Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

Conheça a IMar Jr – empresa júnior da Unifesp Baixada Santista

Juventude e experiência. Esses são os requisitos básicos para a entrada no mercado de trabalho. E isso se revela um paradoxo: se ninguém te dá oportunidade por você não ter experiência, e sem uma primeira chance, você nunca a terá.

Mesmo assim, uma galera que escolheu Santos para viver a vida acadêmica fez desse limão uma limonada. 

Assim nasceu a IMar Jr., empresa júnior fundada por um grupo de alunos do Instituto do Mar Baixada Santista (Unifesp).

“O movimento de empresas júnior existe há muito tempo. Surgiu na década de 60, na França, e em 80 veio para o Brasil. Começou na FGV em SP e logo se expandiu. A decisão de abrir uma aqui foi muito por conta da característica empreendedora do nosso curso”, explica Diego Favaro, diretor presidente.

IMAR JR.

O que é uma empresa júnior

De uma forma bem simplificada, o trabalho deles consiste em abrir uma empresa e cuidar de tudo, desde os setores administrativos até colocar a mão na massa e realizar projetos, ou seja, atender clientes de verdade.

Esse tipo de empresa não tem fins lucrativos. Os alunos ganham experiência e utilizam o dinheiro arrecadado em equipamentos e melhorias necessárias para o instituto. Os objetivos são fomentar o aprendizado prático do universitário, aproximá-lo do mercado de trabalho e trazer desenvolvimento local.

“O público ainda tem uma forte resistência, porque não há uma cultura de empresa júnior por aqui. Então isso é uma história que nós teremos que galgar aos poucos, explicar como funciona e educar as pessoas. Isso foi em todas as esferas, tivemos que explicar para os alunos, professores, reitoria… temos a ideia desde o primeiro ano de curso, só no ano passado começamos a transformar em algo real”, lembra o vice-presidente, Bruno Oliveira.

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Com CNPJ em mãos e processo seletivo para os alunos do campus que se interessarem em fazer parte, a IMar já está pronta para começar os trabalhos na área de meio ambiente.

“Nós contamos com a orientação dos professores, que têm conhecimento de mercado e vão nos ajudar, eles estão apoiando muito”, diz Gabriel Moraes, diretor de projetos.

Dificuldades

“No começo desse ano e durante o ano passado, estruturamos a empresa, a parte interna”, lembra Marília Fernandez, Diretora de Marketing e Eventos. “É um desafio, eu tenho uma função que não faz parte da minha grade curricular, então tenho que correr atrás de entender, ir atrás, pesquisar e dialogar com pessoas que tem mais conhecimento que eu”.

Pouco a pouco, os alunos acabam entendendo os bastidores de uma empresa desde a contratação até a parte de publicidade. Aprenderam até a fazer site (olha só!).

“São muitos desafios. Se tenho que montar uma reunião, preciso saber como falar, calcular o meu tempo. Nós estamos desenvolvendo tudo isso”, lembra Isadora Olivé, diretora de gestão e pessoas.

Essa é uma iniciativa em que todos ganham: os alunos saem com experiência, as empresas têm futuros profissionais mais qualificados e maduros e a instituição se torna mais conhecida. “Quando nós nos formarmos, a empresa continua lá, com uma nova gestão. Não temos a ideia de torna-la uma startup, é um legado que deixaremos”, finalizam.

Outra coisa legal é que a IMar Jr. tem valores bem abaixo do mercado (a empresa não tem fins lucrativos e são alunos no comando), então se você precisa desenvolver um projeto na área de meio ambiente, que tal contrata-los? Para mais informações é só acessar o site.

Esperamos que a Baixada Santista receba bem essa cultura e ganhe outras empresas no mesmo molde 🙂