12 lugares para comemorar um GRANDE DIA em Santos
O destino quis que esta sexta-feira fosse um grande dia. Confira aqui dicas de lugares para essas ocasiões especiais.
Um grande dia em plena sexta-feira merece ser celebrado com tudo que se tem direito, abusando da nossa liberdade de ir e vir sem hora para voltar para casa. Para muitos santistas, será um final de semana especial que estava reservado há algum tempo. Uma ocasião perfeita para abrir aquele vinho guardado ou marcar um rolê pela cidade.
Como a gente adora uma comemoração bem localizada, reunimos uma lista com 12 lugares em Santos para você celebrar esse momento com alegria e bom humor. Vale tudo, menos ir para a frente do quartel. Prepare sua melhor roupa, não esqueça da tornozeleira e venha com a gente circular livremente para um brinde democrático: com caipirinha, cerveja, feijoada e, quem sabe, um churrasco!

12 lugares para curtir o fim de semana em Santos
1. Bar do Tonhão
Nada como uma cerveja gelada e um espetinho para hoje. No Bar do Tonhão tem isso e muito mais: clima leve, gente boa, música rolando e até pista de skate pra quem quiser arriscar a manobra perfeita. É o tipo de rolê que tem a cara de Santos e, claro, do Chorão, nosso skatista mais icônico, que já dizia: “acordei para sorrir e mostrar os dentes…”. O bar fica aberto todas as sextas-feiras e sábados, das 20h até 4h.
Fica na Rua Quinze de Novembro, 32 – Centro
Para mais informações, acesse o Instagram @obardotonhao
2. Café Carioca
Esse clássico de Santos, que em seus 85 anos de história, recebeu nomes da política brasileira como Getúlio Vargas, Mário Covas e Dilma Rousseff. Portanto, é naturalmente o lugar ideal para celebrar um dia histórico para o Brasil. A programação especial do fim de semana começa na sexta-feira, com um happy hour a partir das 18h, ao som de Gibi e Junior Vieira trazendo grandes sucessos do pop rock.
No sábado, a animação continua com uma roda de samba cheia de energia, também a partir das 18h, perfeita para quem quer dançar e se divertir. Já no domingo, a famosa feijoada da casa começa a ser servida às 11h30. A partir das 14h30, a tarde segue embalada pela Velha Guarda da Vahia e por Fernando Negrão, garantindo música e clima de celebração no coração do Centro Histórico.
Onde fica: Praça Mauá, 1, Centro
Para mais informações, acesse o Instagram @cafecarioca
3. Quintal da Veia
O Quintal da Veia é o destino certo pra quem prefere natureza ao invés de ficar “preso” em casa. Com música ao vivo e feijoada caprichada aos domingos, o espaço é um refúgio arborizado perfeito pra celebrar a liberdade. Nesta sexta-feira, a partir das 20h30, a banda Skasu embala o Quintal com muito pop, rock, reggae e sons autorais.
O local abre de quarta a sábado, das 18h às 2h, e aos domingos a partir do meio-dia, com a tradicional feijoada.
Onde fica: Rua Julio Conceição, 263, Vila Mathias
Para mais informações, acesse o Instagram @quintaldaveia
4. Merlô Vinho e Bossa
Para quem quiser comemorar com muita música, um bom vinho e uma vibe única, o Merlô é a melhor pedida. A casa já foi eleita com a melhor carta de vinhos orgânicos do Brasil pela revista Prazeres da Mesa, tem enfoque em rótulos naturais, nacionais e artesanais, e serve combinações criativas, como a pizza de lombo com queijo canastra e figo, empanadas argentinas e tábuas frias com queijos brasileiros. O local funciona a partir das 18h e vai até 0h.
Onde Fica: Rua Othon Feliciano, 10 – Fundos da Galeria Casa Velha, Gonzaga.
Para mais informações, acesse o Instagram @merlo.vinhoebossa
5. Esquerdantina
Ainda que não haja nenhuma edição marcada, motivo para comemorar não falta. A Esquerdantina é mais do que um evento: é um coletivo que une samba e militância, ocupando a Rua XV de Novembro com música, alegria e posicionamento político. E, se o último encontro foi embalado pelo coro de “Sem Anistia”…, bom, parece que funcionou, né? Não seria surpresa se uma nova roda surgisse a qualquer momento, com tamborim na mão e consciência no compasso.
