Projeto social leva crianças para fazer birdwatching em Cubatão
Você sabe o que é birdwatching? E mais: que dá pra fazer birdwatching em Cubatão? Sim, a prática de observar pássaros é uma atividade educativa, turística e com potencial de gerar renda para várias comunidades. Aqui na Baixada Santista, o Pescadores de Histórias leva crianças locais para praticar nos rios e manguezais de Cubatão.
O Instituto Socioambiental e Cultural da Vila dos Pescadores (ISAC) tem essa iniciativa desde 2022. E já fez 16 expedições com 320 participantes na região.
Nas saídas, os participantes contem com o suporte de biólogos especializados, embarcações confortáveis e até binóculos, além do Guia de Aves Costeiras, fornecido pela Editora Naturalista.
Birdwatching em Cubatão e na Baixada Santista
A avifauna (biodiversidade de aves) do manguezal de Cubatão é única e fascinante. Com diversas cores, formas e vocalizações distintas, as aves proporcionam um espetáculo natural fascinante.
A observação de pássaros se tornou uma atração imperdível em Cubatão, não só pela beleza das aves, mas também por seu papel fundamental na educação ambiental e no turismo sustentável local.
Há, segundo informações de entidades da área, cerca de 50 mil observadores no país. E esse número tende a crescer. Nos EUA, por exemplo, mais de 45 milhões de observadores movimentam um mercado de US$ 40 bilhões por ano, dados divulgados pela agência norte-americana United States Fish and Wildlife Service.
Já que no Brasil a diversidade de pássaros abre caminhos para desenvolver o birdwatching, vale a pena ficar de olho nesse potencial. Existe toda uma cadeia de negócios que inclui aquisição de equipamentos, contratação de guias locais, hospedagem, alimentação, entre outros.
Em Santos, existem sinalizações que indicam os pássaros mais frequentes naquelas áreas.
O projeto Pescadores de Histórias é uma parceria entre o ISAC-VP e a Petrobras. Desde 2022, realiza atividades ligadas às questões ambientais, sociais e culturais para crianças e adolescente e empreendedorismo para adultos na Vila dos Pescadores, em Cubatão.