Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Comemoração do Dia da Consciência Negra em Santos

Amanhã, 20 de novembro, é Dia da Consciência Negra e Santos terá uma agenda bacana e bem recheada para marcar a data no Sesc Santos, com oficina de dança afro, bate-papo com pesquisadores e artistas ligados à cultura popular e a festa Afrobeat.

A organização é do Sesc e do Sistema Kalakuta, de Salvador (BA).

Comemoração do Dia da Consciência Negra em Santos

A programação começa às 15 horas com o bate-papo sobre a música africana e suas diásporas, utilizando Salvador e Santos como pontos de chegada e partida. O som fica por conta dos DJs do Sistema Kalakuta (BA) e mais dois pesquisadores santistas: Dubkilla Dubilla (DJ do Coletivo Futuráfrica) e J. R. Muniz (estudioso do samba santista).

Logo depois, às 16h30, é a vez da oficina de dança, coordenada pela santista Maria Dias, formanda da Universidade Federal da Bahia, que estuda danças brasileiras de matizes africanas.

Kalakuta no Dia da Consciência Negra em Santos

Para encerrar o dia, a partir das 21 horas, o Sistema Kalakuta (foto) apresenta a festa Afrobeat, que terá participação, mais uma vez, do DJ Dubkilla Dubilla. Em Salvador, o evento ganhou destaque por abrir espaço para instrumentistas, cantores, MC’s e DJ’s dialogarem com os ritmos genuinamente africanos como Juju, Highlife, Afrobeats, Música Yorubá, Jazz, Funk, Soul, Soukous, Afrorock, Afrofunk, Voodoo Funk, Räi.

Este evento do Dia da Consciência Negra em Santos tem como meta contribuir para repensar a herança dos povos africanos no Brasil e mostrar suas imensas influências (língua, danças, culinária, música e religião) até hoje no Brasil. Outro aspecto importante em discussão é como os povos africanos resistiram ao sistema colonial e escravista a que se viram expostos em terras brasileiras. Uma das estratégias de negociação foi a hibridização ao lado da manutenção da sua cultura, considerada uma atitude de resistência diante do contexto opressor em que estavam inseridos.

O Sesc Santos fica na Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida.