VLT Santos: as obras já teminaram?
Boa notícia para quem estava se perguntando sobre o VLT Santos se as obras já chegaram ao fim.
Um vídeo recente do canal iTechdrones mostra o avanço significativo nas obras da linha 2 do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A ampliação, muito esperada pela população da Baixada Santista, já estava em fase de testes operacionais desde setembro de 2024.
O novo trecho do VLT de Santos já está funcionando?
Por enquanto, dá para ver as estações, como Poupatempo, Mercado (no Mercado Municipal, que também está sendo reformulado por um processo de retrofit) e Paquetá, e o percurso dos trilhos. Além disso, o entorno do veículo leve sobre trilhos ganhou calçadas padronizadas, paisagismo e uma nova ciclovia.
Os trens do VLT já chegaram ao Centro Histórico e os cabos que alimentam o VLT estão recebendo energia.
Um fator interessante é que a inauguração dessa fase do VLT vai melhorar a mobilidade também de quem faz o trajeto entre Santos e Vicente de Carvalho pelas catraias.
Como o VLT de Santos vai mudar o trânsito?
A nova etapa do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Santos apresenta uma mudança significativa. Motoristas ainda precisam se habituar à presença da linha. Não é raro ver carros estacionados sobre os trilhos da área central, atrapalhando os testes do VLT Santos.
E mais: ao contrário da primeira fase, em que os veículos circulavam em áreas separadas do trânsito de Santos e São Vicente, a Linha 2 irá agora partilhar o espaço das ruas e avenidas com carros, motos, bicicletas, autocarros e caminhões. Outro ponto de atenção fica nos cruzamentos. Então, essa alteração levanta a questão de como a cidade se irá preparar para esta nova dinâmica.
No entanto, vale lembrar que o transporte público limpo é uma solução moderna e eficaz de mobilidade e deve trazer transformações de comportamento para quem mora e trabalha em Santos.
Ei, vem fazer parte do grupo do Juicy Santos no Whatsapp
Linha 2 do VLT da Baixada Santista
A previsão de a segunda fase do VLT de Santos estar plenamente funcional é o primeiro semestre de 2025. Foram 5 anos de obras apenas para esta expansão de 8 quilômetros e 12 estações. A estimativa é que 35 mil passageiros passem por ele diariamente.
O novo percurso vai interligar a linha já existente da Avenida Conselheiro Nébias até ao Valongo. E mais: será possível chegar na Rodoviária de Santos usando o VLT.
A obra é do Governo do Estado, por meio da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), com realização da Alya Construtora.