Um dia em Ilhabela
O litoral paulista é lindo e nós sabemos bem disso… Amamos pedalar pela nossa orla e visitar as outras cidades da Baixada Santista.
Desta vez embarcamos em um passeio mais longo, com destino ao Litoral Norte: ficamos um dia em Ilhabela.
Pouco mais de 150 km dividem Santos da maior ilha marítima do Brasil. São cerca de 4 horas de carro. Nós paramos por lá com o Chilli Beans Fashion Cruise (essa costuma ser uma das paradas dos navios que saem do Porto de Santos) e curtimos bastante o local.
São mais de 40 praias a disposição dos turistas e centenas de cachoeiras para conhecer (centenas mesmo!).
Visitamos um pedacinho dessa imensidão e, logo de cara, podemos afirmar que a estrutura tem tudo a ver com o que estamos acostumados por aqui: mar, ciclovia, asfalto e lojas.
Mas ficam evidentes algumas diferenças: o mar é bem clarinho, dá até para ver os peixinhos e tirar foto dos pés e o centro tem uma cara de anos 80, apesar das lojas com roupas de grife e da movimentação constante.
O convite para desbravar o lado mais isolado da ilha é constante: você pode fazer isso de van, com pequenos ônibus turísticos ou de jipe. Existe, ainda, a possibilidade de navegar em barcos e táxis marítimos.
Leia também
DPNY em Ilhabela
Dicas de ouro pra escolher o melhor cruzeiro
Aí é só contar com a disposição e o repelente.
Quem escolhe continuar o passeio pela orla tem várias opções de restaurantes com frutos do mar, karaokê e mesinhas bem próximas do frescor das águas transparentes.
Já quem é credenciado para mergulho (com cilindro de ar) pode conhecer de perto os navios que naufragaram por ali, caso do brasileiro Atílio (1905) e do britânico Whator (1909).
Como chegar?
São 170 quilômetros, pela BR 101. Num trajeto que inclui balsa e pedágio.
Onde ficar?
Nós não nos hospedamos, mas o TripAdvisor tem umas boas dicas de hotéis e pousadas em Ilhabela. Vale conferir.