Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Coroas do Pedal: conheça um grupo de amigos que ocupa a cidade pedalando

Andar de bike pode parecer uma atividade solitária. Mas, para os Coroas do Pedal, não tem nada mais coletivo do que percorrer esses caminhos da cidade juntos.

Tudo começou em outubro de 2021, quando 5 pessoas se cruzaram – literalmente – na ciclovia de Praia Grande.

Cada um pedalava sozinho e, depois desse encontro, resolveram formar um grupo de Whatsapp para se encontrar. Quem encabeçou esse rolê foi Carlos Andrade, um dos fundadores dos Coroas do Pedal.

Atualmente, mais de 60 pessoas fazem parte do grupo!

www.juicysantos.com.br - coroas do pedal praia grande

Segundo Tainã Costa, uma das participantes, muita gente chegou lá com problemas de saúde e passou a se sentir melhor com a atividade física.

E mais: a socialização também faz toda a diferença quando se fala de grupos de pessoas unidos em torno de um interesse em comum.

“Muitas pessoas do nosso grupo tomavam remédios pra ansiedade, diabetes ou pressão alta. E hoje estão livres disso. Uma das nossas maiores motivações foi porque estávamos passando por uma pandemia e as academias estavam fechadas na época. Foi o modo que encontramos de nos movimentar, fazer exercícios físico, conhecer gente nova e fazer novas amizades. E, através da bike, conseguimos descobrir lugares incríveis na nossa região”, conta. 

A ciência das amizades

Um artigo da American Psychological Association reuniu pesquisas que sugerem que amizades estáveis e saudáveis são cruciais para nosso bem-estar e longevidade. Pessoas com amigos e confidentes próximos são mais satisfeitas com suas vidas e menos propensas a sofrer de depressão.

As amizades nos protegem, em parte, porque mudam a forma como reagimos ao estresse. A pressão arterial diminui quando conversamos com um amigo que nos apoia. Já percebeu?

As amizades também nos ajudam a viver mais tempo. Um estudo de 2010 descobriu que pessoas com fortes redes sociais de apoio tinham 22% menos chances de morrer de todas as causas do que aquelas com redes sociais mais fracas.

Portanto, iniciativas como os amigos que pedalam são fundamentais pra melhorar não só a nossa saúde física, mas também a mental.

www.juicysantos.com.br - coroas do pedal praia grande

Desbravando a Baixada Santista sob duas rodas com os Coroas do Pedal

O Coroas do Pedal faz passeios três vezes por semana saindo de Praia Grande. Alguns dos locais visitados na Baixada Santista são o portal de Mongaguá, Ponta da Praia (Santos) e plataforma de pesca de Mongaguá. Aos fins de semana, sábados ou domingos, eles percorrem distâncias mais longas. Por exemplo, indo até Pedro de Toledo (Vale do Ribeira), Guarujá, Itanhaém e até visitando algumas cachoeiras aqui no litoral de São Paulo.

E qualquer pessoa pode se juntar a eles? Sim!

www.juicysantos.com.br - coroas do pedal praia grande

Entre as dicas que Tainã dá, estão:

  • use sempre seu equipamento de segurança e proteção
  • hidrate-se muito
  • use protetor solar
  • faça a manutenção periódica da sua bicicleta

“Com a bicicleta, podemos ir a qualquer lugar e conhecer locais incríveis! Eu mesma conheci lugares que nunca tinha ido de carro. É uma ótima forma de se exercitar, ganhar amigos, conhecer paisagens lindas e tirar fotos maravilhosas. A gente está sorrindo o tempo todo, porque a bike cura!”.

www.juicysantos.com.br - coroas do pedal praia grande

Mas os caminhos não são sempre tranquilos para esse trupe de ciclistas praiagrandenses. Há desafios como os buracos nas ruas e os motoristas que não respeitam as bicicletas, só pra citar alguns.

Se você gostou da ideia e quer se juntar aos Coroas do Pedal, é bem fácil. Basta ter uma bicicleta estilo mountain bike e todos os EPIs de segurança (capacece, luva, óculos e roupas apropriadas para a atividade. Depois, chame eles no Instagram para entrar no grupo do Whastapp. É por lá que eles transmitem todas as informações de destinos, pontos de encontro e horários dos passeios.

Bora pedalar?