Bonde de Santos prolonga passeio e está com 2 paradas novas
Expansão da lniha turística do bonde vai dar mais liberdade para quem faz o passeio.
O caminho do Bonde de Santos agora tem duas novas paradas para você explorar e conhecer. Os destinos são Praça Mauá e Outeiro de Santa Catarina.
Ou seja, locais bem importantes e cheios de história no Centro de Santos.
Com a mudança, o percurso dobra de extensão e o tempo de viagem passa de 15 para 30 minutos. Essa é uma novidade para moradores e turistas que querem conhecer de perto ainda mais pontos históricos da região. E tudo isso a bordo dos clássicos bondinhos que já fazem parte da paisagem santista.
Com a reabertura do trecho de 1,5 km compreendido entre a Praça Barão do Rio Branco, Rua Constituição, Rua General Câmara e Praça Mauá, o bonde ganha mobilidade e flexibilidade. Portanto, possível desembarcar e embarcar em diferentes vagões desde que haja assentos disponíveis. O destaque também vai para o sistema de bilhete único. Então, dá pra ver tudo com mais calma e no seu tempo.
Elo com a história local
A ampliação do trajeto do Bonde de Santos dialoga com iniciativas recentes para valorizar o centro da cidade e incentivar o turismo de experiência e aumentar a circulação de moradores e visitantes por áreas emblemáticas, muitas vezes pouco exploradas a pé. Além de ser uma alternativa para explorar o território central, o bondinho segue como ferramenta de educação patrimonial e paisagem afetiva, em sintonia com tendências de turismo sustentável e inclusivo.
Entre janeiro e junho de 2025, mais de 60 mil pessoas embarcaram nesse rolê. Isso significa um crescimento de 35% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Santos como uma potência do patrimônio ferroviário está ganhando cada vez mais força. Em breve, a cidade ganha um museu dedicado ao transporte de trens e suas ferrovias.
O que muda com o novo trajeto do Bonde de Santos
Agora com um roteiro totalizando 30 minutos, o bondinho consegue mostrar ainda mais surpresas guardadas no Centro, incluindo casarões históricos e detalhes arquitetônicos que fazem parte da identidade da cidade.
O embarque continua na Estação do Valongo. E, na extensão, permite que o passageiro conheça de perto o entorno da Praça Mauá e o Outeiro de Santa Catarina, pontos importantes na história da Baixada Santista.
Um diferencial interessante é o esquema de paradas, já que após o desembarque o visitante pode, com o mesmo ticket, retornar ao bonde em outro ponto e continuar a viagem.
Todos os elétricos da linha são originais, oriundos de países como Escócia, Portugal, Itália e Japão. Eles transitam com motorneiros e condutores usando uniformes de época. Legal, né?
O passeio conta com audioguia em português e Libras, tornando-se um programa tanto para quem quer revisitar memórias quanto para quem está conhecendo a região pela primeira vez.
Funciona de terça-feira a domingo, das 10h30 às 17 horas, com saídas a cada vinte minutos.
Os ingressos custam R$ 7 e podem ser adquiridos na bilheteria do Museu Pelé, com políticas de meia-entrada para estudantes, professores e maiores de 60 anos.