Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Rent a Local Friend

Fugir dos pontos turísticos óbvios (e muitas vezes sem graça), conhecer restaurantes bons e baratos, ir às feiras de arte e apreciar a cultural local. Essas são algumas coisas que um turista só consegue fazer se estiver na companhia de um morador da região, mas nem sempre a gente conhece alguém que reside na cidade escolhida, né?

mapaImagem: Visual hunt

Uma startup bem legal pode resolver esse problema. Já ouviu falar do Rent a Local Friend?

Criada pela jornalista brasileira Alice Moura, a ferramenta possibilita o “aluguel” de um guia informal (ou amigo) na cidade em que o usuário vai visitar.

Sugestões para você

“Descobri o serviço através de uma matéria no globo.com, na época da Copa do Mundo, e me cadastrei”, comenta Vinícius Borges, o único santista cadastrado no site.

Como fazer?

Para utilizar, é preciso informar a cidade, data de viagem e os seus interesses naquele destino. Assim, o seu guia vai ter potencial de se tornar um amigo futuramente.

“Só um casal de indianos veio me procurar, não foi um negócio rentável, mas uma experiência incrível”, explica Vinícius.

rentImagem: Acervo Pessoal

A ferramenta foi feita para pessoas que, assim como ele, são apaixonadas por viagem. E não precisa saber a história dos pontos turísticos: normalmente quem contrata quer conhecer a essência das coisas e o dia a dia da cidade.

“Os encontrei no hotel e eles me pediram para conhecer o Museu do Café e o Museu Pelé, o restante ficava por minha conta”.

O roteiro dos indianos teve: feira livre, para experimentar pastel e caldo de cana; os museus, praia da Enseada, no Guarujá, com direito a petiscos de camarão e frango no almoço; pôr-do-sol no Morro da Asa Delta e uma passada pelo Quebra Mar.

Uma tarde bem agradável e provavelmente diferente do que eles teriam feito se estivessem sozinhos.

rentImagem: Acervo Pessoal

“Sou apaixonado por viagens, conheço 14 países, então achei isso incrível. É o tipo de experiência que me encanta. Ainda mantemos contato e, inclusive, eles me disseram que na minha próxima viagem estou convidado para conhecer a Índia, com todo o suporte deles”, finaliza.

Bem maneiro, né? Se você está vindo para a Baixada Santista – ou para outro lugar no mundo, já que são mais de 114 cidades cadastradas – que tal procurar um amigo para te apresentar as atrações mais bacanas e com menos filas?

Não esquece de dar uma olhada nas nossas dicas, assim você já pode falar algumas coisas que tem interesse em fazer. Ah, também segue o Vinícius no instagram, ele está sempre viajando e compartilha todas as emoções por lá 😉

Avatar
Texto por
Jornalista,