Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Final de semana no Rio de Janeiro

Quantas vezes você já ouviu uma dessas piadinhas infames:

– Santos é o Rio de Janeiro que deu certo!
– Santista é o paulista que quer ser carioca.

MUITAS. Mas o fato é que quem vive em Santos (e toda a Baixada Santista) e arruma as malas para ir à cidade maravilhosa fica tão perdido quanto qualquer morador da capital paulista ou alguma outra cidade sem praia.

São muitas atrações, a geografia da cidade (que é bem diferente da nossa) e a ansiedade que faz parte da vida de qualquer turista, por mais que esteja em uma cidade que teoricamente parece com a sua terra natal.

Sugestões para você

Por isso, o Juicy Santos foi em busca de algumas dicas para quem quiser passar um final de semana no Rio. Falamos com a Marina Maior, uma típica carioca e usamos nossas experiências para que o seu passeio seja incrível. Dá uma olhada e programe-se:

Quiosques da Lagoa

final de semana no RioImagem: Reprodução/Rio em Fotos e Dicas

Uma parada obrigatória nas noites de sexta-feira. Não deixe de passar em um dos quiosques da Lagoa (vale a pena o Palaphita Kitch) ou ainda dar uma passeada na Dias Ferreira, no Leblon – tem tudo por, restaurantes, barzinhos, pizzarias ou apenas um espaço gostoso para passear.

Quem curte tomar um chopp pode ir ao Jobi ou o Veloso (melhor bolinho de picanha da vida), que também são ali por perto.

Praias

final de semana no Rio1Imagem: Divulgação

A praia de Copacabana é linda e você, como bom turista, vai querer passar por lá durante o final de semana. Mas, para se esticar na areia e pegar aquele bronze, a indicação da nossa amiga carioca é ir para Ipanema ou Leblon.

Se você estiver longe, pode pegar uma bicicleta (é tipo o Bike Santos) e ir pedalando pela ciclovia. Assim já conhece outras praias e tira várias fotos 😉

DICA DE OURO DE UMA MORADORA LOCAL: As praias têm territórios meio delimitados, ou seja, em cada lugar você provavelmente vai encontrar um público bem diferente. Segundo a Marina é mais ou menos assim: Arpoador e Posto 8 tem muito morador local; Farme é o ponto de encontro da galera LGBTT; Vinícius (em frente à rua Vinícius de Moraes) fica uma galera mais da área; Posto 9 e proximidades, a galera da marola; Posto 10 e Country (em frente ao clube) ficam as patricinhas e mauricinhos. No Leblon, tem de tudo também.

Então, fique onde se sentir melhor e não esqueça de comprar um biscoito Globo e um mate de galão.

Leia também
Um dia em Ilhabela
Passeio rápido por Búzios
Rio de Janeiro em 10 dicas imperdíveis

O RJ não é só praia

final de semana no Rio2Imagem: Reprodução/Alô Rio de Janeiro

Depois da praia de sábado, o domingo merece ser dedicado aos outros pontos turísticos cariocas que também são incríveis. A lista é enorme e um dia só fica pouco para visitar todos eles, então dê uma passada no Cristo e no Maracanã (para cumprir o papel de turista) e depois pedale, chame um Uber ou dirija para:

Pedra Bonita

A rocha fica entre São Conrado e Tijuca e pode ser vista de longe, você vai precisar de mais ou menos uma hora para chegar ao topo – e um tênis confortável. A trilha é bem sinalizada e requer pouco esforço em praticamente todo o caminho, só os minutos finais são um pouquinho mais difíceis.

Pela vista, vale a pena o sacrifício!

Outras opções de trilha (um pouco mais difíceis são): Pico da Tijuca, Morro Dois Irmãos e Pedra da Gávea.

Pão de Açúcar

O passeio no bondinho que liga os morros da Urca e o Pão de Açúcar é indescritível. A paisagem linda inclui a enseada de Botafogo, a orla de Copacabana e a entrada da Baía de Guanabara. A altitude permite que você veja outros ângulos da cidade, por isso é legal deixar para o último dia, assim você se apaixona de novo por tudo o que já viu.

Você ainda pode aproveitar para visitar os bares, restaurante e lanchonetes que ficam por lá.

Jardim Botânico e Parque Lage

O espaço foi criado em 1808, ordem do então príncipe D. João para aclimatar as especiarias vindas das Índias Orientais. O Botânico do Rio de Janeiro tem cerca de 8200 espécies de plantas, entre elas palmeiras imperiais, um orquidário, plantas medicinais e uma beleza que você precisa conferir com os próprios olhos.

Sem contar a possibilidade de observar os vários pássaros que escolheram esse canto da cidade para viver.

Para um final de semana no Rio de Janeiro, essas são ótimas opções de passeios. É claro que tem muito mais coisas e você precisara pegar a Rio Santos várias vezes se quiser conhecer tudo, esse é só um bom começo para um santista no RJ.

Uma dica final: se você tiver tempo, curta a viagem de carro. A Rio – Santos é linda e o caminho tem paradas em cidades também maravilhosas como Trindade, Paraty, Angra e Ilha Grande.

Avatar
Texto por
Jornalista,