Audiovisual da Baixada Santista em festa: Mostra MABS faz 15ª edição
A Baixada Santista brilha no cinema – não é pra menos que Santos é uma cidade criativa do audiovisual, segundo a UNESCO. E um dos eventos mais importantes para a cena de audiovisual em Santos é, sem dúvidas, a Mostra do Movimento Audiovisual da Baixada Santista (MABS). No sábado (10 de agosto), a partir das 18 horas, o Teatro Guarany recebe a 15ª edição da Mostra MABS, evento que celebra a criatividade e o talento dos cineastas da região.
Pratas da casa
O público poderá assistir a 13 curtas-metragens selecionados. São produções de alta qualidade e diversidade temática. E a novidade deste ano é a premiação com o Troféu Toninho Dantas, em homenagem ao icônico agitador cultural que tanto contribuiu para o desenvolvimento da cena artística da região.
“Essa é uma noite para celebrar o cinema feito por aqui”, afirma Dino Menezes, um dos fundadores do MABS. “Queremos reconhecer o trabalho de todos os realizadores e incentivar a produção audiovisual na Baixada Santista.”
Plataforma para novos talentos do audiovisual da Baixada Santista
Para participar da Mostra, os filmes precisavam ter até 25 minutos de duração e ser produzidos por equipes exclusivamente da região.
A curadoria, a cargo das cineastas Fabiana Conway e Thays Villar, garantiu uma seleção rica e diversa, com filmes de diversos gêneros e formatos.
Além da exibição no Teatro Guarany, todos os filmes inscritos estarão disponíveis na plataforma CINEMABS, um streaming gratuito dedicado ao cinema da Baixada Santista. É mais uma oportunidade para o público conhecer o trabalho dos cineastas locais e acompanhar o desenvolvimento do audiovisual e da cultura na região.
Homenagem a Toninho Dantas
O Troféu Toninho Dantas, criado pelo artista plástico Alexandre Bar, celebra o agitador cultural que tanto contribuiu para a cena artística da Baixada Santista. Toninho Dantas foi responsável por organizar diversos festivais e eventos culturais, como o Festival de Música Popular Brasileira (Festhamar) e o Festival Santista de Teatro Amador (Festa).
“Toninho foi um grande incentivador do cinema na região”, lembra Dino Menezes. “Ele sempre acreditou no potencial dos cineastas da Baixada Santista e nos motivou a criar o MABS.”
Uma noite de celebração
Após a exibição dos filmes, quem estiver por lá participa de uma festa com música, pipoca e cerveja. A noite será animada pelos DJs Raquel Pelegrini e Ricardo Vasconcellos, e contará com a apresentação da drag queen Ariella.
A 15ª edição da Mostra MABS é um evento gratuito e aberto ao público. O Teatro Guarany fica na Praça dos Andradas, 100, Centro.
A realização conta com o apoio da Prefeitura de Santos, da Secretaria Municipal de Cultura e da Cervejaria Estiva.
Veja a lista de filmes selecionados para a Mostra MABS
- “Se Trans for mar”, de Cibele Appes
- “NALUA”, de Isabelly Cristiny
- “Neurótico & Consciente”, de Luiz Marq’s e Andrey Haag
- “Expresso São Valentim”, de Guilherme Ayres e Luiza Torres
- “Gato Fantasma do Cemitério do Paquetá”, de Dino Menezes
- “Sinto mais raiva que dor”, de Paula D’Alburquerqu
- “Penumbra”, de Jonathan Aguiar
- “Sobre Viver”, de Thayane Alves e VEVVS
- “Amar ao envelhecer”, de Raíssa Cabral e Thalita Baeta
- “Pisa Ligeiro”, de Fernando Garrido
- “Amare Vinyl”, de Luiz Becker
- “Flores Invisíveis”, de Livia Doria e Maria Fernandes
- “Na Flor D’água”, de Erik Morais