Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Todo mundo quer morar na Praia Grande: cidade é a que mais recebe novos moradores na BS

Você com certeza conhece pelo menos uma pessoa que deixou para trás a capital rumo ao litoral nos últimos 4 anos. E, se conhece, há grandes chances de ter vindo morar em Praia Grande.

Segundo o Censo do IBGE de 2022, a cidade foi a que mais recebeu novos moradores em toda a Baixada Santista.

Dos 349.935 habitantes, quase 88 mil chegaram desde 2011. Isso significou um aumento de 33,5% no período. Ou seja, quase seis vezes mais que a média nacional, que ficou em 6,5%.

Mas como isso aconteceu? Em cerca de 30 anos, Praia Grande foi de “patinho feio” da região para uma cidade cheia de opções de lazer, um calendário recheado de eventos e uma estrutura ótima para quem reside ou visita.

www.juicysantos.com.br - morar em praia grande

Um pouco da história de Praia Grande

A cidade, até os anos 1960, pertencia à vizinha São Vicente. Alguns anos antes, moradores iniciaram um movimento de empancipação política para ter a independência e melhorar as condições do local. Após um plebiscito, em 1963, decidiu-se pela autonomia, que veio de fato quatro anos mais tarde.

O interessante é que, nessa época, o turismo em Praia Grande era basicamente de um dia. Quem vinha à praia se divertir rapidamente podia até alugar maiôs e usar cabines para se trocar! A gente contou um pouco da história de ir à praia para o lazer aqui. 

Só que, em PG, não havia infraestrutura suficiente para receber os visitantes. Vários ônibus chegavam e ficavam ao longo da praia, muita gente trazia comida e jogava o lixo na areia e nas ruas e praças.

Plano de mudança

Corta para os anos 1990, quando a orla de Praia Grande ainda não era urbanizada e passou por um processo de revitalização.

Em 1993, começa a transformação da orla marítima. Os 40 km de praias – e 22 km de calçadão – que dão nome à cidade finalmente ganharam aquele jeitão que conhecemos hoje.

Além de ciclovia e os coqueiros, tem dois emissários submarinos, quiosques, mercados de peixe, área de lazer, centro de convivência para o idoso e estacionamentos. Tem também a questão da segurança: nos últimos anos, passou a contar com monitoramento de câmeras. Essas mudanças foram tornando Praia Grande mais atrativa tanto para turistas quanto para pessoas querendo mudar de ares.

www.juicysantos.com.br - todo mundo quer morar na praia grande

Outra coisa que ajudou muito a elevar o status de Praia Grande para um local desejado foi a construção do Litoral Plaza, em 1998. O shopping significou uma virada de chave no comércio e na visão de muitas grandes marcas em relação a esse território.

A pandemia foi mais um propulsor dessa jornada. E, assim, a cidade, sozinha, foi responsável por cerca de 65% do aumento do número de habitantes da região.

Conta pra gente: o que te faz morar na Praia Grande?

Pra você que vive em PG, o que te trouxe e o que te faz ficar por aqui?

A gente recomenda o conteúdo da Simone Tieko, que bomba no TikTok mostrando como é morar em Praia Grande.