Jovens da Baixada Santista podem se inscrever em curso de cinema gratuito do Querô
Nova turma abre 40 vagas para jovens que vão aprender todas as etapas da produção audiovisual
A chance de aprender tudo sobre cinema em um dos projetos mais importantes da região está de volta. O Instituto Querô abriu inscrições para a nova turma das Oficinas Querô. O curso de audiovisual gratuito há 20 anos transforma histórias de jovens das cidades de Santos, São Vicente, Praia Grande e Cubatão.
Se você tem entre 16 e 20 anos, estudou ou ainda estuda em escola pública e sempre quis entender como se faz um filme do começo ao fim, fica de olho.
Fotos: divulgação/Instituto Querô
O curso de cinema do Querô inscreve até dia 9 de março e oferece uma oportunidade que vai além da sala de aula. Tem bolsa-incentivo, passeios culturais, apoio psicológico e ainda a possibilidade de ver o seu curta-metragem sendo exibido em festivais pelo Brasil. E tudo isso, claro, feito sob orientação de quem entende de cinema de verdade.
Cinema na Baixada Santista: uma arte que conecta e transforma
Quem acha que fazer cinema é coisa só de grandes centros, talvez não conheça o movimento audiovisual que existe por aqui. Nos últimos anos, a região se consolidou cada vez mais como um polo de produção e formação em cinema. Além disso, há iniciativas focadas principalmente em dar voz e espaço para pessoas de diferentes origens e vivências. Dados do Observatório de Cinema e Audiovisual mostram que projetos gratuitos de formação impactam diretamente na empregabilidade de jovens e na diversidade das telas nacionais. Isso ocorre principalmente quando partem de regiões fora do eixo Rio-São Paulo-SP.
Essas ações também têm o poder de fortalecer o sentimento de pertencimento dos participantes, tornando a cultura local mais visível não só para quem vive na região, mas para o Brasil inteiro. O próprio Instituto Querô, por exemplo, já levou mais de 500 produções para festivais em todo o país, mostrando histórias do nosso cotidiano sob olhares jovens daqui do nosso território.
Como funciona o curso de cinema gratuito do Querô
Em 2026, 40 jovens vão mergulhar de cabeça no universo audiovisual por 8 meses. As aulas acontecem sempre de segunda a sexta, das 15h às 18h, em formato presencial em Santos.
Durante esse período, os alunos aprendem todas as etapas de uma produção: da roteirização e gravação à edição final. E não pense que fica só na teoria. Ao menos três curtas-metragens são realizados ao longo do curso, todos idealizados, roteirizados, gravados e editados pelos próprios jovens.

Além do aprendizado técnico, o curso oferece bolsa-incentivo, transporte, uniforme (camiseta), acolhimento psicossocial com acompanhamento das famílias e a oportunidade de participar de atividades culturais. Aqueles que se destacam na primeira fase ainda podem ser convidados para um segundo ano de formação, com foco no aperfeiçoamento artístico, técnico e em experiências profissionais iniciais na área audiovisual.
Os trabalhos produzidos, depois de prontos, vão parar na Querô Play, plataforma online aberta ao público, na qual toda a comunidade pode assistir aos filmes e conhecer talentos da Baixada Santista.
Faça sua inscrição aqui
O Querô não só ensina a realizar obras audiovisuais. É uma ponte para oportunidades que abre portas para novas redes, movimenta sonhos e faz com que as vozes da região ganhem o mundo.