Compramos álcool em gel e lenços umedecidos para todos. Entregamos ambos na entrada do evento, junto com uma recomendação para que evitassem abraços, beijos e muito contato físico”.

Pode parecer estranho evitar esse tipo de ação em um casamento, mas a festa foi um sucesso e todos os convidados entenderam o pedido.

Para quando devo marcar o meu casamento

Por fim, se você ainda está na fase de planejamento e quer casar ainda em 2020, a dica do Jean é segurar as datas para depois de maio. Já que há a estimativa de que a situação se normalize até lá.

“O ideal é que quem quer casar ainda em 2020 continue buscando orçamentos, mas faça isso via WhatsApp ou vídeoconferência”.

O planejamento não pode parar, mas lembre-se de manter a sua segurança em primeiro lugar!