06/09/2018 Por Victória Silva Arte, Para visitar

Nós, Madalenas em Santos: conheça o premiado projeto feminista

Premiado em Nova York, Nós, Madalenas – Uma Palavra pelo feminismo chega a Santos em setembro. Então, já reserve na sua agenda um horário entre os dias 14 de setembro e 10 de outubro para apreciar a exposição da fotógrafa e cineasta brasileira Maria Ribeiro.

Afinal, a mostra ficará no Museu da Imagem e do Som de Santos e a visitação é gratuita. Em outras palavras: não há motivos para deixar de visitar!

Nós, Madalenas

Em um resumo rápido, o trabalho busca tirar a mulher de um local de objeto. Além de dar a ela protagonismo e autonomia em seus corpos e narrativas. Por isso, a séria fotográfica tem mulheres com todos os tipos de corpos e idades e a premissa de nomear o que o feminismo significa na vida de cada uma.

Em comum, todas foram clicadas de forma natural e artística. Também não há qualquer manipulação dos corpos.

Além disso, cada mulher traz em seu corpo a palavra escolhida estampada com batom.

Idealizado e fotografado entre 2013 e 2015, Nós, Madalenas – Uma Palavra pelo feminismo questiona os padrões estéticos impostos pela mídia. Além disso, o projeto também clama pela representação de uma mulher humana, ou seja, desconstrói o modelo irreal e objetificado.

“A mulher há muito tornou-se um produto do heterocapitalismo. O trabalho de desprogramar esse conceito é mais árduo do que pode parecer”, afirma Maria Ribeiro.

A repercussão do projeto foi tanta que, em 2015, ele se tornou um livro – com fotografias e um depoimento em primeira pessoa de cada uma das participantes. Um ano mais tarde, a artista ganhou o prêmio Ivone Herberts, da ONU Mulheres, em Nova Iorque, pela excelência e relevância do projeto para o empoderamento feminino.

Não perca a exposição Nós, Madalenas em Santos

Depois de tudo o que falamos aqui, já deu pra perceber a importância da exposição Nós, Madalenas em Santos, né? Então, anota na sua agenda: as fotografias vão ocupar o Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS), por meio da curadoria de Caroline Silva. A inauguração será no dia 14 de setembro (sexta-feira), a partir das 19 horas. Na data, estarão presente por por lá Maria Ribeiro e as convidadas Fernanda Vicente, Neliane Simione e Daniela Sciencio.

Juntas, elas participam  de uma roda de conversa sobre Desconstrução de Narrativas.

O Museu da Imagem e do Som de Santos fica na Av. Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Matias.

Sobre Maria Ribeiro

Estamos falando da única brasileira a receber o prêmio Ivone Herberts pela ONU Mulheres. Com a premissa de trazer a mulher para uma posição de protagonismo sobre suas histórias, a artista fez imersões em comunidades sertanejas, indígenas e quilombolas, sempre com o enfoque no feminino.

Ela também tem projetos publicados em mais de dez países como, por exemplo, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Espanha e Portugal. Além disso, criou a web action #dontphotoshopme.

Se obras de arte integram seu rolê favorito, não deixe de ler essa matéria que o Juicy Santos fez sobre Museus de arte em Santos: 3 opções para conhecer

Share Button