5 espécies de plantas para ter dentro de casa
O desejo de trazer a natureza para dentro de casa vem aumentando cada vez mais principalmente para quem vive nos grandes centros urbanos.
A presença de vegetação nos ambientes em que vivemos pode trazer inúmeros benefícios à saúde.
Para quem gosta de verde, mas se preocupa com o cuidado exigido pelas plantas, existem várias espécies que podem ser cultivadas dentro de casa com muito pouco trabalho.
Com a correria, muitas pessoas não têm tempo de regar os vasos diariamente. Existem espécies que podem ser regadas de 15 em 15 dias e algumas que não exigem tanta iluminação natural, para aqueles que têm pouca entrada de luz em casa.
Confira abaixo algumas opções de plantas lindas e super fáceis de cuidar!
Espada-de-São-Jorge
Segundo uma pesquisa científica, a espada-de-são-jorge é uma planta que purifica o ar e produz oxigênio durante a noite. Além desses benefícios, é uma espécie que pode ser cultivada com meia-sombra e até com a luminosidade de lâmpadas, desde que tenha bastante claridade.
Ela também suporta bem o contato direto com a luz solar, caso o vaso fique na área externa ou em uma varanda.
É uma das poucas plantas que suportam o ar condicionado, por isso são perfeitas para ter dentro dos ambientes. A rega só deve ser feita quando a terra estiver seca e isso vai variar de acordo com a época do ano.
Orquídea
A orquídea é uma das plantas mais charmosas para ter dentro de casa.
Além de linda, ela pede poucos cuidados, o que facilita para quem tem pouco tempo para cuidar.
Uma das espécies mais comuns é a Falenópsis. Deve ser cultivada a meia-sombra e regada sempre que a terra estiver seca (a rega varia de 1 a 3 vezes por semana dependendo da época do ano).
Samambaia
Na minha opinião, é uma das plantas mais bonitas para ter dentro de casa! Por ser uma espécie bastante volumosa, o ideal é que ela fique em vasos suspensos ou em locais altos para aproveitar melhor suas belas características. Proteja a samambaia do vento, pois ele pode queimar as folhas.
O correto é que ela fique na meia-sombra e receba uma luz solar indireta. Sua rega deve ser feita, pelo menos, uma vez por semana.
Zamioculca
Outra ótima opção para que tem pouco tempo para cuidar das plantas e também para quem não tem muita luz em casa!
É uma excelente alternativa para locais com baixa luminosidade. Para regá-la, você deve tomar muito cuidado: o excesso de água pode prejudicar muito essa espécie. Regue de uma a duas vezes por semana e em pouca quantidade.
Por ser bastante resistente, ela pode ser cultivada tranquilamente em um ambiente com ar condicionado.
Ciclanto
Por ser uma planta de folhas grandes e largas, é uma linda opção para as varandas, áreas gourmet e espaços amplos.
O vaso não precisa ser muito profundo e ela deve ser cultivada em um espaço à meia-sombra.
Essa espécie já exige uma rega mais frequente, pois a umidade é essencial para o seu crescimento. Uma dica para manter o solo do vaso úmido durante mais tempo é utilizar cascas de pinus, já que elas diminuem a evaporação da água.
Pra deixar a vida mais verde
Aqui tem um guia completo sobre plantas pra você que virou pai ou mãe de planta recentemente!