Madrinhas com a mesma cor de vestido ou liberdade de escolha?
No ano passado, fui madrinha de dois casamentos.
Em um deles, a noiva deixou que cada uma escolhesse a cor de sua preferência para o vestido e no outro, todas deveriam usar azul, podendo variar apenas o tom. Em janeiro, uma amiga maquiadora fez a make de todas as madrinhas – além de estipular a cor dos vestidos, a noiva também estabeleceu um modelo e o estilo de maquiagem.
Conversando com as noivas, descobri que uma dúvida comum (depois da difícil tarefa de escolher os nomes das amigas) é se as madrinhas devem ter a mesma cor de vestido, modelo e outras questões desse gênero.
O Juicy Santos dá a resposta!
Para isso, entramos em contato com a Livia Villaringo, uma das sócias da Conceito Chic e encarregada de ajudar todas as noivas assessoradas pela empresa em questões como essa.
Segundo ela nos explicou, a ideia de madrinhas com a mesma cor de vestido é uma tradição que importamos dos Estados Unidos. Por lá, isso vale como uma regra, mas diferentemente dos casamentos brasileiros, madrinhas e padrinhos não entram na cerimônia como casais.
“Aqui na Conceito Chic, nós trabalhamos das duas maneiras. Eu aconselho as noivas que no caso de os padrinhos entrarem em duplas, a escolha da cor seja individual e que elas estipulem apenas o tom”, explica.
Na terra do Tio Sam, as madrinhas têm o papel de uma espécie de daminha e entram junto com a noiva, por isso a cor do vestido é um padrão nas cerimônias. Muitas vezes, até mesmo o estilo de terno dos padrinhos são iguais.
Resumindo a regra: se madrinhas e padrinhos ficam separados no altar, cor igual; divisão feita por casais, cores livres.
“Nós acreditamos que o casamento é um momento especial, inclusive para madrinhas e padrinhos, por isso é importante que eles estejam confortáveis. Às vezes, a pessoa não gosta da cor escolhida ou o modelo não a agrada. Também pode acontecer da pessoa já ter um vestido de festa e poder evitar a despesa”, completa.
Claro que ninguém é obrigado a seguir essa regra. Mas vale o bom senso.
Como avisar da cor do vestido das madrinhas sem ser indelicada
Essa é uma outra dúvida muito comum, seja em casamentos no estilo americano ou naqueles que só a cor vai ser igual: como avisar a respeito sem ser indelicada?
Leia também
Tendências para casamentos em 2018: onde encontrar em Santos
5 hotéis perto da BS para uma lua de mel inesquecível
Conheça 3 opções para casar no campo a menos de 200 km de Santos
Atualmente, madrinhas e padrinhos costumam receber um convite especial para este cargo. Varia de cada casal, mas tem que dê taças, brigadeiros e outros mimos. Se você vai estipular a cor, esse é o momento ideal para explicar qual será a escolha. Isso pode ser feito com uma cartinha e um pedacinho de tecido da cor, por exemplo.
Se você só escolheu o tom, pode dar uma paleta de cores com a referência – isso vai facilitar na hora da compra ou aluguel do vestido de madrinha.
E os padrinhos?
Sim, aqui o serviço é completo e temos uma dica infalível sobre o que estipular de vestimenta para os homens. Afinal, a ideia de que terno e gravata é tudo igual não procede e você sabe disso, né?
“Quando é casamento acontece durante o dia, deve-se vestir ternos claros ou só blazer. Já quando o casamento é na praia ou em outros ambientes mais descolados, o nosso conselho é que a exigência seja apenas de camisa e calça social”.
Ficou mais fácil de decidir depois dessas dicas?
Que tal contratar o pessoal da Conceito Chic para clarear a sua mente em outros assuntos e garantir que o seu grande dia seja inesquecível?