O dia em que peguei um Uber com um campeão de xadrez
Pegar Uber é ouvir histórias incríveis, como a do Edgar Rodrigues.
A parte mais maneira de pegar Uber, na minha opinião, é conversar com quem está atrás do volante.
Dia desses, a caminho de uma entrevista para o site no Centro de Santos, dei a sorte de pegar o Edgar Rodrigues como meu motorista.
Conversa vai, conversa vem e ele me conta que seu job fixo, na verdade, tem mais a ver com peças e estratégia do que com as quatro rodas.
Nascido em Cubatão, Edgar Rodrigues e Silva de Oliveira joga xadrez profissionalmente desde os 16 anos. Hoje, aos 35, além de competir, dá aulas particulares e também para alunos da rede pública e privada de ensino. Também treina equipes para campeonatos, como é o caso do time da faculdade de Medicina do Centro Universitário Lusíada (Unilus).
Na sua cidade natal, por exemplo, ensina mais de 250 crianças e jovens a entender como funciona um dos jogos mais complexos que existem. Lá, é presidente do Clube de Xadrez de Cubatão.
A paixão pelo xadrez começou ainda na infância, quando dois tios o iniciaram no jogo. Depois de muito estudo e treino, passou a encarar a prática com seriedade.
Títulos e conquistas
Dei um Google no Edgar pra saber se a história batia. E não é que ele manda bem mesmo?
Em 2001, aos 19 anos, levou Cubatão a faturar os Jogos Regionais. Já em 2015, ficou em 5º lugar no campeonato brasileiro da modalidade. Em seu currículo, constam, ainda, vários outros títulos regionais e nacionais, além de viagens para o exterior pra levar o nosso xadrez para a gringa.
Foto: Prefeitura de Cubatão
Perguntei sobre as dificuldades em se praticar um esporte tão desconhecido no Brasil. Mas Edgar nem se importa com isso, tamanha a paixão que tem pelo jogo. Seus olhos brilhavam a cada menção das aulas que dá para os futuros enxadristas da Baixada Santista.
Como seus horários são flexíveis, optou por dirigir para a Uber entre um treino e outro com seus alunos.
Se você quer falar com o Edgar sobre aulas de xadrez em Santos e região, dá uma ligada pro cara no (13) 98822-3831.