Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

APAE de Santos promove palestras sobre inclusão social

Entre os dias 21 e 28 de agosto, acontece a Semana Nacional da Pessoal com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Neste período, profissionais da Educação e Saúde de todo o país buscam conscientizar as pessoas sobre a importância do tema por meio de palestras e eventos que abordam diversos assuntos ligados à inclusão.

Aqui em Santos, pelo terceiro ano consecutivo, a APAE participa com um dia repleto de atividades e bate-papos.

Intitulado O futuro se faz com a conscientização das diferenças, o evento deste ano acontece na sexta-feira (19 de agosto).

inclusãoImagem: Adpec

“Esta semana é um momento de reflexão e contribuição para a sociedade, pois é aberta ao público em geral. As últimas edições foram muito relevantes para que hoje as nossas palestras possam fazer parte da Semana da Educação”, comenta a diretora da entidade, Salete Campos.

Novidades

A edição de 2016 contará com a participação das intérpretes de libras Aparecida Abreu S. da Silva, Luciana de Cássia Costa Lopes e Margaret Pereira Valente e autodescrição com Vanessa Paula dos Santos.

Professores e funcionários da rede municipal devem se inscrever lá no site da prefeitura. Os demais interessados podem participar sem a necessidade de cadastro prévio.

O evento acontece das 14 às 18 horas no Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100, Centro).

Para receber o certificado de participação, se faz necessário estar presente no período completo do evento!

Programação

Credenciamento

Abertura – Apresentação Teatro Musical União das Diferenças. (Professores: Edson Braga e Luciana dos Anjos)

Aspectos do desenvolvimento e estimulação essencial. (Terapeuta Ocupacional: Kênnia do Abreu Bernardes. Técnica em Fonoaudiologia: Maria Rita Bruder C. Gouveia. Fisioterapeuta: Vanessa Macedo Miguel Rocha)

Independência e autonomia. (Professoras: Cybele de Paiva e Maria Aparecida Grenho Vasconcellos)

Acessibilidade social – Um caminho para inclusão. (Terapeuta Ocupacional: Roberto Damiani Junior)

A prática pedagógica na escola de educação especial. (Professoras: Danielle Dias Veloso e Stella Ramires José)

Adaptações curriculares – Construindo práticas inclusivas na escola no ensino regular. (Coordenadora Pedagógica: Jéssica de Souza Parente. Professora: Renata Marzoleck Pereira Nascimento)

A importância da educação física na educação inclusiva e a nutrição. (Nutricionista: Valéria Cristina Moreira Francez. Professora de Educação Física: Verônica Maria Gassia Guerra)

A inclusão começa em casa. (Orientadora Educacional: Valdenete Maria Soares)

“Dando asas e limites” – A importância das regras e da intervenção familiar no desenvolvimento da criança com TEA. (Psicóloga: Fabíola Rabêlo)

Inclusão social consciente e em busca de igualdade de oportunidades. (Professoras: Caroline Sheilla Vieira Barbosa e Pérsia Veiga Braz Klomann)

Encerramento – NUREX