Clique aqui e confira também nosso tema da semana

VLT de Santos começa teste operacional do trecho da segunda fase

A segunda fase do VLT em Santos está prestes a iniciar uma etapa crucial de testes para validação operacional. A partir da próxima segunda-feira (9 de setembro), a EMTU e a Álya Construtora começarão a preparação e homologação das redes aéreas e da via permanente no trecho de 8 km que conecta a Avenida Conselheiro Nébias ao Valongo. Ou seja, muito em breve, vai ser possível ir e voltar do Centro Histórico de Santos com o VLT.

www.juicysantos.com.br - VLT de Santos começa teste operacional do trecho da segunda fase

Como será o teste operacional do VLT de Santos

Até 15 de setembro, acontece a instalação de sinalizações indicativas do tráfego do VLT nas vias.

No dia seguinte, os trens de superfície do VLT começarão a circular sem passageiros, das 10 às 15 horas, para demonstrações de passagem e circulação. Durante essa fase, será proibido estacionar na via permanente. E mais: o fechamento temporário dos cruzamentos viários ocorre nos momentos em que as composições passarem.

Sugestões para você

Agentes de tráfego, em colaboração com a CET-Santos e a Prefeitura de Santos, estarão presentes em pontos estratégicos para orientar o trânsito.

Esses procedimentos são essenciais para garantir que o VLT em Santos possa operar com a máxima segurança e eficiência.

Pra funcionar legal

Entre as atividades previstas para a validação da rede aérea, destacam-se o lançamento e a regulagem do fio de contato, o teste de geometria e a realização de ajustes e testes de isolamento do sistema, garantindo que ele esteja seguro para a eletrificação.

Já na homologação da via permanente, acontecem procedimentos como a passagem de gabarito dinâmico, simulação das dimensões do VLT, carregamento dos trens com materiais que reproduzem o peso dos passageiros e monitoramento de ruídos e vibrações durante a passagem dos trens.

Esses passos são fundamentais para que o VLT em Santos receba a Licença de Operação provisória pela Cetesb. Isso dará o ok para o início dos testes definitivos ainda neste semestre.

A expectativa é que o VLT comece a operar completamente para o público no primeiro semestre de 2025. Portanto, logo teremos um transporte mais confortável, seguro e sustentável na região.

Vale dizer que tanto a EMTU, quanto a construtora e a CET-Santos, vêm conversando com a comunidade ao longo dos trechos em obras, promovendo encontros com moradores e comerciantes para esclarecer dúvidas e reforçar a importância de respeitar a sinalização durante esta fase de testes.

Como será o novo traçado do VLT da Baixada Santista

O segundo trecho do VLT em Santos, que interligará o ramal Barreiros-Porto ao bairro do Valongo, contará com 12 estações ao longo de 8 km.

Este é um marco importante na mobilidade urbana de Santos. Vai conectar áreas estratégicas da cidade e melhorar significativamente o trânsito no Centro Histórico e nos arredores do Terminal Rodoviário. Quando concluído, o sistema completo de VLT em Santos terá 19,5 km de extensão, oferecendo uma alternativa de transporte eficiente e não poluente para cerca de 35 mil passageiros por dia.

Nossa comunidade no Whatsapp recebe sempre as últimas notícias sobre Santos e região – vem fazer parte!

Avatar
Texto por