Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Museu Ferroviário de Santos e novos bondes: passado vira presente no Centro

Quem disse que o passado não volta? Em Santos, ele não só volta como ganha cada vez mais espaço nas ruas do Centro Histórico. A cidade recebe 8 novos bondes para a linha turística – seis alemães e dois japoneses. Além disso, está cada vez mais próxima a abertura do Museu Ferroviário de Santos.

Essas novidades serviram para abrir as comemorações dos 25 anos de atividades da Linha Turística do Bonde.

Pois é, a cidade investiu na ampliação do seu acervo de bondes antigos, que já é o maior da América Latina.

Os novos bondes devem chegar até o final do ano, através de doações dos municípios onde estão e aquisições via empresas parceiras da cidade.

www.juicysantos.com.br - Museu Ferroviário de Santos e 8 novos bondes: o passado vira presente no Centro Histórico

E tem mais novidade: a visitação dos modelos atuais, na garagem que fica ao lado da Estação do Valongo, agora acontece todo final de semana, das 11 às 16 horas. Uma oportunidade imperdível para os fãs de história e transporte.

Como será o futuro Museu Ferroviário de Santos?

Durante apresentação do projeto do Museu Ferroviário, o prefeito fez questão de destacar como esses veículos se integrarão ao futuro complexo turístico no Centro. Essa obra já conta com R$ 9 milhões em recursos garantidos pelo Governo do Estado. A nova instalação ocupará áreas próximas à Estação do Valongo, como o pátio que fica atrás do local e o antigo armazém de bagagem, ao lado.

O novo Museu Ferroviário de Santos será o primeiro museu ferroviário do Brasil de grande porte. A ideia é resgatar a memória das ferrovias, trens e estações paulistas. E nada mais justo ser em Santos. Foi aqui que se ouviu o primeiro apito de trem do país, em 1867.

Vale dizer que o museu vai ficar bem perto de uma outra área passando por uma revitalização intensa: o Parque Valongo. Sua primeira etapa já está funcionando e, agora, novas fases devem iniciar para a completude do projeto.

www.juicysantos.com.br - Museu Ferroviário de Santos e 8 novos bondes: o passado vira presente no Centro Histórico

Santos, uma história sobre trilhos

O que poucos sabem é que Santos já abriga um tesouro sobre trilhos. Temos 13 bondes e três carros ferroviários vindos dos Estados Unidos, Portugal, Itália, Japão e Escócia, além de exemplares fabricados na própria cidade. Verdadeiras relíquias que contam a história do transporte e da própria cidade.

“Já temos a garantia de recursos para o Museu Ferroviário, um atrativo que se integrará à área turística do Valongo, especialmente com o futuro terminal de passageiros“, ressaltou o prefeito Rogério Santos, que vê nessa iniciativa um impulso significativo para a renovação de toda a área central.

Visite e ande nos bondes turísticos de Santos

O encanto dos bondes atravessa gerações. É mágico olhar para os carros ferroviários luxuosos e imaginar que transportaram presidentes como Getúlio Vargas.

Para quem quer conhecer esse tesouro santista, a dica é retirar senha no balcão do Museu Pelé para visitar a garagem.

Já os passeios de bonde pela Linha Turística acontecem de terça a sexta-feira, das 11h às 17h, com saídas a cada uma hora. Sábados, das 10h30 até às 17h, com intervalo de 40 minutos. Já aos domingos, opera das 10h30 às 13h, com partidas a cada 40 minutos e depois, até as 17h, sai de hora em hora. Ingressos à venda na bilheteria instalada no Museu Pelé, no Valongo, a R$ 7.

Aceita pagamentos em dinheiro ou Pix. Maiores de 60 anos, estudantes e professores pagam meia-tarifa. Crianças até cinco anos, no colo, não pagam.

Avatar
Texto por