Se você curte boa música, encontros marcantes e aquele clima de festa com propósito, já sabe, cola na próxima Esquerdantina.
Onde acontece: Rua XV de Novembro – Centro
Para mais informações sobre as próximas datas, acesse o Instaram @_esquerdantina
6. Sala Especial Discos
Se você quiser comemorar com música que prega a liberdade de ser e existir, o seu lugar é a Sala Especial Discos. Nesta sexta-feira, 18 de julho, a cantora cearense Soledad volta com o show Baby Gal, uma homenagem a Gal Costa.
O espaço criativo e intimista, localizado no Centro Histórico de Santos, atua como núcleo de música autoral, encontros artísticos e eventos independentes, com forte identidade urbana e cultural.
Onde fica: Rua Frei Gaspar, 56 – Centro
Para mais informações, acesse o Instagram @salaespecialdiscos
7. Samba da Tenda
A maioria de nós tem o pé leve, sem carregar o peso de uma tornozeleira eletrônica. Então, que tal comemorar este grande dia com um sambinha? A próxima edição do Samba da Tenda ocorre neste sábado, 19 de julho, a partir das 21h. Esse é o rolê para gritar com vontade “chora, não vou ligar, chegou a hora, vais me pagar”.
O evento, que é gratuito, também terá arrecadação de roupas de frio e cobertores para doar para pessoas em situação de rua na nossa cidade.
Onde fica: Largo Marquês de Monte Alegre (em frente ao museu Pelé)
Para mais informações, acesse o Instagram @sambadatenda013
8. Realejo Livros
E que tal um rolê mais cultural? Todo mundo sabe que quem lê não muge, então sua comemoração pode ser escolhendo um bom livro. Na Realejo, o final da tarde ainda conta com uma apresentação de chorinho do grupo Choro de Bolso e um cafezinho para acompanhar.
Onde fica: Avenida Marechal Deodoro, 2 – Gonzaga
Para mais informações, acesse o Instagram @realejolivros
9. Armazém 22
Com mesas na calçada e móveis antigos que parecem ter saído de um filme cult, o Armazém 22 é um daqueles achados especiais no Valongo. Neste sábado, a partir das 22h30, a casa recebe mais uma noite de karaokê. O ambiente acolhedor e descontraído é o cenário ideal para soltar a voz, dar boas risadas e, quem sabe, fazer uma amizade linda como a de uma bananinha e um laranjão por aí.
Onde fica: Rua São Bento, 22 – Valongo
Para mais informações, acesse o Instagram @armazem22valongo
10. Livres
Se a comemoração for em casa (por vontade própria e não por determinação da justiça), que seja com charme e consciência. Neste projeto que conecta diretamente consumidores e produtores independentes, você encontra vinhos, queijos e outros produtos orgânicos de qualidade, tudo feito com cuidado e sabor de verdade. Os pedidos podem ser feitos de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 14h.
Onde fica: Rua Prudente de Moraes, 92 – Vila Mathias
Para mais informações, acesse o Instagram @livrescoopbs
11. Barbosinha
O bar fica à frente da Praça Rui Barbosa, uma homenagem ao homem que foi um importante jurista, político e diplomata brasileiro, conhecido por defender a República, os direitos civis e a educação (diferente de alguns). O local é perfeito para quem busca um sambinha, que rola nas sextas neste mês de julho, a partir das 19h.
Onde fica: Praça Rui Barbosa, 13 – Centro
Para mais informações, acesse o Instagram @barbosinhashow
12. Ativa House
O local que não é bar, nem balada, é ideal para aqueles que quiserem comemorar um grande dia dançando e se divertindo com um set de músicas animado. A festa começa a partir das 19h, quando somente pessoas decentes ainda podem estar na rua. Nesta sexta-feira, 18 de julho, o DJ Cia agita o lugar com a Doce Veneno.
Onde fica: Rua Almeida de Moraes, 41 – Vila Matias
Para mais informações, acesse o Instagram @ativahouse
Se você achou que nossa lista deveria ter 13 itens, então aqui vai mais um!
Praça da independência
O principal palco das comemorações não poderia ficar de fora. É o lugar em que os santistas celebram títulos esportivos e realizam manifestações públicas. Nada mais simbólico em um grande dia do que abrir uma latinha de cerveja comemorando a independência do Brasil de figuras que traíram a própria pátria.
Onde fica: Praça da Independência – Gonzaga