Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Arquiteta santista, Mariana Crego, é certificada pela AQUA-HQE

Talvez muitos não saibam, ainda, quem é Mariana Crego. A santista, que atualmente vive na capital paulista, é pouco conhecida em sua terra natal.

No entanto, está fazendo o seu nome em meio aos profissionais de arquitetura do país.

Entre os dias 17 de maio e 10 de julho, quem passou pelo Jockey Club de São Paulo, e visitou a exposição Casa Cor, se deparou com um projeto assinado pela arquiteta e urbanista da nossa cidade.

Trata-se do terceiro no mundo – E O PRIMEIRO NO BRASIL – a receber o atestado piloto do processo AQUA-HQE Projetos de Interiores, que promove práticas sustentáveis na construção.

Sugestões para você

Mariana Crego

Esse certificado é emitido pelas fundações Vanzolini, primeira e principal certificadora da construção civil no Brasil, e Cerway, organismo certificador francês.

“Foi uma experiência incrível! Eu vinha estudando para conseguir essa certificação, mas não pensei que viria tão cedo”, relata emocionada.

“Me senti evoluindo como pessoa e como profissional, por conseguir combinar a estética, a função e a preocupação com meio ambiente e bem-estar, que é a combinação que seria ideal em qualquer projeto e ação do ser humano”.

O reconhecimento foi possível por que o espaço da arquiteta atende a 14 aspectos. Entre elas, a gestão de energia e de resíduos de uso e operação; procedência da madeira do mobiliário com selo FSC; e ajuste da temperatura do ar condicionado para economia de energia e garantia do conforto térmico.

Apesar do feito, Mariana acredita que outro projeto seja o mais importante de sua carreira, e ele fica aqui em Santos!

“Para poder entrar na Casa Cor, você precisa ter um portfólio, que prove a sua capacidade de execução. Eu usei o Barceló, que é da minha família. Além de ele ter aberto essa porta na minha carreira, foi um projeto que me deu confiança, pois além da aprovação geral ele foi executado com um prazo apertado, eu vi que sou capaz de entrar em uma loucura de prazos”.

Legal, né? Você pode conhecer o trabalho da Mari no site dela.

Sobre Mariana Crego

Formada pela FAAP em arquitetura e Urbanismo e pós-graduada na Escola da Cidade, Mariana trabalhou nos escritórios Débora Aguiar e Adrian Smith + Gordon Gill em Chicago. Participou do projeto ‘Astana Expo City 2017’ e cursou arte e arquitetura na FUA – Florence University of the Arts, em Florença.

Em seu portfólio, estão trabalhos residenciais, corporativos e predial.

Mariana Crego

Avatar
Texto por
Jornalista,