27/11/2014 Por Ludmilla Rossi Cruzeiros marítimos, Turismo e viagens

Dicas de ouro para escolher o melhor cruzeiro

A temporada de cruzeiros acaba de começar e é sempre uma febre em Santos. A cidade recebe muitos navios e mesmo quem não vai embarcar adora ficar nas muretas da praia vendo a chegada e saída das embarcações. Anualmente a partir de novembro é muito comum pegar uma praia e ver os navios saindo. A cena é linda para quem está em terra Mas em alto mar é muito mais animado e divertido.

Em 2007 ganhei de presente uma viagem de navio. Tive a felicidade de ir com a minha avó para Buenos Aires, Punta Del Este e Montevidéo.  Foi uma semana inesquecível onde consegui conhecer  dois países e me divertir com a minha avó. Nós duas éramos marinheiras de primeira viagem, era tudo novidade e festa.

skywonder

Eu confesso que deveria ter me preparado um pouquinho mais para essa viagem. Se você esté se pensando em encarar um transatlântico para dar uma voltinha pelo nosso litoral ou pelos países vizinhos, nós separamos algumas dicas para você aproveitar o fato de morar a uma distância muito curta do terminal de embarque.

Escolhendo o roteiro

  • 3 noites: geralmente passam por Ilhabela e Búzios. São roteiros ideais para curtir um fim de semana ou uma folga. Recomendados para quem vai fazer a primeira viagem.
  • 5 a 7 noites, prolongam a viagem até o Nordeste, com paradas em Salvador (uma cidade linda que AMO). Recomendados para quem tem mais tempo disponível ou já fez cruzeiros antes.
  • 7 noites (América do Sul), viagens internacionais são minha paixão. E foi esse roteiro que fiz: de navio é uma experiência bem única. Os cruzeiros de uma semana passam por Buenos Aires e Punta del Este, duas belas cidades para descer e passear.

As companhias / armadores

As quatro principais participam da temporada de cruzeiros em Santos. Com perfis diferentes elas oferecem muitas vantagens aos clientes.

Pullmantur
Navios: Pullmantur Empress, Pullmantur Sovereign e Pullmantur Zenith
Com destaque para os mini cruzeiros, a pullmantur é voltada ao público jovem, os pacotes de bebida all-inclusive (comprados a parte) tem valores bem legais e podem ser adquiridos para 1 dia ou para toda a viagem. Nas refeições água, suco e chás são grátis. Essa é o tipo de cruzeiro legal para ir curtir com amigos e no clima “the zueira never ends”.

Costa Cruzeiros
Navio: Costa Favolosa
Um navio mais sério para quem prefere relaxar e descansar, também possui os pacotes de bebidas bem variados. Eles possuem cruzeiros temáticos, com temas de bem estar, dançante, fitness, gourmet e sênior.

MSC
Navios: MSC Preziosa, MSC Lirica e MSC Poesia
O grande destaque é o entretenimento a bordo. Com muitas atividades e monitores para todas as idades, a equipe de animação faz os pequenos se divertirem o dia todo até cansar. Para quem viaja com crianças é o cruzeiro ideal, por conta dos descontos para famílias. As atividades também se estendem até as cidades: a MSC tem excursões nos portos de parada que podem ser parceladas com a cabine e são a garantia de retorno ao navio no tempo certo. O Preziosa é a embarcação mais moderna e recente da temporada.

Royal Carribean
Navio: Splendour Of The Seas
O Splendour é marcado pela sofisticação e por isso é ideal para viagens mais românticas. É o navio com mais opções de restaurantes e variedades como o quiosque da Nutella (!!!), além de bebidas (água, suco e chá) serem grátis nas refeições. Os gastos dentro do navio ainda podem ser parcelados, diferente das outras armadoras – ideial para quem ama fazer umas comprinhas.

Dicona de ouro

Para quem curte usufruir do mundo maravilhoso das milhas aéreas, fica a dica: dá para acumular milhagem viajando de cruzeiro também. Dá para fazer isso através da Multiplus (meu programa de milhagem do coração, by the way). Para conseguir o truque é simples, basta comprar o cruzeiro numa loja TAM Viagens (a Multiplus é da TAM, por isso essa mamata). Em Santos tem TAM Viagens no shopping Pátio Iporanga (Gonzaga) e na Av. Afonso Pena 157. O esquema é parecido com o das companhias aéreas: metade do valor investido retorna em milhagem.

Pontualidade, o navio não te espera

Especialmente nos cruzeiros para cidades que você não conhece bem – é importante ter cuidado com os horários. Quando você desce do navio para conhecer uma cidade, é natural que você se encante com tanta novidade. Então fique atento, pois o navio tem hora certa para sair. E se você não voltar a tempo de embarcar saiba que o navio vai sair sem você – eles pagam multas altíssimas se permanecerem no porto mais tempo que o previsto.

Onde estacionar?

Quem não mora em Santos pode contar com a nossa  lista de estacionamentos.

Buenos Aires?

Se você vai fazer um cruzeiro que  passa por Buenos Aires, confira as dicas que organizamos sobre a charmosa cidade do dulche de leche.

Prepare-se para ver um mar de uma cor que não sairá da sua memória. E boa viagem! :)

navio-cor-do-mar