Vaquinha busca ajudar morador da Vila dos Pescadores em Cubatão
A figura de Zezé* faz parte da rotina da Vila dos Pescadores, em Cubatão.
Há décadas no mesmo endereço, sua rotina sempre foi a mesma: de casa para o trabalho e vice-versa. Com breves paradas para cumprimentar os vizinhos e conversar sobre a vida. As coisas só mudaram quando ele perdeu o emprego e não conseguiu se recolocar no mercado de trabalho.
Zezé conheceu a depressão. E, por isso, sua rotina mudou.
Quase uma década depois, ainda desempregado, ele está irreconhecível. E, mais do que isso, vivendo em uma situação sub-humana. Os vizinhos decidiram ajudar.
Está rolando uma vaquinha para o Zezé
Organizada por Maria Renalva Santos, a vaquinha tem o objetivo de arrecadar R$ 9 mil reais. De acordo com ela, o valor será utilizado para reformar a casa onde Zezé vive.
“A gente vive no mesmo bairro, mas não tão próximos. Então, eu encontrava com ele só às vezes e ele sempre dizia que estava bem. Outro dia, minha irmã foi até a casa dele e viu que ele não tinha nem o que comer”, conta.
Além disso, a casa inunda em dias de ressaca da maré e tem partes das paredes deterioradas pelos cupins. Segundo ela, o valor da vaquinha tem o objetivo de aterrar a casa e construir tudo o que for possível.
Além das contribuições, que podem ser feitas clicando aqui, também dá pra ajudar com doações de itens como, por exemplo:
- Eletrodomésticos;
- Alimentos;
- Móveis;
- Materiais de construção.
Quanto à saúde psicológica, Maria Renalva procurou ajuda no postinho do bairro e o atendimento já está sendo feito quinzenalmente. Se acaso você quiser saber mais sobre a situação do Zezé, clique aqui.
* Nome fictício, pois os vizinhos preferiram não expor o amigo
Também tem vaquinha para a Vovó Lizete
Em São Vicente, uma galera também se reuniu para reformar a casa de uma senhora. Neste caso, é a Vó Lizete, como é conhecida na vizinhança, que precisa de ajuda. E entre as missões a serem cumpridas com o valor arrecadado estão:
- Instalar uma porta no banheiro;
- Fechar a caixa de esgoto;
- Trazer água encanada para dentro da casa.