Texto porLudmilla Rossi
Santos
TAGs

Empreendedorismo local na Semana Global do Empreendedorismo

Estamos em plena Semana Global do Empreendedorismo. O evento acontece mundialmennte e vai até o próximo domingo (20/11/2016). O objetivo da SGE é mostrar que as iniciativas de negócios podem ser um caminho para gerar um impacto muito positivo na sociedade.

Em anos com uma economia que vem dando medo em todo mundo, especialmente pelo desemprego, o empreendedorismo vem sendo enxergado como um caminho primordial para a geração de oportunidades. Todo empreendedor ao começar um negócio já gera um posto de trabalho importante para si, e quem prospera precisa de mais gente, ou seja, forma um caminho virtuoso de oportunidades.

Em Santos nós temos exemplos muito interessantes de empreendedorismo que temos orgulho de listar aqui no Juicy Santos. São pessoas, eventos e histórias que você conhecerá (ou relembrará) a seguir.

Gabriel, do porta a porta ao alto luxo

Conhecemos o Gabriel recentemente e sua história é a prova de que começar do nada e ter muito sucesso é possível SIM. Ele começou vendendo Avon, passou a vender contra-tipos e depois foi para os perfumes importados. Hoje, além dos importados famosos e mega desejados, Gabriel é o único de Santos que vende perfumes de nicho, ou seja, extremamente exclusivos. A perfumaria de nicho é um mercado muito amplo nas cidades francesas e Gabriel traz essa cultura para Santos.

Se quiser conhecer um pouquinho mais sobre a história do Gabriel, clique aqui.

Gabriel Hautt

Revo Coffee, café com muita identidade local

A Revo é uma empresa que já estreou com uma nova mentalidade, viabilizando um de seus primeiros projetos via crowdfunding. Ficamos encantadas ao ver que, quatro jovens estão na busca para dar uma nova cara para uma área tão tradicional da nossa região, a do café. Lucas, Vitor, Rômulo e Vinícius são os quatro empreendedores que criaram a Revo Coffee, que está criando o primeiro blend de café artesanal independente da cidade. Adoramos isso: a personalidade local em negócios.

Tem um post que conta um pouquinho mais da Revo, aqui.

Instituto Elos, iniciativas que dão orgulho para Santos

Nossa admiração pelo Elos é enorme e já é bem antiga. O Elos criou o Guerreiros Sem Armas, um programa que traz jovens de dezenas de países para atuarem em nossa região. Além disso, são os criadores de inúmeras metodologias e programas, entre eles o Jogo Oásis que é aplicado em muitas organizações. Alguns santistas não conhecerem o trabalho realizado aqui na região por eles: o Elos é aquele típico caso de iniciativa mais reconhecida nacionalmente e mundialmente do que localmente. Se você ainda não teve contato com o Elos, dá uma olhadinha no site deles. Frequentemente o Elos organiza eventos com temas bem interessantes para mobilizar a sociedade local, criando pontes entre comunidades.

Juliana Goes, além dos milhões de views

A Ju Goes é um rosto bem conhecido entre as mulheres. Quem nunca se amarrou num vídeo da Ju ensinando a fazer aquela maquiagem INCRÍVEL? Pois bem, o que muita gente não sabe é que a Juliana tem vários outros projetos e de um tempo pra cá vem fomentando iniciativas bem interantes. Além de cursos on-line sobre maquiagem avançada e equilíbrio pessoal, ela criou junto com seu parceiro de vida o ZenApp, um aplicativo de meditação guiada que está disponível em uma porção de idiomas. Além disso, a Ju virou uma mega parceira do Juicybazar, mostrando que beleza pra ela vai muito além da casca: vem de dentro. E essa beleza interior pode sim, ser muito aplicada em nossas iniciativas profissionais.

Carol Gourmet, ensinando outras mulheres a empreenderem

Conhecemos a Carol totalmente por acaso, num evento em São Paulo. O encanto com a história dela foi imediato: depois de uma reviravolta na vida, quando ela e o marido perderam o emprego no mesmo dia, a Carol começou a fazer brigadeiros gourmet e vendê-los. Conseguiu recuperar sua renda e teve um insight lindo: por que não ensinar mulheres de todo o Brasil a fazerem o mesmo? Colocou a mão na massa e criou um conteúdo exclusivo que oferece renda de R$ 2.500 mensais, horários flexíveis e oportunidades e iniciar o próprio negócio. Clique aqui para conhecer o projeto da Carol.

As Arteiras, empreendedorismo depois dos 50 anos

Tá, você pode estar pensando que até agora só falamos de gente jovem, começando a vida e seus negócios. Mas empreender depois dos 50 anos é algo bem mais comum do que a gente imagina. A rede KFC, McDonald’s e a Rede Globo são três exemplos de empreendedores que começaram seus negócios na meia idade. É o caso de Sandra, Ana, Ana Leticia, Katia e Maria Luzia que fundaram o grupo As Arteiras. Para entender melhor como funciona o projeto, clique aqui.

Você acabou de ver seis exemplos de empreendedorismo em segmentos completamente diferentes que nasceram aqui em nossa região.

No Juicy Santos temos uma editoria dedicada ao assunto com conteúdo sobre iniciativas, eventos, inspirações e oportunidades para quem empreende ou pensa em empreender. Basta acompanhar aqui.

E se você tem ou conhece um caso legal de empreendedorismo, deixa aí nos comentários. Temos orgulho de divulgar histórias inspiradoras aqui no Juicy Santos. <3