Texto porJuliana Duarte
Jornalista, Praia Grande

Praia Grande, a cidade que mais cresce e aparece na Baixada Santista

Sempre que volto de Santos, eu entendo o porquê de tantos paulistas enfrentarem horas e mais horas de trânsito pra curtir a nossa Praia Grande.

É impossível não se impressionar com a entrada da cidade, principalmente à noite. Talvez seja algo simples e rotineiro, eu sei. Mas já parou pra pensar na primeira vez que essa experiência aconteceu por aí?

www.juicysantos.com.br - Praia Grande, a cidade que mais cresce e aparece na Baixada Santista

Eu ainda me lembro da primeira vez que pisei na cidade. Cheguei ao Terminal Tatico, com objetivo de visitar uma amiga que acabara de se mudar pra cá. Fiquei impressionada com alguns detalhes. Principalmente, a avenida mais estreita da praia.

Mas não parou por aí. Ao longo dos anos, Praia Grande continuou me surpreendendo de outras formas. Até que, finalmente, se tornou minha casa em 2020. Nem preciso dizer que não é um caso isolado, né? Milhares de pessoas fazem o mesmo todos os anos.

A cidade é um dos municípios que mais crescem no Brasil. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Praia Grande registrou um crescimento de 5.609 pessoas no último ano. Foi o maior crescimento demográfico da Baixada Santista em números absolutos e o segundo em proporção à população total (1,67%).

www.juicysantos.com.br - Praia Grande, a cidade que mais cresce e aparece na Baixada Santista

Se Praia Grande fosse uma pessoa, com certeza, sua história seria incentivo pra muita gente. Afinal, o município era o “patinho feio” da região e deu a volta por cima. Tudo isso em apenas 56 anos, completados neste 19 de janeiro.

Emancipação de Praia Grande: uma vitória dos moradores

Eu sei que é curioso uma cidade com “apenas” 56 anos, principalmente quando está ao lado da Primeira Vila do Brasil.

Mas a causa da tão pouca idade está diretamente ligada à nossa vizinha. Isso porque o território de Praia Grande pertencia à São Vicente. A história de ambas caminhou junto até 1967.

Foi neste ano que aconteceu a emancipação política de Praia Grande. Na prática, o município se tornou independente, com administração própria e a possibilidade de eleger seus representantes.

Mas nada disso aconteceu de repente. E nem foi obra de uma pessoa só.

Na verdade, a emancipação política foi resultado de insatisfação generalizada pelos moradores. Eles se sentiam abandonados pelo poder público, enfrentando problemas como a falta de saneamento, escolas, transporte, hospitais, abastecimento de água, luz e vias de acesso.

Então, os moradores do Solemar enxergaram a possibilidade de se desmembrar de São Vicente. Foi aí que Júlio Secco de Carvalho liderou o movimento em 1953, que também contou com a ajuda de Nestor Ferreira da Rocha, Heitor Sanchez Toschi, Israel Grimaldi Milani e Dorivaldo Loria Junior, entre outros.

Foram necessários dez anos para, enfim, acontecer o plebiscito. A população votou a favor da emancipação, que entrou em vigor no dia 19 de janeiro de 1967. A instalação provisória da prefeitura era lá no Ocian Praia Clube. Já a eleição municipal aconteceu apenas em 15 de novembro do ano seguinte, elegendo o prefeito Dorivaldo Loria Junior.

Por que escolher Praia Grande?

É fato que Praia Grande deu a volta por cima nos últimos anos. E nós conseguimos perceber isso não só pelos números, mas, principalmente, pelo dia a dia vivendo aqui.

Uma pena que tanta gente ainda torce o nariz pra nossa Long Beach.

Ainda bem que podemos provar, com fatos, que esse lugar merece sua atenção e carinho. Seja pra um passeio no fim de semana ou até pra se juntar à galera que agora vem morar em Praia Grande.

1- Espaços a céu aberto

Eu sei que parece redundante falar sobre lugares a céu aberto em uma cidade litorânea. Mas Praia Grande tem um tempero especial. Quem mora aqui, com certeza já reuniu a galera pra um churrasco no Portinho. Ou foi até o Parque da Cidade aproveitar o dia de sol.

