Café Carioca faz 85 anos de resistência no Centro Histórico
Mais do que mesas, cadeiras, balcões e portas, o Café Carioca não é só mais um estabelecimento comercial. Debates, planos, decisões, sonhos, brigas, reconciliações, risadas e lágrimas se entremeiam com o pastel que virou marca, a cerveja gelada e o mate clássico de tantos anos. E é por isso que a casa, aberta em 1939, está em festa para celebrar mais um aniversário.
Um bar que conta histórias
Esse patrimônio vivo santista, localizado na mais emblemática esquina da Praça Mauá, transcende a condição de simples café, configurando-se como um verdadeiro capítulo da memória da cidade.
Ao longo de mais de oito décadas, o local testemunhou transformações políticas, sociais e culturais. Por ali, passaram personalidades como Getúlio Vargas, Mário Covas, Dilma Rousseff, Pelé e Hortência, consolidando-se como ponto de encontro de intelectuais, políticos e artistas.
A família Rodriguez Fernandez, responsável pelo local, mantém viva a tradição com inovação constante. Os pastéis – carro-chefe da casa – representam muito mais que um item de cardápio: são símbolo de resistência gastronômica. Com opções clássicas como carne e queijo, e diferenciais como salmão e camarão, o estabelecimento dialoga com diferentes gerações.
A gestão atual, representada por Luzia Aparecida Rodriguez Zimbres de Carvalho, filha do fundador Pepe Rodriguez, mantém o compromisso de preservar a essência familiar. São 30 empregos gerados diretamente e uma aposta insistente no sucesso da revitalização do Centro Histórico.
“Temos trabalhado incessantemente num Café Carioca que honra sua tradição, ao mesmo tempo em que inova. Os anos pós pandemia ainda seguem sendo um desafio pro comércio”, afirma.
“Aquele” pastel do Café Carioca
Os pastéis, sempre prestigiados, ganham novos sabores periodicamente. O Carioca aposta em experiências culinárias que dialogam com o público contemporâneo, sem abandonar suas raízes históricas.
Mas não é só isso que tem no cardápio. Os sandubas, como o de pernil, também fazem sucesso. E, claro, o almoço com porções generosas atrai locais e visitantes diariamente.
As melhores dicas de Santos e região estão no nosso grupo de Whatsapp
A música ao vivo, com destaque para rodas de samba às segundas-feiras no projeto Segunda Deu Samba, e nos finais de semana, são mais motivos para que esse ponto de encontro permaneça vivo nos corações dos santistas.
Para esta comemoração especial, vai rolar no dia 24 de novembro (domingo) uma grande festa com 9 horas de duração na rua com vários convidados, como Monna, DJ Dani Castor, Fernando Negrão e outros. Nesse dia, o Carioca vai revelar o novo sabor de pastel do menu, escolhido em votação pelos clientes nas redes sociais.
Se você nunca foi ao Café Carioca, tá aí uma nova chance para conhecer esse verdadeiro bastião da gastronomia de Santos. Fica na Praça Mauá, 1, Centro.