Texto porJuliana Duarte
Jornalista, Praia Grande

Canto do curió Praia Grande: uma melodia extinta

A primeira imagem que vem à cabeça quando pensamos em Praia Grande é… Praia. Não só o encontro do mar com a areia, mas também tudo que remete à natureza. Não dá pra negar que o litoral traz essa mistura de paisagens ao ar livre com cidade. E nós amamos isso.

Porém, o crescimento dos espaços urbanos traz consequências que nem sempre são agradáveis. Não só no âmbito social como, principalmente, ambiental. Cada novidade mascarada de avanço tenta nos convencer que estamos caminhando para um futuro mais desenvolvido. Pra quem?

Dá pra perceber isso de várias formas: aquecimento global, fenômenos naturais, estações instáveis, poluição, risco de extinção e sumiço de algumas espécies.

E, apesar de ser uma cidade de forte ligação com a natureza, nossa Long Beach já perdeu uma melodia tradicional por falta de preservação. Sim, estamos falando do canto curió Praia Grande!

Curió, o pássaro da melodia

Talvez você não saiba, mas a cidade já teve seu próprio curió.

Essa ave pequena é nativa do Brasil, sendo conhecida por seu canto melodioso, composto por uma variedade de notas que são emitidas de forma rápida e rítmica. Essa melodia pode ser diferente conforme a região. Só pra você entender, foram encontrados 128 cantos diferentes  no Brasil, sendo os mais populares de Praia Grande, Paracambi, Uberaba, Vi te teu e o Mateiro (natural do pássaro).

A espécie que vivia em Praia Grande tinha uma melodia com ricas notas musicais, que transformou o canto em um dos favoritos pelos apaixonados por pássaros. Ele até se tornou padrão após ser oficializado pela Federação Brasileira dos Criadores de Curiós e Bicudos.

Praia Grande tem sem próprio som

O canto do curió Praia Grande é dividido em duas partes:

  1. Melodia lenta e cadenciada, caracterizada por notas longas e suaves, que criam uma sensação de calma e tranquilidade.
  2. Rápida e vibrante, a melodia tem notas curtas e rápidas que passam uma sensação de energia e alegria.

Se você não sabe o que isso significa na prática, nós encontramos um arquivo de áudio lá no site Novo Milênio pra escutar a melodia praia-grandense:

Canto curió Praia Grande: de tradição a sumiço

Há cerca de 30 anos não é possível mais ouvir o canto do curió Praia Grande aqui na cidade.

O curió local sumiu da natureza e um dos principais motivos foi a captura excessiva para o comércio de animais de estimação, já que ele é bastante apreciado pelos amantes de pássaros. Muitos deles foram capturados para serem vendidos.

Além disso, a destruição do habitat devido ao crescimento rápido da cidade também contribuiu para a extinção dos pássaros. Hoje em dia, só é possível ouvir a melodia em gaiolas e existe uma preocupação dos criadores em manter esse som vivo, mesmo que seja em cativeiro.

Preservar o meio ambiente é preservar nossa própria história

As riquezas naturais também são tesouros da cidade. E nós podemos evitar que outras espécies tenham o mesmo destino do curió de Praia Grande ao adotar práticas como:

  • Reduzir o consumo de produtos que contribuem para a destruição do meio ambiente (produtos feitos com plástico, papel ou outros materiais que não são biodegradáveis)
  • Reciclar e reutilizar materiais, ajudando na redução da quantidade de lixo que vai para aterros sanitários e lixões
  • Apoiar projetos de preservação ambiental, com doação de dinheiro, tempo ou ambos
  • Educar os outros sobre a importância da preservação do meio ambiente
  • Reduzir o consumo de água, como fechar a torneira enquanto escova os dentes, toma banho ou lava a louça
  • Reduzir o consumo de energia: apague as luzes quando sair de um cômodo, desligue os aparelhos quando não estiver usando e use lâmpadas LED
  • Reduzir o consumo de combustíveis fósseis: ande de bicicleta, caminhe ou use transporte público sempre que possível
  • Evitar o uso de produtos químicos tóxicos: prefira produtos de limpeza e cosméticos naturais
  • Comer menos carne, já que produção desse alimento é uma das principais causas das mudanças climáticas
  • Votar em representantes que se preocupam com a causa ambiental, além de cobrar o poder público de soluções efetivas

Quer ajudar a melhorar a cidade? Acompanhe o Juicy Praia Grande pelo Instagram e fique por dentro do que acontece por aqui.