Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Querô conquista Prêmio Governador para as Artes 2025

Tempo de leitura: 3 minutos

O audiovisual da Baixada Santista mais uma vez brilha nacionalmente. O Instituto Querô, projeto social com quase duas décadas de atuação em Santos, levou o Prêmio Governador para as Artes 2025 na categoria Iniciativas Culturais – Terceiro Setor.

www.juicysantos.com.br - Intituto Querô conquista Prêmio Governador para as Artes 2025

O reconhecimento veio graças ao programa Conexões Querô, braço da instituição que conecta jovens formados nas Oficinas Querô ao mercado de trabalho da economia criativa.

A cerimônia da premiação reuniu representantes de vários setores artísticos no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, e celebrou o trabalho do Instituto Querô lado a lado com vencedores das categorias de dança, teatro, literatura e circo.

Com quase 20 anos de atividades, o Querô já realizou mais de 400 obras audiovisuais e se propõe a democratizar o acesso ao cinema para jovens de baixa renda da região.

www.juicysantos.com.br - Intituto Querô conquista Prêmio Governador para as Artes 2025

Um futuro no audiovisual

Quando olhamos para o mercado audiovisual brasileiro, segundo pesquisa do Observatório Itaú Cultural, só em 2023, o setor movimentou mais de R$ 24 bilhões e gerou cerca de 200 mil empregos diretos e indiretos no Brasil. Apesar do crescimento, a inserção de jovens de comunidades no mercado audiovisual ainda enfrenta diversos desafios, que vão desde a formação técnica adequada até a barreira do acesso a grandes produções.

No caso da Baixada Santista, iniciativas como o Instituto Querô ocupam um papel importante na diminuição dessas distâncias. O próprio Conexões Querô revela o quanto a experiência de formação, unida ao encaminhamento profissional, pode oferecer um futuro mais próspero.

Portanto, é pra ter mais orgulho ainda do trabalho do Querô para melhorar justamente essa estatística.

www.juicysantos.com.br - Intituto Querô conquista Prêmio Governador para as Artes 2025

Juventudes e o cinema

O Conexões Querô nasceu há cerca de quatro anos. A ideia é fazer uma ponte real entre jovens formados nas Oficinas Querô e as oportunidades no mercado de trabalho. O programa já cadastrou 162 jovens, indicou mais de 1.300 vezes profissionais para vagas de trabalho e viabilizou cerca de 15 mil bolsas, em parceria com instituições ligadas ao setor.

Para além dos números, jovens que passaram pelas Oficinas Querô e seguiram pelo Conexões têm histórias ligadas à ocupação de cargos técnicos em produções, participação em filmes exibidos em festivais de cinema nacionais e exposição de projetos em plataformas abertas ao público.

E você pode prestigiar as criações dessa galera de graça na plataforma Querô Play.