Se ainda não viveu essa experiência, aproveita o verão pra conhecer esses dois pontos incríveis. O Portinho fica na R. Paulo Sérgio Garcia, s/n – Sítio do Campo. Já o Parque da Cidade é lá na R. José Bonifácio – Sítio do Campo.

www.juicysantos.com.br - Praia Grande, a cidade que mais cresce e aparece na Baixada Santista

2- Atrações turísticas

Além de locais como Palácio das Artes e Fortaleza do Itaipu, a cidade também se garante nos eventos sazonais. Durante a temporada de verão, é possível fazer muitas atividades diferentes nas arenas espalhadas pela cidade. Isso sem contar os shows que acontecem lá no Kartódromo. O palco já recebeu ícones como Zé Felipe, Roberta Miranda, Alok, Luan Santana, Jão, Pedro Sampaio, Leonardo, Raça Negra, entre outros. Mas os rolês não acontecem apenas no verão. O mesmo espaço recebe a tradicional Vila Junina durante o mês de junho.

Ainda dá pra aproveitar outros eventos anuais pela cidade, como Praia Games, Festa de Iemanjá, Natal Encantado, Festa da Tainha, Sexta Musical, etc.

3- O desenvolvimento está aqui

Todo mundo já escutou, mesmo que por cima, que Praia Grande está crescendo muito. E não é mentira. A cidade vem recebendo muitas novidades em diversas áreas.

www.juicysantos.com.br - Praia Grande, a cidade que mais cresce e aparece na Baixada Santista

Só no último ano, nomes de peso como Outback, Starbucks e Peccorino aterrissaram por aqui. O Litoral Plaza Shopping, maior centro de compras da Baixada Santista, ainda trouxe a primeira e única loja da Nike no litoral paulista. E vem muito mais por aí.

O município também tem se destacado entre a galera que adora fazer compras. Aqui não existe um bairro chamado “Centro”, que geralmente é a área mais comercial da cidade. Mas Praia Grande tem quatros pontos fortes de comércio: Boqueirão, Ocian, Caiçara e Quietude. É possível encontrar de tudo neles!

Ah, e claro: não dá pra deixar o setor imobiliário de fora. Com tanta gente nova chegando por aqui, as construtoras estão investindo bastante em novos projetos. É uma ótima alternativa pra quem busca viver no litoral, mas quer garantir um imóvel novo, moderno e com valor mais amigo quando comparado às cidades vizinhas.

www.juicysantos.com.br - Praia Grande, a cidade que mais cresce e aparece na Baixada Santista

4- Qualidade de vida

Após a pandemia de Covid-19 e a maior aceitação ao home office, muitas pessoas começaram a buscar cidades que fornecem uma melhor qualidade de vida. E, cá entre nós, morar na praia já tem suas vantagens, certo?

Praia Grande tem investido cada vez mais nisso. Além dos espaços abertos que já apareceram aqui, a cidade ainda conta com academias ao ar livre, praças públicas e uma malha cicloviária de deixar qualquer ciclista surpreso. São quase 100km de ciclovias espalhadas pelo município!

5- Mobilidade

Eu sei que o transporte público de Praia Grande não é perfeito. Como usuária, eu sinto falta de algumas linhas que facilitariam a nossa vida.

Porém, existem muitas características que se destacam e poderiam servir de modelo para outras cidades.

www.juicysantos.com.br - Praia Grande, a cidade que mais cresce e aparece na Baixada Santista

Um ponto importante é que Praia Grande conta com dois terminais: Tude Bastos e Tatico. O primeiro, inclusive, conta com uma linha que entra no Litoral Plaza Shopping. É uma facilidade pra quem deseja fazer compras ou passear, mas não possui um veículo próprio.

Além disso, os ônibus municipais são equipados com ar condicionado. Ah, dá pra fazer a integração gratuitamente nos terminais, caso seja necessário trocar de linha.

Também é bem simples se locomover pela cidade, se você possui carro ou moto. Existem três vias principais que seguem por boa parte da extensão do município: a avenida da praia, a Presidente Kennedy e a marginal da Via Expressa.

56 anos de Praia Grande: temos muito a comemorar!

Bom, já deu pra perceber que nossa Long Beach não está pra brincadeira.

É por isso que nós sentimos orgulho desses 56 anos de história. E o aniversário é ainda mais especial pra gente. É o primeiro que o Juicy Praia Grande acompanha.

A ideia de ter uma seção especial para Praia Grande já existia há muito tempo. Porém, só em 2022 que conseguimos colocá-la em prática. Sabemos da importância que a cidade tem pra região e, por isso, queremos acompanhar toda essa trajetória de desenvolvimento. Nós acreditamos que crescemos melhor quando crescemos juntos!

Além das matérias aqui no site, você também pode acompanhar o Juicy PG pelo Instagram. Esperamos sua visita por lá!