07/03/2017 Por Victória Silva Arte, Para visitar

II Festival do Valongo será em outubro

Em outubro, o Valongo, histórico bairro santista, volta a ser um polo cultural da imagem.

Sucesso em 2016 entre os amantes da fotografia, o Valongo Festival Internacional da Imagem teve a sua segunda edição confirmada.

Vai acontecer entre os dias 4 e 8 de outubro, no mesmo local do ano passado. Antes que você diga que ainda está longe, a gente adianta que esse não é o único programa sobre o tema na agenda da cidade.

Em abril, está prevista a inauguração de um centro cultural na Rua Tuiuti, no mesmo bairro, e o espaço deve ser um oásis para os fotógrafos de Santos e região.

valongo festivalImagem: Reprodução/Ovelhas Livres

Segundo Thamyres Viegas Matarozzi, diretora do festival, a ideia é que todo mês a cidade receba palestras, workshops, exposições e eventos nesse espaço.

“Vamos definir alguns horários, para o público subir, admirar e fotografar a vista do Porto de Santos. A ideia é que este seja o primeiro de outros locais aqui no Centro onde se possa ter uma visão panorâmica do movimento da cidade”, contou Iatã Canabrava, diretor do Valongo Festival.

Outros dois locais devem se tornar mirantes para ótimas fotos em breve: o Museu do Café e o Museu Pelé.

Sobre o Valongo Festival Internacional da Imagem

Em sua primeira edição, no ano passado, o festival reuniu um público estimado em 4 mil pessoas em diversos espaços do Centro Histórico. Na ocasião, rolaram workshops, oficinas e palestras com grandes nomes da fotografia, como Bob Wolfenson, Araquém Alcântara e Jordi Burch.

Quem passou pelo Museu Pelé, Casa de Frontaria Azulejada, Cadeia Velha e Teatro Guarany conferiu também exposições fotográficas e audiovisuais, festas e, ainda, aproveitou para fazer ampliações de suas imagens gratuitamente.

A programação de 2017 ainda não foi divulgada. Mas é só ficar de olho aqui no Juicy Santos para se manter atualizado sobre as ações do evento. Por enquanto, podemos adiantar que o Festival do Valongo será em outubro e nós já estamos ansiosos.