Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Tem piquenique inclusivo para autistas em Santos

Abril é tradicionalmente o mês em que se fala sobre autismo.

No entanto, infelizmente, preconceito e falta de informação são constantes. Dessa forma, a pauta não deve ser esquecida no restante do ano. Neste sentido, domingo (2 de setembro) será um dia mais do que especial por aqui. Afinal, na data acontece um piquenique inclusivo para autistas em Santos.

Então, já anota na sua agenda e convide os amigos: o evento será no Jardim Botânico, a partir das 10 horas.

Pupanique: piquenique inclusivo para autistas em Santos

www.juicysantos.com.br - piquenique inclusivo para autistas em SantosImagem: Divulgação

Para quem não conhece a Síndrome do Espectro Autista, talvez, o evento não faça muito sentido. Porém, famílias que contam com pessoas diagnosticadas com ela sabem da importância de encontros como esse – e com frequência. Não é à toa que as sessões de cinema azul, por exemplo, costumam ficar lotadas.

Isso acontece pois, em muitos casos, pessoas autistas tendem a ter comportamentos tidos como diferentes por quem não conhece a síndrome e prefere julgar a entender. Só para exemplificar, algumas crianças (e adultos também) rodopiam de um lado para o outro de repente, buscam tocar em diferentes texturas ou têm atitudes similares. O que pode afastá-los dos espaços públicos.

O Pupanique busca exatamente o contrário. O lema do evento é Lugar de autista é em todo lugar e a ideia central está em criar um ambiente acolhedor para todos. De acordo com os organizadores, o Grupo de Apoio a Mães de Autistas (GAMA) e o blog Lagarta Vira Pupa, vão acontecer várias atividades para crianças com e sem deficiência.

A programação ainda não foi divulgada 🙁

De todo modo, essa é uma oportunidade de fazer valer o direito da criança especial de ocupar a cidade. Além de também ser um momento perfeito para mostrar para crianças sem qualquer deficiência que há muitas pessoas e comportamentos bem diferentes no mundo.

Vai lá

Gostou da ideia? Então participe e avise pais e mães de crianças com ou sem autismo! Para participar do Pupanique, basta levar o lanche preferido da sua família. Indicamos, ainda, providenciar toalha ou canga, caso o seu filho não goste do contato direto com a grama. Lembre-se de passar repelente e protetor solar. Afinal, o evento acontece no Jardim Botânico.

Só para refrescar a memória: é neste domingo, 2 de setembro, às 10 horas.

O Jardim Botânico de Santos fica na Rua João Fracarolli, s/n, Bom Retiro.