Chega de procrastinar: dicas práticas pra HOJE!
Você costuma deixar para amanhã o que pode fazer hoje? Sim? O nome disso é procrastinar.
Segundo o dicionário, procrastinar é um verbo transitivo direto e intransitivo. Significa transferir para outro dia ou deixar para depois; adiar, delongar, postergar, protrair.
Conjuga-se assim:
Eu procrastino
Tu procrastinas
Ele procrastina
Nós procrastinamos
Vós procrastinais
Eles procrastinam
O problema em procrastinar
O ato de procrastinar, por si só, não é ruim. Posso, sim, deixar de lado uma tarefa que poderia fazer hoje e decidir que farei amanhã.
O problema é quando isso torna-se um hábito. A pessoa tem 2 semanas para fazer um relatório importante e vai “empurrando com a barriga”, até que chega a véspera. Aí precisa virar a madrugada para conseguir entregar no prazo.
Você faz isso uma vez e dá certo, então acredita que isso se manterá. A velha frase: “no final tudo dá certo”. Mas, acredite em mim, nem sempre dá.
Algumas pessoas fazem isso por escolha, pois gostam de trabalhar sob pressão. E outras o fazem porque não programam suas tarefas e acabam “se enrolando”, não conseguindo fazer nada dentro do prazo que precisam.
Procrastinar faz mal pro corpo e pra mente
No meu trabalho com desenvolvimento de pessoas, já vi muita gente adoecer por conta deste hábito de procrastinar. O estresse de “viver perigosamente” traz consequências graves para a saúde. Alguns especialistas dizem que existe pesquisa neurocientífica que explica este fenômeno.
Segundo eles, há fatores de suma importância que desencadeiam este processo.
Basicamente, o nosso cérebro busca prazeres imediatos que, muitas vezes, tomam conta do nosso cérebro. Então começamos a adiar atividades não prazerosas. Faz sentido. No entanto, as atividades chatas existem e devem ser feitas.
Como enfrentar a procrastinação?
O que fazer?
Você vai precisar de muita força de vontade, pois vai ter que mudar seus hábitos.
Vejo muitas dicas de especialistas que sugerem que você faça logo cedo as atividades mais importantes. Esta dica é bem valiosa. Porém, após trabalhar tantos anos com pessoas, tenho claro para mim que cada um possui um ciclo biológico diferente.
Alguns já acordam a todo vapor, super animados; outros levantam da cama e só acordam mesmo lá pelas 11 horas da manhã ou mais tarde. Portanto, a dica que funciona para um perfil não funciona para outro.
Assim, o primeiro passo é identificar qual o seu ciclo.
Você está mais ativo pela manhã ou tarde?
Isto posto, planeje suas tarefas diárias e coloque aquelas que exigem mais de você para os momentos em que você está com mais energia, pois você tende a render melhor, podendo fazer de forma mais rápida.
Adote uma metodologia como o Pomodoro para organizar suas tarefas, melhorar sua produtividade e gerenciar seu tempo.
Deixe as tarefas rotineiras, que exigem pouco do seu intelecto, para os momentos de baixa energia.
Com um pouco de força de vontade para mudar a rotina habitual e a alocação de tarefas de acordo com a sua energia, você pode conseguir ser mais produtivo, entregar suas tarefas no prazo e ainda ter tempo para curtir os momentos bons da vida sem procrastinação.