Stephen Hawking: o sucesso do improvável

  • 1
    Share

Neste mês de março, no dia 14, morreu o renomado cientista Stephen Hawking.

Físico e Doutor em Cosmologia, deixou um gigantesco legado para a humanidade com diversos livros, prêmios e teorias que nos ajudaram a entender conceitos como espaço-tempo e buraco negro.

Sua vida, por si só, pode ser considerada um milagre. Com 21 anos, foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, doença degenerativa extremamente agressiva que compromete todo o corpo do portador.

www.juicysantos.com.br - stephen hawking 2018

Uma pessoa nessas condições, desiludida pela medicina, com previsão de viver não mais do que 3 anos, sobreviveu para ter uma incrível vida que durou até seus 76 anos. Produzindo grandes materiais científicos e constituindo família, com três filhos e tendo casado por duas vezes, Stephen Hawking é alguém que ficará marcado em nossa história.

O filme A Teoria de Tudo mostra um pouco da vida dele, de forma romantizada, mas baseada em fatos reais.

Em um mundo onde pessoas com necessidades especiais ainda são vistas como coitadas que não podem produzir para a sociedade, este homem, com a maior das limitações físicas, provou o contrário, conquistando o respeito e admiração do mundo inteiro, com sua genialidade e contribuição no campo da ciência.

Enquanto isso, milhares de outros que poderiam ter um futuro brilhante, contribuindo para a sociedade, não o fazem por diversos motivos, como falta de instrução, dificuldade de locomoção, pouco incentivo dos familiares e pessoas próximas. Mais do que tudo: há a falta de apoio do governo em investimento em acessibilidade e leis rígidas contra o descumprimento do direito de ir e vir de qualquer pessoa.

www.juicysantos.com.br - stephen hawking no espaço

Muitas empresas, por exemplo, enxergam aquele indivíduo pertencente a uma minoria como alguém que não pode proporcionar um progresso para a companhia, sendo que muitas dessas pessoas só precisam de uma oportunidade para mostrar seu valor.

Seja de que minoria for, não deixe ninguém falar que você não conseguirá fazer algo. Pode não ser hoje ou amanhã, mas enquanto você lidar com isso como uma META e não um SONHO, poderá ser realizado!
Por esta razão, invista em você, em sua educação. Do jeito que puder, seja fazendo uma faculdade presencial ou a distância, um curso técnico.

Capacite- se para o mercado de trabalho. Mesmo que no geral, muitas empresas e instituições não estejam preparadas para receber um portador de necessidades especiais ou descriminem pessoas de tantas outras minorias que sofrem sem uma oportunidade. Apenas pense que a iniciativa precisa vir de você.

Leia também
Acessibilidade em Santos: lugares para ir

Esteja aberto para novas oportunidades, não se contente com menos do que você merece. Todos podemos chegar a algum lugar.

Mesmo que este texto pareça uma desculpa para te apresentar algum curso revolucionário que irá mudar a sua vida. Eu apenas quero que você caro leitor, não se entregue ao que as pessoas incutem em sua cabeça.

“Isso não é para você”
“Você não vai conseguir”
“É muito difícil para você”

Quantas vezes já nos entregamos a essas palavras? Pois em homenagem àquele senhor que revolucionou a ciência apenas mexendo um dedo e os olhos. NÃO DESISTA!

Mas, no final, a vida é sua. E como diria Belchior, “eu sou apenas um rapaz, latino americano, sem dinheiro no banco, sem parentes importantes…”

Por isso, faça o que achar melhor, caro leitor. Estarei te observando!

Por Daniel Cid, publicitário por opção, nerd por natureza. Sou um cadeirante, amante de heavy metal e jogador de intermináveis sessões de role-playing Game. Posso dizer que pertenço ao nicho do nicho na estrutura social.