Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

Estão abertas as inscrições para o Facult 2018

O projeto da sua vida está fazendo aniversário no papel?

Então essa é uma ótima oportunidade para mudar as coisas e coloca-lo em prática. Estão abertas as inscrições para o 7º Concurso de Apoio a Projetos Culturais Independentes no Município de Santos, o Facult.

O prazo do Facult 2018 é 30 de março. Foi prorrogado até 27 de abril.

Neste ano, serão selecionados 30 projetos, cada um deles contemplado com verba municipal de R$ 12 mil, totalizando R$ 360 mil de aporte do Fundo de Assistência à Cultura (Facult) no incentivo à produção cultural da Cidade.

Facult

Podem concorrer projetos dos seguintes segmentos artísticos:

  • Artes plásticas
  • Artes gráficas
  • Artesanato
  • Cultura integrada e popular
  • Circo
  • Arte de rua
  • Dança
  • Música
  • Teatro
  • Cinema
  • Videografia
  • Fotografia
  • Literatura
  • Patrimônio cultural e natural
  • Infraestrutura cultural ou outros segmentos aprovados pelo Conselho Municipal de Cultura de Santos

Podem participar do concurso pessoas físicas ou jurídicas (de direito privado), de natureza cultural e sem fins lucrativos, que sejam aqui de Santos. Cada proponente poderá se inscrever em apenas um projeto, com uma única função artística.

Caso a comissão constate a participação do mesmo proponente em mais de um projeto cultural – ocupando outras funções do quadro artístico -, o projeto em que o artista figure como propositor terá decréscimo de 300 pontos para efeito de classificação final.

Inscrições para o Facult 2018

Como já mencionamos, as inscrições podem ser feitas até 30 de março 27 de abril de 2018.

Para isso, é necessário entregar o projeto pessoalmente ou encaminhar por via postal, com aviso de recebimento (A.R) ou Sedex, para a Secretaria Municipal de Cultura – Facult (Av. Senador Pinheiro Machado, 48, térreo – Conselho Municipal de Cultura, Vila Mathias. O CEP é 11075-907).

O atendimento acontece nos dias úteis, das 9h ao meio-dia e das 14h às 17 horas.

ATENÇÃO, o projeto precisa ser enviado dentro de um padrão de documentação. Para conferí-lo, basta clicar aqui.

Para mais informações, telefone para a Secult, no (13) 3226-8000.

Como é feita a seleção?

Depois que as inscrições forem encerradas, os projetos passarão pela avaliação de comissões especializadas, conforme diretrizes e prazos previsto no regulamento.

A primeira fase é a análise da documentação obrigatória entregue pelo proponente e a segunda, a avaliação da proposta segundo os critérios de valor cultural, criatividade e inovação, relevância cultural e metodologia do trabalho.

O resultado sai no Diário Oficial.

Os proponentes escolhidos serão notificados pela Secult para a formalização do Termo de Cooperação Cultural e Financeira, de acordo com a ordem de classificação, nos termos e valores determinados no decreto.